Shows do Instrumental Sesc Brasil em agosto

Prepare-se para os incríveis shows do Instrumental Sesc Brasil em agosto

Orquestra Paulista de Choro, Jota P, Vanderlei Pereira e The Blindfold Test (banda Teste de…

Orquestra Paulista de Choro, Jota P, Vanderlei Pereira e The Blindfold Test (banda Teste de Olhos Vendados),
Jorginho Neto Collective e Débora Gurgel Trio são os convidados do mês

No mês de agosto, o Instrumental Sesc Brasil apresenta cinco shows que reúnem expoentes da música instrumental em suas diversas dimensões e formatos, com repertórios variados, que vão do choro, funk, ao jazz. A programação ocorre sempre às terças-feiras, 19h, no Teatro Anchieta, no Sesc Consolação, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do ISB.

Os convidados são a Orchestra Paulista de Choro (1/8), com repertório pautado no compositor e pianista Laércio de Freitas; o saxofonista Jota P (8/8), que integra o grupo de Hermeto Pascoa, e celebra, no show, seus 26 anos de carreira; o baterista Vanderlei Pereira (15/8), brasileiro radicado em Nova York que apresenta seu jazz brasileiro em sexteto, acompanhado da banda The Blindfold Test; o trombonista Jorginho Netto Collective (22/8), que reúne experientes instrumentistas da cena paulistana, trazendo a sonoridade do jazz e do funk, e a pianista Débora Gurgel (29/8), que apresenta uma fusão de ritmos e melodias brasileiros com harmonia e improvisação jazzísticas em seu trio; no show a filha de Débora, Dani Gurgel, faz uma participação especial.

Há mais de 40 anos o Instrumental Sesc Brasil é considerado uma referência no campo da música instrumental e vem se destacando como um polo difusor de grupos e músicos consagrados e novos talentos.

Acompanhe a programação completa:

Instrumental Sesc Brasil

Teatro Anchieta (Sesc Consolação)

Grátis | Retirada de ingressos no portal, às 12h, e nas bilheterias do Sesc São Paulo, às 14h, no dia da apresentação.

1/8, terça, 19h
Orquestra Paulista de Choro

A Orquestra Paulista de Choro (antiga Orquestra de Choro Campineira) é formada por musicistas e arranjadores residentes entre São Paulo e Campinas, e possui uma proposta de releitura do choro que foge do convencional ao gênero. Com formação e sonoridade únicas, a Orquestra mistura instrumentos tradicionais do choro (bandolim, cavaco, sanfona e pandeiro) com elementos das bandas de concerto (sopros) e da “cozinha” elétrica da música instrumental brasileira (guitarra, baixo e bateria). No show, o grupo apresenta o repertório do seu primeiro álbum “OCC visita Laércio de Freitas”, e músicas do seu show anterior, “Baile de Gafieira”.

Orquestra Paulista de Choro:
Edu Guimarães – Sanfona
Eduardo Pereira – Cavaquinho e bandolim
Gustavo de Medeiros – Guitarra e bandolim
João Casimiro – Bateria
Juliene Bellingeri – Sax tenor
Klesley Brandão (Pedhi Pano) – Trompete e flugelhorn
Nath Magalhães – Percussão
Ramon Del Pino – Contrabaixo elétrico
Tahyná Oliveira – Flauta transversal

8/8, terça, 19h

Jota P

O show celebra os 26 anos de carreira do músico Jota P, saxofonista do grupo de Hermeto Pascoal. A banda é formada pelos multi-instrumentistas Gustavo Rocha (bateria), Danilo Silva (guitarra), Gabriel Biel (baixo elétrico), Manoel Batista Faria Neto (percussão) e Luiz Gabriel (trompete e teclado); Jota P conduz a banda e toca saxofones e flautas. No repertório, composições de seus três álbuns lançados. Do jazz à música brasileira, passando por uma homenagem aos povos indígenas, Jota P demonstra virtuosismo técnico, originalidade e versatilidade musical. Além disso, traz em sua trajetória apresentações em festivais no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, além de casas de jazz em São Paulo.

