Elza Soares, Rincon Sapiência e Diogo Nogueira na Fundição

Segunda edição do evento acontece no dia 19 de janeiro, sábado, na Fundição Progresso  Samba…

Segunda edição do evento acontece no dia 19 de janeiro, sábado, na Fundição Progresso

 Samba e Rap, dois gêneros que dividem as mesmas raízes africanas e periféricas. Ambos retratam o cotidiano dos que vivem à margem da sociedade: o samba, com seu estilo brando e cadenciado; e o rap, com sua linguagem direta e contundente. Características singulares de cada estilo, que encontram na música uma forma de expressão e de resistência.

Em sua segunda edição, o SambaRap Festival reúne, na Fundição Progresso, no dia 19 de janeiro, sábado, grandes nomes dos dois gêneros musicais: Elza Soares, Rincon Sapiência e Diogo Nogueira, além de DJ Tamyris Reis nos intervalos.

O evento vai ter, também, uma programação gratuita de oficinas ao longo do dia, como a de dança, com o AfroFunk, e a de DJ para mulheres, com Tamyris Reis, entre outras.

Em “Deus é Mulher”, Elza Soares exalta a energia feminina como a provedora do atual cenário sociocultural mundial e, já no título, costura a história contada pelas canções do álbum recém-lançado, que discute amplamente em suas letras uma mensagem sócio-política ainda mais explícita que no trabalho anterior da artista.

O novo show traz de volta o samba punk paulistano, a malemolência do samba carioca e ritmos tipicamente brasileiros, como o frevo, somado a atitude do rock contemporâneo – porém, dessa vez, com a presença de timbres mais sintéticos, com as percussões protagonizando o espetáculo. O grupo Ilu Oba de Min, coletivo de tambores e corpo de baile formado exclusivamente por mulheres, participa do show.

O rapper Rincon Sapiência é um artista de grande destaque na atual cena musical brasileira. Com a originalidade de suas composições, marcadas por influências das músicas africana, eletrônica, jamaicana e vertentes do rock, o artista traduz em versos inteligentes e sagazes as experiências vividas nas ruas da periferia paulistana.

Conhecido também pelo vulgo Manicongo, sua poesia aborda questões raciais e sociais no contexto da metrópole, reveladas pelo seu rap com clima de positividade, sem prejuízo à postura crítica do discurso. A combinação é resultado da sua notável fome de rima, aliada à sua habilidade nata de jogar com as palavras. Versátil, ele também atua como beatmaker e produtor musical em seus próprios trabalhos.

Com 10 anos de carreira, o carioca Diogo Nogueira é, sem dúvida, um dos principais nomes do atual cenário do samba brasileiro. Artista multimídia, é cantor, compositor, instrumentista, apresentador e estreou como ator em 2015 no musical “SamBRA”.

Seu programa “Samba na Gamboa” é hoje a maior audiência da TV Brasil. No palco do SambaRap Festival, Diogo Nogueira vai apresentar seus maiores sucessos, clássicos do samba e da MPB, e algumas canções de seu mais recente disco, “Munduê”.

Serviço:

Data: 19 de janeiro de 2019 (sábado)

Local: Fundição Progresso

Endereço: Rua dos Arcos, 24 – Lapa

Abertura da casa: 22h

Classificação etária: 16 anos (menores a partir de 12 anos podem entrar acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais)