Com apoio da Lei de Fomento à Periferia, Slam do 13 contratou quase 80 poetas no primeiro semestre de 2021 O coletivo, que completa oito anos em 2021, vem realizando diversas atividades online voltadas à literatura marginal, como batalhas, debates e entrevistas

Slam do 13 anuncia a disputa classificatória para o Slam SP

O coletivo, que completa oito anos em 2021, vem realizando diversas atividades online voltadas à literatura marginal, como batalhas, debates

Em meio a um cenário de desmonte desvalorização da atividade cultural, o Slam do 13, contemplado pela 5ª edição da Lei de Fomento à Periferia, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, contratou 74 poetas independentes de todas as regiões de São Paulo, e também de outras cidades e estados, e seguiu com uma programação mensal online (no IG @slamdo13) de bate-papos e batalhas. Neste mês, dia 30, acontece a disputa Classificatória Slam SP, onde os ganhadores das batalhas mensais do ano se encontram para disputar uma vaga no Slam SP. Além disso, no dia 23, reúne os convidados para discutir o contexto de slams na cidade no chamado 13Pergunta:Onde Tudo Começou.

O Slam SP é a principal batalha do estado pois garante uma vaga para o Slam BR, onde os vencedores das batalhas estaduais concorrem pela representatividade brasileira na Copa do Mundo, batalha mundial que acontece em Paris-França. O Slam do 13 já contou com dois participantes que se classificaram para a mundial: Emerson Alcalde, em 2013; e Luz Ribeiro, em 2017 – é a primeira mulher campeã do Slam BR, e foi uma das fundadoras do Slam do 13.

O coletivo literário, que é uma das primeiras comunidades de Slam do País, começou com a programação online diante da impossibilidade de realizar eventos presenciais por conta da Pandemia. Em março de 2020 deu início ao Slam do 13 Emergencial, “pensamos em uma batalha que rolasse online junto com campanha de financiamento coletivo, para arrecadar verba e dividir entre os poetas convidados de cada edição, por conta da crise”, conta um dos fundadores do coletivo, o poeta Thiago Peixoto. Ele explica que junto com essa batalha, surgiram mais duas atividades para movimentar a cena nas redes, o Conversa 13 (um talkshow, online, ao vivo no youtube) e o Salvê (um poeta convidado ocupa o instagram do Slam, e faz um show de poesia).

Em 2021 essa programação ganhou o edital de Fomento à Periferia, em projeto submetido no ano anterior, “foi muito importante ganhar esse apoio, pois viabilizou além de uma remuneração mensal para a equipe do Slam, a contratação de mais de 90 trabalhadores da cultura periférica, um complemento de renda importante nesse período em que as atividades culturais ficaram paradas”, ressalta Thiago. “Esse ano ainda vai rolar muita coisa, mês que vem começaremos uma oficina de poesia, online, para jovens poetas de todas as idades, também estamos produzindo um livro do Slam, pro final do ano”, acrescenta.

Segundo Thiago, a parceria do projeto com a secretaria tem vigência até o segundo semestre de 2022, e o cronograma de atividades já está sendo adequado para, no ano que vem, contemplar as atividades presenciais.

O 13Pergunta: Como tudo começou será um bate papo com alguns dos integrantes da primeira formação do coletivo, Bruno Marselha, Carol Peixoto e Luz Ribeiro, para contarem um pouco dessa trajetória que completou oito anos em julho. Já a batalha classificatória para o Slam SP, só com os poetas vencedores das edições mensais do ano, será disputada por Santos Drummond, Roque Marciano, Matriark, Jade Quebra, Daniel Minchoni e Laura Conceição.

A organização do Slam do 13 é composta por Caio Feitoza, Laura Nobrega, João Cayres, Eduardo Dias, Maite Costa e Thiago Peixoto.

PROGRAMAÇÃO AGOSTO SLAM DO 13, NO IG @slamdo13

13Pergunta: ONDE TUDO COMEÇOU

Dia 23 de agosto, às 19h, com Bruno Marselha (@bm_fgueto), Carolina Peixoto (@carolambulante), e Luz Ribeiro (@luzribeiropoesia).

CLASSIFICATÓRIA SLAM SP

Dia 30 de agosto, às 19h.

Poetas Participantes:

Santos Drummond (@santosdrummond20)

Roque Marciano @roque.marciano

Matriark @Matriarcak

Daniel Minchoni (@danielminchoni)

Jade Quebra (@jadequebra)

Laura Conceição (@lauraconceicao10)

OFICINAS SLAM DO 13

Atividades de formação para desenvolvimento de escrita e oralidade, focadas da modalidade do Slam. Também será apresentado contexto e história do poetry slam no Brasil e no mundo.

às quintas-feiras, de 09 de setembro e 28 de outubro.

duração: 2h.

gratuito;

20 vagas;

transmissão por meio de sala fechada no Zoom.