
Ocupação IBORU faz samba em homenagem ao Arlindo Cruz, neste sábado
Após uma repaginação, a Ocupação conta com sala de leitura, cine ocupação, galeria de arte,…
Após uma repaginação, a Ocupação conta com sala de leitura, cine ocupação, galeria de arte, roda de samba e um novo cardápio do Bar Labuta IBORU
A Ocupação IBORU, movimento criado por Marcelo D2 e Luiza Machado em 2023, está de cara nova e com uma programação voltada para co-criação, troca de ideias, exposições, lançamentos, música… Aberto de quarta a sábado, o espaço gratuito dispõe de sala de leitura, cine Ocupação, galeria de arte, feira de vinil, o bar Labuta IBORU e listening room. O projeto convida o público para chegar junto e fazer parte desse movimento.
Dando continuidade à programação da semana, no sábado, dia 23, está confirmada mais uma edição da Sala do Compositor, roda de samba idealizada por Marcelo D2 e Marcelinho Moreira, que abre espaço para compositores apresentarem suas criações inéditas. Cada edição fará homenagem a um(a) compositor(a) de samba.

Foto Créditos: Yan Carpenter
“É tão bonito ver o samba cantado por quem escreveu suas palavras. A Sala do Compositor é o nosso projeto de amor, um lugar onde a gente consegue chegar mais perto ainda do processo criativo, de quem a gente admira. É como a sala de casa, vai chegando e deixando seu nome na lista para defender o seu samba inédito. Além disso, a cada edição vamos homenagear um(a) grande arquiteto (a) da música brasileira! Nada melhor então do que começar pelo saudoso amigo, Arlindo Cruz”, explica Marcelo D2.
A Ocupação vai receber ainda no sábado, o pré-lançamento do livro “O Sambista Perfeito: Arlindo Cruz”, escrito por Marcos Salles.

Foto Créditos: Yan Carpenter
Programação – Dia 23/08
– Pré-lançamento do livro O Sambista Perfeito: Arlindo Cruz escrito por Marcos Salles
– Início às 12h: Som na Caixa + Labuta IBORU aberto
– Roda de Samba das 15h às 19h
– Evento gratuito
– Ocupação FECHADA para visitação
Sala do Compositor • Com curadoria de Marcelinho Moreira e Marcelo D2, uma roda de samba só de inéditas! Um laboratório vivo onde convidados transformam a rua em sala de estar, trocando composições próprias e histórias
Resistência Cultural • Conversas que sustentam. Bate-papos com Marcelo D2 e Luiza Machado sobre livros, vinis, comportamento, artes e cultura
Cine Ocupação • Sessões de cinema com curadoria especial, filmes escolhidos a dedo e nomes do mercado convidados
Nossa Feira • Moda de rua, skate, criações e marcas independentes. Uma feira pra vestir ideias
Roda de Conversa com Filipe Nardi e convidados • Um bate-papo sobre processo criativo e caminhos artísticos
Agulha – Feira de Vinil • Discos raros, clássicos e achados. A Ocupação como galeria de arte e som
Chapa Quente • Chefs e cozinhas convidadas assumem o Labuta IBORU por um dia
IBORU Soundsystem • Os DJ sets clássicos da Ocupação IBORU
AGENDA DE AGOSTO
● 21/08 – Roda de Conversa com Filipe Nardi. Convidados: Fessal, Miguel Afa e Renato Rena
● 23/08 – Sala do Compositor – Roda de Samba com Marcelo D2 e Marcelinho Moreira e lançamento do livro “O Sambista Perfeito: Arlindo Cruz” escrito por Marcos Salles
● 27/08 – Cine Ocupação – programação em breve
● 30/08 – Chapa Quente – Labuta IBORU recebe Cazota Bar ● 30/08 – Iboru Soundsystem com Laís Conti
Além da agenda, a Ocupação abriga atualmente a exposição “Vermelho, Verde e Amarelo: a estética redefinida”, de Filipe Nardi, o primeiro artista representado pela galeria Cará Residência Artística, formada por Luiza Machado e Carla Peixoto, esposa e irmã de Marcelo D2, respectivamente.
Com 23 obras criadas diretamente na Ocupação IBORU, Filipe Nardi retrata grandes nomes do samba, como Zeca Pagodinho, Dona Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra, Beth Carvalho, Martinho da Vila e tantos outros, apresentando ao público uma releitura ousada da cultura streetwear, ao fundi-la com a tradição artística brasileira. Filipi Nardi conta o que o motivou a desenvolver essa série: “Quando vi a foto do Tyler The Creator – usando a camisa da Supreme – me senti representado pela primeira vez e pensei como seria ver nossos próprios ídolos impressos nesta publicação.”
Com o objetivo de resgatar a cultura local a partir da gastronomia, a Ocupação Iboru vem com uma gastronomia autêntica, com a vitalidade das manifestações culturais cariocas no Bar Labuta IBORU.
O Labuta IBORU traz aos cariocas pratos típicos dos botecos cariocas, com sanduíches, baguetes, frios, baixelas, caldos, além de drinks especiais, como mais uma opção no novo cardápio. O objetivo é criar um ambiente de integração, onde o público se sinta à vontade para celebrar a diversidade e a riqueza cultural que definem o Rio.

Foto Créditos: Caiano Midam
Sobre a Ocupação IBORU
A Ocupação IBORU, movimento criado por Marcelo D2 e Luiza Machado em 2023, recebeu mais de 120 mil visitantes no Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. O projeto foi um desdobramento do álbum de mesmo nome, apontado pela APCA como um dos melhores do último ano.
Se em 2023, Marcelo D2 e Luiza Machado uniram arte, moda, educação, tecnologia e comportamento sob a batuta deste novo samba tradicional, agora, o foco é ainda mais direcionado à música. Em 2024, a musicalidade do artista assume o protagonismo, refletindo a contínua busca de Marcelo D2 por experimentações sonoras e compartilhamento de seu processo criativo.
O espaço abrigou as exposições “Manual Prático do Novo Samba Tradicional”, de Marcelo D2 e Luiza Machado, “Bibliografia da Pintura”, de Elian Almeida, ALAKORÔ, de Sérgio Marimba e “Linhagem Suburbana” de Wilmore Oliveira, AKA Youknowmyface, sob a curadoria de Marcelo D2 e Luiza Machado, e continuará recebendo uma série de eventos e atividades, incluindo ensaios abertos de Marcelo D2 com convidados especiais, lançamentos de livros, oficinas e debates.
Serviço Ocupação IBORU
Cará Residência Artística apresenta “Vermelho, Verde e Amarelo: a estética redefinida”
Local: Ocupação IBORU
Endereço: R. Sete de Setembro, 43 – Centro, RJ
Horários:
Quarta a Sexta de: 16h às 22h
Sábado de 12h às 20h
Programação gratuita, por ordem de chegada e sujeita a lotação