Primeira vencedora na categoria feminina da competição, B-Girl Ami é um dos principais nomes da modalidade (Crédito: Little Shao/ Red Bull Content Pool)

Paris sedia maior campeonato de breaking do mundo

Marcada para outubro, a vigésima edição do Red Bull BC One ocupará a quadra de…

Marcada para outubro, a vigésima edição do Red Bull BC One ocupará a quadra de Roland-Garros, na França

Já imaginou uma quadra de tênis se transformando em um grande palco de Breaking? Com data marcada para 21 de outubro, a decisão do Red Bull BC One, principal competição 1×1 do planeta, retorna a Paris, na França, cidade que também sediará o maior evento multiesportivo do mundo. Em local icônico, o torneio terá como palco da disputa o Stade Roland-Garros, uma das principais quadras de tênis do mundo, onde os talentos da nova modalidade olímpica se enfrentarão em busca do título global da competição.

Com mais de 90 eventos classificatórios ao longo do ano, mais de 20 nações receberão a competição, incluindo o Brasil, e os dois melhores de cada país (um B-Boy e uma B-Girl) se juntarão aos wildcards – convites feitos a grandes nomes da cena para aquecer ainda mais as batalhas – na disputa pelo título de melhor do mundo.

Atual campeã nacional do torneio, B-Girl Maia conta sobre as expectativas para essa edição. “Estou me preparando e acredito ter grandes chances de ganhar mais uma vez. Eu acho incrível o fato da decisão acontecer em Paris. Acredito que nós, enquanto breakers, teremos a oportunidade de conhecer mais das pessoas e do clima da cidade que irá nos receber também em 2024 e, ao mesmo tempo, a cidade terá a oportunidade de conhecer, da melhor forma, a nova modalidade olímpica”.

A dinâmica do evento é simples. Os classificados pelo mundo encaram a fase prévia antes dos playoffs. Ao todo, 16 B-Boys e 16 B-Girls avançam e competem, então, no formato mata-mata. Os dançarinos devem se apresentar em um período de 30 segundos até 1 minuto, com duas a três entradas em cada round. Para surpreender os jurados, devem considerar em suas performances fatores como criatividade, originalidade, dinâmica, combinações de movimentos e musicalidade, ou seja, dançar em cima da ‘quebra’ da música, o que traduz o nome da modalidade.

Em 2022, a Final Mundial desembarcou em Nova York, no berço do hip hop. Por lá, a holandesa B-Girl India garantiu seu primeiro título e se tornou a mais jovem a levar o cinturão do campeonato. Na categoria masculina, o B-Boy Victor, dos Estados Unidos, consagrou-se campeão em casa, conquistando o bicampeonato.

Saiba mais sobre o Red Bull BC One:

O Red Bull BC One é a maior e mais prestigiada das competições de breaking individual no mundo. Desde 2004, quando a competição começou, milhares de dançarinos competem anualmente pela chance de representar seus países na Final Mundial. A grande decisão funciona no formato mata-mata, no qual os participantes dançam em frente a um painel formado por cinco jurados e têm suas habilidades avaliadas. Vale tudo para impressionar: técnica, criatividade e simpatia. Quem for melhor em todos os requisitos e conquistar os juízes, vence.