Bahia é o palco da final nacional do campeonato mundial de b-boys

Red Bull BC One reúne os melhores breakers do Brasil no dia 30 de maio…

Red Bull BC One reúne os melhores breakers do Brasil no dia 30 de maio em Salvador

Os melhores b-boys do país se encontram em Salvador no dia 30 de maio para a final nacional da competição mais importante de breakdance do mundo, o Red Bull BC One. Os ingressos para o evento começaram a ser vendidos nesta segunda-feira (11) nos balcões da Ticket Mix, na capital baiana.

Neste ano, os competidores foram selecionados em eventos do estilo que ocorreram por todo o Brasil entre 21 de março e de 2 maio. Também compõem o elenco os chamados wild cards, os b-boys que são selecionados diretamente pelo júri para disputar a final nacional da competição.

Os 16 finalistas se enfrentarão em batalhas homem-a-homem, onde serão analisados em critérios como musicalidade, originalidade, performance e presença de palco. A avaliação será feita por dois experientes b-boys brasileiros, Pelezinho e Andrezinho, e pelo colombiano Arex, do grupo Crew Peligrosos.

Pelezinho é um dos mais conhecidos b-boys do circuito nacional e internacional, completando duas décadas de carreira em 2015. Sua trajetória inclui participações em diversas competições, entre elas o Red Bull BC One e, desde 2010, ele ainda integra o elenco Red Bull BC One All Stars. Já o veterano Andrezinho, há 27 anos na cena b-boy, faz parte dos grupos Discípulos do Ritmo e da companhia de dança Back Spin Crew, além de ter participado de diversos campeonatos nacionais a internacionais de b-boys e de ter sido jurado do mundial da Final Mundial do Red Bull One em 2006 no Brasil.

Segundo Pelezinho, o segredo da conquista do título nacional está na preparação de uma performance completa e com personalidade. “Sempre voto no b-boy que apresenta mais musicalidade, faz uma dança mais limpa, completa e, principalmente, naquele que mostra mais criatividade e imprime seu estilo próprio. O vencedor do Red Bull BC One é aquele que deixa sua marca, assina seu nome na competição”.

Os 16 participantes concorrem a duas das três vagas para a final latino-americana da competição, que acontece em 30 de outubro na cidade de Lima, no Peru. De lá, o melhor colocado segue para a final mundial do Red Bull BC One, que será realizada no dia 14 de novembro em Roma, na Itália, reunindo os melhores b-boys do mundo.

O Brasil já tem um representante garantido na final latino-americana da competição, o b-boy Luan, que venceu a etapa latino-americana de 2014 e que representou o país na final mundial do campeonato em Paris, no mesmo ano. “Venci porque realmente me dediquei. Treinei todos os dias, estava psicologicamente e fisicamente preparado. O nível no Mundial é bem mais alto, com os melhores b-boys do mundo e uma turma de veteranos que sabe o que tem de fazer para vencer. Para esse ano, espero levar a melhor”.

Red Bull BC One Final Nacional
Data: 30 de maio
Local: Cine Teatro Solar Boa Vista – Parque Solar Boa Vista s/n, Engenho Velho de Brotas, Salvador, Bahia.
Horário: Abertura dos portões: 19h / Início evento: 20h
Ingressos: R$ 10, disponíveis nos Balcões Ticket Mix (Shopping Paralela, Shopping Salvador e Shopping Barra). Vendas no dia do evento (sujeitas à disponibilidade): bilheteria Cine Teatro Solar Boa Vista.