Ceilândia vai sediar o maior Festival de cultura urbana do DF

O Festival Elemento em Movimento traz para o DF mais de 3 meses de atividades…

O Festival Elemento em Movimento traz para o DF mais de 3 meses de atividades dentre oficinas, aulões de danças, shows e interatividade. A entrada é franca

Muito mais que um festival

Nos próximos dias 5 e 6 de setembro, o Distrito Federal sedia o maior Festival de Cultura urbana do DF — Elemento em Movimento 2015. Em sua 4ª edição, o Festival será realizado na Praça do Trabalhador, ao lado da Administração Regional de Ceilândia. Além de atividades esportivas, oficinas, campeonatos de Djs, o Festival terá mais de 20 horas de shows.

O Festival traz nesta edição artista consagrados do cenário soul, reggae, black e rapper nacional. Tribo de Jah, Rael, Floras Matos, Rashid e B Negão são alguns dos artistas que vão se apresentar no Festival. Os shows serão realizados nos dias 5 e 6 de setembro, a partir das 14h. A entrada é gratuita.

O Elemento em Movimento é todo produzido e pensado por jovens. Em seu largo ciclo de atividades, o projeto busca disseminar, integrar e promover a cultura urbana com as práticas de esportes, arte e lazer, além de incentivar a apropriação dos espaços públicos para a realização de atividades lúdicas, saudáveis e da formação dos jovens. Seu foco é no protagonismo juvenil. As atividades do festival  iniciaram em julho de 2015 com as oficinas Movimente-se.

De rolê na quebrada

Além de ser muito mais que um Festival, este ano o Elemento em Movimento tem como tema “De rolê na quebrada”. O nome sugere que os moradores das outras cidades conheçam Ceilândia e participem das atividades oferecidas durante o Festival. O evento tem como um dos seus princípios a acessibilidade e a interação com os espaços públicos. O Elemento em Movimento irá facilitar e incentivar a participação do público com diferentes meios de transporte. Para se locomover até a Praça do Trabalhador, a produção do evento viabilizou o acesso do público ao evento. Dessa forma será possível chegar ao evento por meio de várias tipos rolês:

Rolê de Metrô:  As estações Ceilândia Centro e Ceilândia Norte, são as que mais se aproximam do local do festival.

Rolê de Bike: Valet Bike: Durante dois dias de festival todos que desejarem usar as bicicletas como meio de transporte terão um espaço reservado na arena de atividades do Elemento em Movimento. Serão disponibilizados gratuitamente dois paraciclos com capacidade para 25 bikes.

Rolê de Skate: Durante dois dias de evento, o skate terá lugar certo, na quadra localizada nas dependências do festival, vão ser realizadas competições nas modalidades mirim e open.  As inscrições serão feitas no local e as vagas são limitadas. A premiação é para os três primeiros lugares.

Rolê de carro: A praça do trabalhador conta com um amplo estacionamento voltado a acomodação dos frequentadores do festival.

Rolê de ônibus: O local do evento tem uma localização privilegiada, a poucos metros do centro da cidade, a praça do trabalhador conta com cerca de 4 pontos de ônibus que dão acesso ao festival.

Atrações

A música do DF também terá espaço na programação, o projeto abrirá espaço para grupos locais como: Rapadura, Ceilândia G Funk, As Batuqueiras, Sistema Criolina, Ataque Beliz e muitos mais.

Além de muita música, a programação oferece uma vasta gama de atividades. Serão realizadas no evento oficinas de slackline, parkour, basquete, intervenção urbana e malabares. batalhas de rima, break dance e o campeonato DJ Scratch, realizado pela Firma de Scratches e ainda apresentações culturais com os alunos de danças das oficinas do Programa Jovem de Expressão.

O Festival é realizado pela Rede Urbana de Ações Socioculturais (R.U.A.S) e o Programa Jovem de Expressão — com apresentação do Ministério da Cultura e do Instituto Social Caixa Seguradora.

Assunto: Festival Elemento em Movimento.

Data: 5 e 6 de Setembro.

Hora: A partir das 14h.

Classificação Etária: Livre.

Local: QNM 13 Área Especial módulo B — Praça do Trabalhador ao lado da Administração Regional de Ceilândia.

Entrada Franca.