Masterclass com Jota P

O saxofonista Jota P realiza masterclass no dia 9/8, quarta, às 20h, pelo Centro de Música do Sesc Consolação. Nesta atividade, o músico fala de técnica instrumental e de improvisação a partir da referência da Música Universal preconizada por Hermeto. Jota P também conversa sobre suas composições autorais, apresentadas no show do ISB, que acontece no dia anterior à masterclass. Os ingressos podem ser retirados com 30 minutos de antecedência, no Centro de Música.

Masterclass – Dia 9/8, quarta, das 19h às 20h30
MINIAUDITÓRIO – CENTRO DE MÚSICA
Grátis

15/8, terça, 19h

Vanderlei Pereira e The Blindfold Test (banda Teste de Olhos Vendados)

O baterista Vanderlei Pereira reside em Nova York há mais de 30 anos e é um dos músicos mais atuantes do ‘jazz brasileiro’ naquela metrópole. No ISB ele se apresenta em sexteto com a banda Blindfold Test (Teste de Olhos Vendados), com as músicas de “Vision for Rhythm”, lançado em 2020 e aclamado pela crítica norte-americana. Cego por um problema congênito, ele é o líder da banda, que surgiu a partir de sua abordagem inovadora: Vanderlei propôs que a banda tocasse algumas músicas de olhos vendados e os músicos toparam o desafio. Em sua família, pai e irmãos também são músicos; já colaborou com vários artistas brasileiros e músicos em Nova York, e se apresentou com a banda em diversos locais nos EUA, incluindo o Dizzy’s Club, no Jazz at Lincoln Center.

22/8, terça, 19h

Jorginho Netto Collective

Este projeto, idealizado, fundado e dirigido pelo trombonista Jorginho Neto, reúne um time de experientes instrumentistas da cena da cidade de São Paulo, formado por Sidmar Vieira (trompete), Gustavo Bugni (piano), Vitor Cabral (bateria) e Robson Couto (baixo). O Collective exibe uma nova faceta de Jorginho que, com seus companheiros de palco e estrada, apresentam um show que dá ênfase ao jazz e ao funk, com espaço para improvisações.

29/8, terça, 19h

Débora Gurgel Trio

A pianista Débora Gurgel apresenta uma fusão de ritmos e melodias brasileiros com harmonia e improvisação jazzísticas em seu trio, completado pelo baterista Thiago Rabello e o baixista Sidiel Vieira. Uma união forte e inseparável entre os músicos, em um ambiente de constante improvisação costurado pelo suingue da música brasileira. No show, Débora convida Dani Gurgel (voz instrumental), como participação especial. A mão esquerda da pianista leva seu piano para o lado do suingue junto com sua vasta experiência como educadora de música, além da maturidade de seu trabalho como arranjadora para orquestras sinfônicas e big bands. O resultado é uma variedade de composições que incorporam suas influências tradicionais e contemporâneas em uma abordagem revigorada da música popular brasileira.

Transmissão ao vivo e interação com o público

Para aqueles que preferirem, as apresentações são transmitidas ao vivo no canal do YouTube do Instrumental Sesc Brasil. Além disso, os internautas têm a possiblidade de fazer perguntas aos artistas, que são respondidas com a mediação da jornalista Patrícia Palumbo durante o show.

Inscreva-se também no canal Link e fique por dentro de toda a programação que acontece nas unidades do Sesc no estado de São Paulo. Basta ter uma conta gratuita no Google.

Instrumental no SescTV

Aos domingos, às 21h30, no canal do SescTV, são transmitidos os shows do ISB que aconteceram nos últimos anos. Nessas transmissões, o público tem a oportunidade de acompanhar diversos artistas que fizeram parte do projeto.

Assista aos shows gravados do Instrumental Sesc Brasil e ao programa Passagem de Som, todo domingo, às 21h30 no site. A programação também está disponível em operadoras de TV por assinatura e via satélite, em todo o Brasil.

Para sintonizar o SescTV:

Assista em sesctv.org.br, via satélite ou consulte sua operadora de TV paga.

Nas redes sociais: @sesctv