509-E grupo ícone do rap brasileiro realiza o show “Vivos” comemorando 20 anos

Dexter e Afro-X retornam juntos aos palcos revivendo a história de um dos grupos mais…

Dexter e Afro-X retornam juntos aos palcos revivendo a história de um dos grupos mais importantes do RAP nacional

Um dos mais icônicos grupos do rap brasileiro, o 509-E, se reúne 16 anos depois na turnê “Vivos” que percorre as cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Salvador, celebrando os 20 anos do grupo. Formado pelos rappers Dexter (Marcos Fernandes de Omena) e AfroX (Cristian de Souza Augusto) o 509-E é uma verdadeira lenda do rap brasileiro.

A dupla lançou dois discos: Provérbios 13 (2000) e MMII DC (2002 Depois de Cristo) (2002). Várias músicas do último álbum jamais foram apresentadas ao vivo, uma vez que a dupla se desfez em 2003.

A abertura da noite fica por conta de artistas da cena do rap mineiro como DJ Black JosieDJ Spider e os grupos Sem Meia Verdade e EF Arezona.

O show em BH acontece no dia 26 de outubro, às 22h, na casa de shows Mister Rock (Avenida Tereza Cristina 295, Prado). Os ingressos estão disponíveis pelo sympla https://bit.ly/2mXrJqc e custam $60 (primeiro lote) e $30 (segundo lote).

Reencontro e hits

O show é costurado pelas lembranças dos rappers e a proposta é de criar uma atmosfera cênica fazendo alusão ao períodoem que estiveram privados de sua liberdade “Nos reunirmos hoje para a realização dessa comemoração significa que a essência do Hip Hop de fato tem um grande poder.

Como disse Gilberto Gil: O tempo é rei!As arestas foram aparadas e a ideia é que essa união mostre para as pessoas que a amizade, o carinho, o amor, o respeito e o perdão devem estar sempre acima de tudo. É isso que o Hip Hop nos ensina”, diz Dexter.

O setlist será composto por todos os sucessos do grupo que atravessou gerações. O saudosismo dos fãs que acompanharam o grupo na época poderá ser revivido e dessa vez juntamente com os mais jovens, que se tornaram fãs por meio das músicas e por

influência dos mais velhos, mas que nunca tiveram a oportunidade de assistir a um show da dupla.

“Esse novo ciclo significa a renovação, o amadurecimento, a gratidão à nossa história, pois vencemos o improvável.Todos os sentimentos negativos foram superados através do amor, amizade,respeito, prática e essência da cultura HIP HOP. Além disso, estamos contemplando em vida que tudo valeu a pena, desde a regeneração ao legado. Todos são bem-vindos para grande celebração de 20 anos com a família 509-E, mais vivos do que nunca”, diz Afro-X.

Carreira:

O 509-E surgiu em 2000, quando os dois estavam presos no Pavilhão sete da Casa de Detenção, o extinto Carandiru, em São Paulo.

Ao lado de Mano Brown, Edi Rock, DJ Hum, MV Bill, DJ Luciano e DJ Zé Gonzáles, entre outros, o primeiro CD do 509-E, Provérbios 13, foi lançado em 2000.

O grupo foi batizado com os números e letra que identificavam a cela onde viveram por alguns anos.

O sucesso da dupla com músicas como “Oitavo Anjo”, clássico do rap que sampleava Jorge Ben, foi tanto que eles fizeram vários shows durante o período em que estavam presos, mediante pedido de autorização para deixarem temporariamente a prisão.

Dois anos após esse primeiro trabalho, em 2002, o 509-E lança seu segundo álbum, intitulado MMII DC (2002 Depois de Cristo), um trabalho emblemático que consolida o grupo como um dos mais importantes da história do RAP nacional.

O grupo conseguiu realizar 157 saídas do Carandiru, com autorização judicial e forte escolta policial, para realizar shows. Em uma delas, no festival Millenium RAP, o, até então, maior festival de RAP do Brasil, reuniu mais de 50 mil pessoas no Anhembi. Nessa ocasião, dividiram o palco com o Racionais MC`s.

Em 2004, por senso comum dos dois integrantes, resolvem encerrar as atividades do 509-E, e ambos seguiram suas carreiras solo.

Nesse segundo semestre de 2019, o grupo sobe aos palcos das cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Salvador. Em breve, mais informações sobre datas e serviços, além de outras cidades que serão acrescentadas ao calendário.

Serviço:

 509 E – turnê Vivos

Local: Mister Rock – Belo Horizonte/MG

Endereço: Avenida Tereza Cristina, 295, Prado

Data: 26 de outubro (sábado)

Abertura da casa: 22h00

Classificação: 18 Anos

Capacidade da casa: 1.000 pessoas

Valor Ingressos: A partir de R$60,00 – inteira, primeiro lote

Venda Ingressos: Sympla – https://www.sympla.com.br/509-e-turne-vivos-dexter-e-afro-x-em-belo-horizonte__580170.

veja o clipe aqui