
N.I.N.A. é atração da 4ª edição do Festival Porongos
Este ano, o evento acontecerá na quadra da Imperadores do Samba, em Porto Alegre Música,…
Este ano, o evento acontecerá na quadra da Imperadores do Samba, em Porto Alegre
Música, teatro, dança e muita cultura estão na programação do Festival Porongos. Entre as atrações está a cantora N.I.N.A., pesquisadora musical e DJ, uma das artistas de destaque da cena do grime e drill no Brasil. Seu trabalho mais recente é a música O jogo virou em parceria com o rapper FBC. Além disso, a carioca participou do projeto Poetisas no Topo que tem como foco alavancar novas artistas da cena do rap. Ela será responsável pelo encerramento do festival este ano.
Nascida e criada na Zona Norte do Rio de Janeiro, é flamenguista nata, amante da nação rubro negra e de tudo que envolve o futebol. Com 26 anos de idade, Nina é cantora, compositora e dona de mais de 50 milhões de views em streamings solo e mais de 2 milhões somente no Spotify. No Youtube, Nina conta com mais de 65 mil inscritos em seu canal e mais de 19 milhões de views. É destaque da cena do grime e drill Brasil, onde vem se destacando.
Sua carreira artística iniciou em 2017 como pesquisadora musical e DJ, mas foi em 2019 que se encontrou artisticamente como MC e em 2020 lançou seu lead singles “A Bruta, A Braba, A Forte”, faixa que abriu as portas da cena para a artista. Nina conquistou o seu próprio público e se tornou referência na cena carioca com seus versos cheios de rima e potência, cumprindo com o seu papel como MC, onde acredita que a sua mensagem é levar informação e cultura a todas as pessoas de diversas formas. Na sua jornada, Nina já se apresentou ao lado de nomes como mestre Sabotage, Baco Exu do Blues, MC Luanna, Ajuliacosta, Luedji Luna e D38, rapper londrino que domina a cena do Grime e Drill na Europa.
O Festival Porongos foi criado como alternativa para a democratização do acesso aos bens e aos meios culturais e este ano chega à sua 4ª edição em 2025. O dia 20 de setembro foi escolhido para a realização do festival como um contraponto às comemorações tradicionalistas gaúchas. Com uma programação que valoriza a integração entre as comunidades, o festival visa destacar a diversidade cultural e a ancestralidade negra. As atividades acontecerão na quadra da Imperadores do Samba (Av. Padre Cacique, 1567), das 13h até 22h, com entrada franca, em Porto Alegre.
“Podemos notar pela programação que o Festival Porongos vem se afirmando como território negro. Buscamos contemplar a maior diversidade de ritmos. Isso é importante para mostrar o quão diversa é a nossa cultura”, afirma Thaise Machado, idealizadora e diretora criativa. “A arte sempre foi uma das principais ferramentas para a população negra se manifestar e denunciar o racismo. Assim, nasceu o nosso festival”, conclui Thaise.
O Festival conta com financiamento pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), PRÓ-Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul através da Secretaria de Cultura e Ministério da Cultura do Governo Federal.
Sobre o Festival: criado em 2018 com o objetivo de impulsionar a cultura negra do sul do Brasil, tem como papel fomentar redes que contemplam artistas negros da indústria cultural local gaúcha e demoscratizar o acesso aos bens culturais. O Festival se apresenta como um espaço que disponibiliza espetáculos de teatro, dança e música de forma gratuita. Além disso, ainda realiza uma oficina visando a formação dos artistas.
PROGRAMAÇÃO
Abertura de Portas para o Público
Buiu & Gê Powers
Peça de teatro O Lanceirinho Negro
Sambas de protesto
Marietti Fialho e Os Viajantes na Terra
Zilladxg
Rosa Nika
Uma Gira de Vogue Femme
N.I.N.A
Dispersão: Escola de Samba Imperadores
Festival Porongos
Data: 20 de setembro
Local: quadra da Imperadores do Samba (Av. Padre Cacique, 1567), em Porto Alegre
Horário: das 13h até 22h
Ingressos: gratuitos
Informações pelo site www.festivalporongos.com