Foto Divulgação

Planaltina recebe a 2ª Edição do Festival Quebradas

No próximo dia 30 de maio, um movimento que une literatura, ciência, arte urbana e…

No próximo dia 30 de maio, um movimento que une literatura, ciência, arte urbana e resistência acontece na FUP e no icônico Bar do Carlinhos, no Parque de Exposições de Planaltina, com lançamento de livro e shows com artistas como Negra Flow e Gansta e Poesias, de São Paulo

Depois de destruir a cena cultural com uma edição que celebrou a força das periferias, o Festival Quebradas volta com uma programação ainda mais eletrizante e diversa. Prepare-se para sentir o pulso da quebrada! A 2ª edição do Festival Quebradas está chegando para incendiar Planaltina no próximo dia 30 de maio, a partir das 13h30 na Faculdade UnB de Planaltina (FUP) e também no icônico Bar do Carlinhos , que fica no Parque de Exposições da cidade.

Segundo Ravena Carmo, uma das organizadoras do evento, a missão do Festival das Quebradas é conectar as vozes que ecoam das quebradas.

“O Festival Quebradas traz sua diversidade dentro dos trabalhos realizados ao longo dos meses com o projeto Conexões de Quebrada. Tudo o que nós aprendendo nas oficinas formativas, no nosso núcleo de estudo, vai aparecer dentro do Festival Quebradas. Temos uma ampla diversidade de linguagens. Vai ter contação de histórias, um circuito de ciências, o lançamento do livro, do “Rascunho a Obra, a Quebrada que ele também explica”.

Além disso, teremos várias apresentações culturais, inclusive com um grupo especial de fóruns, que é o Gangsta e Poesias, composta por mulheres que são pioneiras no rap nacional de São Paulo e que compõem grupos bem famosos, como Realidade Cruel, Ao Cubo. Essas mulheres vêm para celebrarmos essa diversidade.

“Estamos construindo pontes poderosas entre as mais diversas formas de arte e iniciativas que transformam vidas”, completa Ravena.

A programação extensa e diversa – O Festival das Quebradas terá uma programação ampla e diversa, que contará com circuito de ciências; o lançamento do livro ‘Do Rascunho à Obra: A Quebrada que Lê Também Escreve’ ; batalhas de rimas; shows e performances de artistas locais e nacionais que carregam a alma e a potência cultural das quebradas; disciplinas poéticas; graffiti ao vivo; discotecagem, além de uma Feira de Quebrada com a presença de empreendedores locais que apresentam produtos únicos, ideias inovadoras e muita troca!

Line-up de peso – A partir das 19h o Bar do Carlinhos será palco de uma grande celebração. Artistas como Ediá; Markão Aborígene; Setor Baixo; Negra Flow e Gansta e Poesias (SP) irão levantar a galera. Também há Batalha de Rima e Dj Sapo – valendo premiação e palestras e arteterapia através do Graffiti com Red Lion, Nathi e Lari de Oyá. O melhor, a entrada é gratuita! Só vou chegar!

Festival Quebradas – O Festival Quebradas já mostrou sua força como um dos eventos culturais mais importantes do Distrito Federal, dando voz a quem muitas vezes não é ouvido e abrindo espaço para artistas talentosos e debates urgentes. Com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, o evento mostra que a cultura é uma chave para transformar realidades e fortalecer o sentimento de comunidade.

Essa grande festa é fruto da união de forças do Instituto Palco Cultura e do Instituto Periferia Livre, com o apoio essencial da Administração de Planaltina, da Universidade de Brasília (UnB), FUP e DEX, e de parceiros incríveis como Coletivo Poesia nas Quebradas e a Frente Nacional de Mulheres no Hip-Hop (FUNH2).

É com honra, muita e carinho que o Bar Do Carlinhos convida toda a comunidade planaltinense, de Brasília e cidades circunvizinhas para participar da segunda edição do Festival Quebrada.

“Vai ser um espaço no qual a arte vai estar contemplada para a comunidade periférica, com suas vozes, com seus clamores, com sua expressão cultural”, diz Carlinhos. “Participem, esperamos vocês”, completa um dos anfitriões do Festival.

Um evento para todos – O Festival Quebradas busca contemplar todos os públicos, de todas as idades e convida a comunidade. Tenha atividades para crianças e até pessoas da terceira idade e para garantir que ninguém fique de fora dessa experiência incrível, o festival terá acessibilidade em LIBRAS ! A proposta é que todo mundo esteja junto, vivendo e fortalecendo a cultura periférica.

Programação:

14h – Contação de história- Faculdade UnB de Planaltina – Aluizio Augusto
14h30- Circuito de Ciências- Faculdade UnB de Planaltina
17h às 17h30 – Thaís Mandarino (Auditório Augusto Boal – Faculdade UnB de Planaltina)
17h30 – Lançamento do livro: Do Rascunho à Obra: A Quebrada que Lê Também Escreve (Auditório Augusto Boal – Faculdade UnB de Planaltina)
19h- Ediá – (Bar do Carlinhos – Parque de Exposição de Planaltina)
19h30 às 21h – Batalha de Rima e Dj Sapo – valendo premiação (Bar do Carlinhos – Parque de Exposição de Planaltina)
21h – Markão Aborígene – (Bar do Carlinhos – Parque de Exposição de Planaltina)
21h30 – Setor Bass – (Bar do Carlinhos – Parque de Exposição de Planaltina)
22h – Negra Flow – (Bar do Carlinhos – Parque de Exposição de Planaltina)
22h30- Gansta e Poesias (SP) – (Bar do Carlinhos- Parque de Exposição de Planaltina) Palestras arte terapia através do Graffiti com Red Lion, Nathi e Lari de Oyá

Serviço:
2ª Edição do Festival Quebradas
Data: 30 de maio de 2025
Horário: às 14h
Local: Faculdade UnB de Planaltina (das 14h às 18h) e no Bar do Carlinhos – Parque de Exposições de Planaltina (das 19h às 23h)
Entrada gratuita