
Mostra Feminina de Hip Hop chega a Porto Alegre em agosto e tem programação com foco na diversidade
O evento itinerante acontece na primeira semana do mês em diferentes pontos de cultura da…
O evento itinerante acontece na primeira semana do mês em diferentes pontos de cultura da cidade e contará com shows, dança, audiovisual, graffiti e oficinas.
Porto Alegre será palco de uma grande celebração da cultura Hip Hop com a Mostra Feminina de Hip Hop, que acontecerá nos dias 2, 6, 8 e 9 de agosto, em diferentes pontos culturais da cidade. Com programação gratuita, o evento busca valorizar a presença e a expressão das mulheres no universo Hip Hop, promovendo debates, oficinas, shows e atividades culturais que destacam a força, a criatividade e a diversidade das artistas femininas.
A Mostra tem como principal proposta criar este espaço dedicado a destacar a presença e a importância feminina na cultura Hip Hop, um cenário no qual, historicamente, suas contribuições têm sido marginalizadas ou invisibilizadas. Apesar de serem fundamentais em todos os elementos do Hip Hop, as mulheres frequentemente ocupam papéis secundários em grandes eventos ou são inseridas apenas como uma cota.
“A Mostra Feminina de Hip Hop Porto Alegre chega com a proposta inovadora de colocar em destaque mulheres como protagonistas de um movimento cultural que há décadas se faz presente nas periferias e centros urbanos. A expectativa é que o evento provoque reflexões, crie conexões e fortaleça trajetórias, reunindo diversas expressões artísticas em um espaço seguro, potente e acolhedor. Ao promover oficinas, vivências e encontros que atravessam todos os elementos da cultura Hip Hop, o projeto reafirma seu papel como agente transformador, ampliando horizontes e valorizando narrativas que por muito tempo foram invisibilizadas.” afirma Aretha Ramos, gestora de projetos culturais e coordenadora do projeto.
A Mostra busca inverter essa narrativa, reconhecendo a relevância de mulheres, e de pessoas com identidades de gênero dissidentes que atuam nesse universo. Com essa proposta, o evento não apenas promove o reconhecimento das mulheres na cultura hip hop, mas também funciona como um espaço de formação, criação e celebração. O projeto estimula novas vozes e talentos, buscando estabelecer um legado duradouro e inspirar futuras gerações a continuar essa trajetória de resistência e expressão.
A programação começa na Casa de Cultura Mário Quintana, nos dias 2, 6 e 8 de agosto, com uma variedade de atividades que incluem coquetel de abertura, shows, bate-papos, lançamento de documentários e oficinas. A abertura da Mostra, no dia 2, contará com uma recepção especial, a partir das 13h. Na sequência, a programação contemplará a exibição de documentários sobre mulheres no Hip Hop e um bate-papo com cineastas e artistas, além do lançamento do documentário L.I.C.A.: A Rima Feminina pelo Mundo. Encerrando o dia, a Mostra terá um pocket show do La Bella Máfia, um dos grupos femininos de rap pioneiros no Brasil.
Inicialmente, a Mostra surgiu pela a ideia de ter um espaço para a exibição e lançamento do documentário da rapper Lica Tito, uma das fundadoras do La Bella Máfia. A partir daí, o projeto ganhou vida e maiores proporções, tendo sido realizada uma primeira edição em maio, na cidade de São Paulo, que também sediará um novo encontro em julho.
“É muito especial pra mim, que nasci em Porto Alegre e sou uma pioneira dentro da cultura Hip Hop, poder voltar pra cá trazendo um evento tão lindo, que fala de toda a história do Hip Hop feminino nos seus quatro elementos. A nossa cidade, por muito tempo, foi o polo de grandes eventos, de grandes artistas nacionalmente reconhecidos pela cultura Hip Hop, e poder dar visibilidade para as mulheres através da mostra feminina é realmente muito especial. É um sonho que nasce do documentário da minha história e se estendeu para todas essas histórias que serão contadas e reafirmadas através da visibilidade que a Mostra dá”, celebra Lica.
