Foto Crédito: Diana Freixo

Owerá anuncia série de shows pelo Brasil levando o RAP nativo e cânticos tradicionais

Artista vai passar pelo Jaraguá (SP), Osasco (SP), Natal (RN), Maricá (RJ), Brasília (DF) e…

Artista vai passar pelo Jaraguá (SP), Osasco (SP), Natal (RN), Maricá (RJ), Brasília (DF) e Belém (PA)

O artista guarani-mbyá, Owerá, segue divulgando suas canções Brasil afora. No dia 13 ele se apresentará com OzGuarani no Reduto do Rap, no Jaraguá-SP, já no dia 14 segue para Osasco-SP, onde fará show no Festival Indígena, na Fábrica de Cultura da cidade e depois vai para Natal-RN, onde participa do Prêmio Hangar de Música. No final de semana seguinte, dia 19, Owerá será uma das principais atrações na Festa da Aldeia da Mata Verde Bonita, em Maricá-RJ, já no dia seguinte, 20, vai participar do show do Alok, em Brasília, e no dia 21 embarca para Belém, onde se apresenta no Festival Pará É Terra Indígena.

Apresentando solo no Jaraguá e com Pará Reté e Juninho Karai – além de participação do OzGuarani – em Osasco, no show da Aldeia Mata Verde Bonita (Tekoa ka’ aguy hovy Porã), Owerá sobe ao palco acompanhado do seu produtor musical, Rod Krieger, e do músico Neygoiaba. Com o tema principal “Cultura e Sustentabilidade”, a festa incluirá competições de esportes indígenas e um torneio de futebol entre aldeias convidadas, proporcionando assim um ambiente ideal para uma imersão completa com a cultura. O evento terá um público limitado a quatro mil pessoas para garantir uma experiência sustentável e tranquila, com ingressos distribuídos gratuitamente (veja abaixo). Já no show do Festival Indígena, em Belém-PA, Owerá terá seu irmão Tupã o acompanhando no palco.

Owerá vai participar também do Prêmio Hangar de Música, em Natal-RN, dia 15: além de receber uma premiação especial, vai fazer uma breve apresentação.

Neste meio tempo, dia 19, será lançado o álbum O Futuro é Ancestral, resultado da colaboração do DJ Alok e músicos de oito comunidades indígenas, no qual Owerá participa com a canção “Rap Nativo” – que já foi apresentada no Global Citizen, em 2021, diretamente da Amazônia, depois na ONU, em 2022, e, por último, no evento de pré-lançamento do disco, que aconteceu mês passado, no Grammy Museum, em Los Angeles. “Rap Nativo” tem também a Deputada Federal, Célia Xakriabá, como participação especial. É dela a frase: “Antes do Brasil da coroa, existe o Brasil do cocar”.

Com 23 anos, Owerá já tem um EP, dois discos, além de parcerias com Djuena Tikuna, Brô MC’s, Tropkillaz, Criolo, Kaê Guajajara, OzGuarani, entre outros. Conhecido desde a Copa do Mundo de 2014, quando hasteou a faixa “Demarcação Já” em pleno evento de abertura, no repertório dos shows Owerá vai apresentar músicas do seu mais recente álbum Mbaraeté, lançado pela Natura Musical, além de canções autorais divulgadas durante sua carreira e que dão luz ao movimento Rap Nativo, bem como músicas tradicionais do povo guarani.

Serviços:

Dia 13

Reduto do Rap na Tekoa Pyau com OzGuarani

Horário: das 15h às 19h

Local: Tekoa Pyau, Jaraguá, SP – Rua Comendador José de Matos, 386
Entrada: 1kg de alimento não perecível

Dia 14

Festival Indígena

Horário (início do evento): 12h

Horário (show): 18h

Local: Rua Santa Rita, s/n – Jardim Rochdale, Osasco-SP

Entrada: 1kg de alimento não perecível

Dia 19

Festa da Aldeia da Mata Verde Bonita

Horário: das 11h às 00h

Local: Unnamed Road 24942-395 – São José de Imbassaí, Maricá – RJ

Dia 20

Participação no show do Alok – lançamento O Futuro É Ancestral / 64 anos de Brasília

Horário: a ser divulgado

Local: Esplanada dos Ministérios

Entrada: acesso gratuito

Dia 21

Festival Pará É Terra Indígena

Informações a serem divulgadas

Saiba mais sobre OWERÁ:

Com um EP e dois discos já lançados, sendo Mbaraeté (2022) em parceria com a Natura Musical, Owerá reivindica o respeito aos povos originários e a demarcação das terras, além de levar mensagens de apoio ao seu povo.

Guiado pela força do movimento do RAP Nativo o artista Guarani-Mbyá segue a sua jornada se apresentando de norte a sul no Brasil, como no Festival Brasil É Terra Indígena (BSB), fiiS Brasil festival (SP), Memorial de Curitiba, SESC Bauru, etc. E também fora do país – já esteve na ONU (NY) e no Grammy Museum cantando a música “Rap Nativo” com Alok e no Central Park (NY) quando apresentou a canção “Canções de Nhanderu” com BaianaSystem.

Com apenas 23 anos, Owerá coleciona parcerias com artistas como Brô MC´s, Criolo, Tropkillaz, Célia Xakriabá, Djuena Tikuna, Alok e Edgar. Vale lembrar que se apresentou ao lado de Caetano Veloso no especial 2022, da HBOMax e também no Prêmio Sim à Igualdade Racial com transmissão pela Rede Globo.

Foto Crédito: Diana Freixo