Cineastas criam projeto de série televisiva inspirada na periferia de São Paulo e nas músicas do grupo de rap Racionais Mc’s nos anos 90

Leitura Dramática feita por grupos de teatro contemplará trechos do roteiro da série Rua 9…

Leitura Dramática feita por grupos de teatro contemplará trechos do roteiro da série Rua 9 no dia 28 de maio. Conceito foi premiado pelo Programa de Desenvolvimento de Projetos, iniciativa da Spcine – Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo e da Secretaria Municipal de Cultura

A Dandara Produções Culturais promove evento de lançamento do projeto de série televisiva ficcional Rua 9, que discute a construção da identidade negra nos anos 90 pelo ponto de vista da juventude da periferia. Idealizado e coordenado pelos cineastas Renato Candido e Renata Martins, fundadores da empresa, uma leitura dramática tem a intenção de aproximar o público da proposta e buscar formas de financiamento para a produção da série. Trechos do roteiro serão interpretados por integrantes dos grupos de teatro Capulanas, Clariô e Os Crespos no dia 28 de maio na Galeria Olido, localizada no centro de São Paulo.

“Só quem é de lá sabe o que acontece”, diz a música “Pânico na Zona Sul”, um dos primeiros sucessos do grupo de Rap Racionais Mc’s no álbum “Holocausto Urbano” (1990). Este trecho define bem o propósito da série: abordar a experiência e as memórias de quem vivenciou essa década por dentro das favelas, vielas e quebradas. Foi um período em que o Rap cumpria o papel de noticiário, denúncia e provocação da juventude para a consciência social, racial e de reação, dando voz à articulação e a resistência da população jovem e negra nas periferias.

Nesse cenário, o personagem principal, Zinho, é um adolescente negro de 13 anos que vive no Parque Santo Antônio, bairro da Zona Sul, e compreende sua negritude e sua condição social através do Rap. Com oito episódios, a construção da narrativa da série se inspirou em entrevistas realizadas com pessoas que viveram a adolescência em bairros periféricos da capital paulista.

A elaboração das histórias aconteceu de forma coletiva. O núcleo criativo foi composto por Ademir Alves Sacolinha, escritor, Marcelo D’Salete, quadrinista, além de cineastas e roteiristas como Joyce Prado, Rogério de Moura e Rogério Pixote.

“A maioria dos participantes deste projeto também vivenciaram essa realidade na década de 90. Representamos a resposta de uma época de ebulição cultural que hoje continua nas universidades, nos saraus e em inúmeras expressões artísticas que são protagonizadas pelas periferias”, disse Renata Martins.

O processo de concepção da série foi financiado pela Secretaria de Cultura de São Paulo em conjunto com a Spcine – Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo, dentro do Programa de Desenvolvimento de Projetos, que premiou 60 propostas de produções audiovisuais para cinema, TV, games e web.

O próximo passo de seus idealizadores é buscar parcerias e oportunidades para tornar a produção da Série Rua 9 financeiramente viável. “Esse é um desafio que profissionais do cinema e da cultura periférica enfrentam: consolidar formas financeiras sustentáveis para a execução dos seus trabalhos. Mas a luta é essa e estamos atentos às possibilidades para rodarmos a série o quanto antes!”, finaliza Renato Candido.

Serviço | Evento gratuito

Data: 28 de maio

Horário: 19h às 21h30

Local: Galeria Olido – Sala Olido

Avenida São João, 473 – Centro, São Paulo – SP, 01035-000
(11) 3331-8399

*Distribuição dos ingressos 1h antes.