Nos dias 6 e 8 de agosto, também na Casa de Cultura Mário Quintana, acontecerão oficinas práticas de graffiti com Bina, de breaking com a B-Girl Cami, de MC com Tia Crazy & Nathy MC, além de uma oficina de DJ online com DJ Anazú, que também ministrará uma oficina presencial.
No dia 9 de agosto, o evento se desloca para o Museu da Cultura Hip Hop do RS, com uma programação que inclui sets de DJs, oficina sobre a história do Hip Hop com Rubia RPW, pioneira do movimento no Brasil. Entre as atrações do dia ainda haverá shows de Negra Jaque, MC Bart, Mikaa e La Bella Máfia, além de apresentações de oficinas de MC, DJ, graffiti e breaking, com pintura ao vivo e performances no palco. O encerramento será marcado por uma roda de DJs com Laiz Regina, Luizza e a Anazú.
Toda a programação é gratuita e aberta ao público, e convida a comunidade a participar, refletir e celebrar a força das mulheres no Hip Hop. Realizado com recursos da Lei Aldir Blanc por meio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Secretaria da Cultura e da PNAB + Ministério da Cultura, a Mostra tem como objetivo fortalecer e dar visibilidade à atuação de mulheres (cisgêneras, pessoas trans e não-binárias) que constroem o movimento Hip Hop em todos os seus elementos: graffiti, breaking, DJ e MC.
As inscrições para as oficinas de DJ, breaking, graffiti e MC já estão abertas. Para participar, basta preencher o formulário até o dia 31/07.
Acesse o link: https://linktr.ee/
Serviço:
Local: Casa de Cultura Mario Quintana
Datas: 2, 6 e 8 de agosto
Endereço: Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre
Local: Museu da Cultura Hip Hop RS
Data: 9 de agosto
Endereço: Rua Pq. dos Nativos, 545 – Vila Ipiranga, Porto Alegre
A partir das 13h
Faixa etária livre.
Entrada Gratuita.
PROGRAMAÇÃO:
Casa de Cultura Mario Quintana – Dia 02 de agosto (sábado)
Horário: a partir das 13h
Recepção com coquetel
DJ set com DJ Marigdas
Conversa com oficineiras (lançamento das oficinas)
MOSTRA AUDIOVISUAL: O Hip Hop Nas Telas Sob O Olhar Feminino
Bate-papo com LUANA DAMASCENO, CARLA ZHAMMP, MARIA CLARA VIEGAS, MIKAA e JANU
Pocket show com La Bella Máfia
MOSTRA AUDIOVISUAL: O Hip Hop Nas Telas Sob O Olhar Feminino
BATE PAPO com LUANA DAMASCENO, CARLA ZHAMMP, MARIA CLARA VIEGAS, MIKAA e JANU
Casa de Cultura Mario Quintana – Dia 6 de agosto (quarta-feira)
Horário: 18h
Oficina de Graffiti: Graffiteira Bina
Oficina de Breaking: B-Girl Cami
Oficina de MC: Tia Crazy & Nathy MC (Grupo Conexão Katrina)
Oficina de DJ: online, com a DJ Anazú.
Casa de Cultura Mario Quintana – Dia 8 de agosto (sexta-feira)
Horário: 18h
Oficina de Graffiti: Graffiteira Bina
Oficina de Breaking: B-Girl Cami
Oficina de MC: Tia Crazy & Nathy MC (Grupo Conexão Katrina)
Oficina de DJ: presencial, com DJ Anazú (direto de Franca/SP, DJ da MC Júlia Costa).
Museu da Cultura Hip Hop RS – Dia 9 de agosto (sábado)
Endereço: R. Pq. dos Nativos, 545 – Vila Ipiranga, Porto Alegre
A partir das 13h – DJ sets: DJs Laiz & Luizza (back to back)
A partir de 14h
Oficina A História do Hip Hop – Um Olhar Feminino, com Rubia RPW.
Show: Negra Jaque
Apresentação do resultado das oficinas de MCs (alunas rimando)
Apresentação do resultado das oficinas de DJs
Oficina de graffiti com pintura ao vivo no Museu
Oficina de breaking com apresentações no palco
Show: MC Bart
Show: Mikaa
Show: La Bella Máfia
Encerramento: back to back DJs Laiz Regina & Luizza + DJ set com DJ Anazú.