Retorno do Rolé Carioca às ruas do RJ terá intérprete de libras pela 1ª vez

O aguardado retorno do Rolé Carioca às ruas do Rio de Janeiro neste domingo, 19,…

O aguardado retorno do Rolé Carioca às ruas do Rio de Janeiro neste domingo, 19, chega com inclusão. O passeio, na Quinta da Boa Vista, além marcar a primeira edição presencial do projeto desde o início da pandemia, será pela primeira vez acessível para pessoas surdas. Intérpretes de libras irão acompanhar o grupo de ‘rolezeiros’ ao longo do trajeto permitindo aos surdos participarem.

Fundado em 2013, o projeto cultural Rolé Carioca já levou mais de 24 mil pessoas pelas ruas do Rio, e vinha fazendo edições online por conta da pandemia. Em seu retorno presencial, o projeto programou um roteiro inédito pela tradicional Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão. Guiado pelos professores William Martins e Roberta Baltar, o evento gratuito e aberto ao público vai passar por icônicos pontos da região, falando sobre a história e o legado cultural da área. A concentração para o início do passeio está marcada para às 9h, em frente ao Museu Nacional.

Serviço:

Rolé Carioca na Quinta da Boa Vista

Data: 19/12/2021

Horário: 9h

Ponto de encontro: Museu Nacional (Quinta da Boa Vista – São Cristóvão)

Sobre o Rolé Carioca

O Rolé Carioca é um projeto cultural que pesquisa, cataloga e difunde conteúdo sobre o patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro. O Rolé, como chamam os mais de 40 mil seguidores do projeto, tem a missão de formar um acervo multiplataformas sobre a história, cultura e memória da cidade, com ações que apresentam esse acervo em diferentes formatos, tais como passeios guiados por mais de 45 roteiros, banco de dados com mais de 400 pontos mapeados, canal de vídeos, site, jogos etc.

Criado em 2013 a partir de passeios presenciais por diferentes roteiros, contando histórias sobre o Rio e seus personagens, o Rolé Carioca expande sua atuação em 2021 se dedicando a ouvir histórias de moradores e trazer reflexões sobre o espaço urbano por meio de ações como o Mapa de Memórias, o webseminário Papo de Rolé e a mostra de filmes CineCidades – adaptando a sua programação ao momento de pandemia.

O projeto considera as dimensões sociais, culturais e naturais da cidade para construir plataformas práticas de difusão da memória da cidade: uma memória social, histórica e afetiva. Por sua metodologia e resultados, o Rolé Carioca foi um dos vencedores de 2019 do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido pelo IPHAN a iniciativas de preservação e difusão do patrimônio histórico e cultural.

Sobre o Estúdio M’Barakå (UM-BA-RA-KÁ) – Realizador e idealizador do projeto Criado há 15 anos por Isabel Seixas e Diogo Rezende, o estúdio M’Baraká desenvolve projetos múltiplos com profissionais de diversos segmentos e se destaca por sua metodologia, que envolve criação, pesquisa, planejamento estratégico e direção de arte. Desde 2013, a economista Larissa Victorio faz parte da sociedade. Os projetos do grupo são únicos, focados na criação de experiências relevantes, que geram conhecimento e valor para seus públicos: www.mbaraka.com.br