O escritor cubano Leonardo Padura, as artistas Tássia Reis (SP) e MC Mari (BA) e a banda Tuyo (PR) estão na programação.

Save The Date: Favela Sounds anuncia edição online em julho

O escritor cubano Leonardo Padura, as artistas Tássia Reis (SP) e MC Mari (BA) e…

O escritor cubano Leonardo Padura, as artistas Tássia Reis (SP) e MC Mari (BA) e a banda Tuyo (PR) estão na programação.

Lançado em 2016 e tendo reunido mais de 100 mil pessoas em suas quatro edições presenciais, Favela Sounds – Festival Internacional de Cultura de Periferia chega a sua quinta edição em 2021, em formato online, por meio da plataforma favelasounds.com.br (a ser lançada em breve). Entre os dias 7 e 11 de julho, o público poderá conferir mais de 60 atividades gratuitas, entre shows, mini oficinas, debates e sessões voltadas ao mercado criativo, com grandes nomes da arte periférica do Brasil e do mundo.

Compreendendo a realidade ainda enfrentada pelo Brasil no que se refere à pandemia de Covid-19 e à importância de oferecer atividades gratuitas e online para o público periférico, o festival se remodela e oferece uma imersão pelas favelas do Brasil. Todo o conteúdo será transmitido pela plataforma Favela Sounds, em que a arena presencial do festival ganha forma virtual através de um grande mapa do país.

O diferencial está nos nomes dos estados, que passam a ser identificados por algumas de suas mais importantes comunidades, homenageando 10 favelas das cinco regiões do país e compartilhando com o público um pouco da história e da importância das criações artísticas surgidas nesses territórios. Ao acessar um estado brasileiro, o usuário encontra um palco do evento, com programação transmitida de 7 e 11 de julho e que ficará à disposição para visualização ao longo de um ano.

Em 2021, Favela Sounds trará como tema “A vez do amor”, um chamado a debates, reflexões e construções que tratem de afeto, do combate aos crescentes e constantes discursos de ódio e preconceitos, que fale de solidariedade e que estimule o pensamento de novos futuros a partir de uma ética amorosa, bem como evidencia bell hooks em sua obra. O tema faz referência ao samba homônimo do artista brasiliense Vinícius de Oliveira (“Se todo mundo pode, eu posso também / Se todo mundo vive, quero viver também / A Vez do Amor chegou enfim”).

Todos os dias da programação serão norteados pelo tema da edição e entrecortados por subtemas essenciais ao festival. No dia 7, dia de estreia, teremos debates e trocas sobre combate à desinformação, coletividade e solidariedade. Já na quinta-feira (8), tratamos especificamente do combate aos discursos de ódio e preconceitos. A sexta ganha as cores do arco-íris, com programação completamente comandada e dedicada à comunidade LGBTQIAP+, em uma referência à campanha “Cores Vivas”, realizada pelo festival em 2020. O sábado (10) é dedicado à saúde mental e a importância do autocuidado, retomando o debate iniciado ano passado durante a campanha Favela Cuida. O fechamento é das mulheres, com programação exclusivamente feminina e temas diversos, comprovando que lugar de mulher é onde ela quiser e lançando uma nova campanha para o festival: a Favela Delas.

As atividades serão apresentadas das 17h às 23h30, com exceção do sábado, que se estende até a madrugada com uma festa online realizada na Twitch. Ao longo dos cinco dias de programação, o público poderá acompanhar 10 debates, quatro mini oficinas e 20 apresentações musicais, além de 10 sessões de mentoria para negócios criativos e 18 minicursos em economia criativa.

Entre as atrações confirmadas estão Leonardo Padura, escritor cubano prestigiado mundialmente e grande voz das identidades latino-americanas, autor de “O homem que amava os cachorros” (2009) e do recente “Água por todos os lados” (2020); a cantora Tássia Reis (SP), apresentando sucessos de sua carreira, em especial de seu último disco, Próspera (2019); MC Mari, cantora baiana, sucesso do brega-funk e dona de hits como “Senta Concentrada“; e a banda curitibana Tuyo, que apresenta faixas de seu mais recente trabalho Chegamos sozinhos em casa (2021). A programação completa será divulgada em breve.

Outra novidade proposta pela edição é a realização de sessões de mentoria voltadas a 10 negócios criativos de periferias, visando a profissionalização e o incentivo ao espírito empreendedor. Além disso, o festival realiza na semana anterior à programação oficial, uma série de debates intitulada “Canal de Produção”, que reúne profissionais da economia criativa impactados pela crise econômica. Outro ponto de destaque é a “Corrente do Bem”, iniciativa que arrecadará recursos para organizações de favelas brasileiras, com o objetivo de auxiliar no combate à fome (que ameaça 60% dos lares do país) e nas medidas de cuidado contra a Covid-19.

Favela Sounds é realizado pela Um Nome Produção e Comunicação, com patrocínio da Oi via Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal, recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF e apoio do Oi Futuro. O projeto também conta com incentivo do Prêmio Funarte Festivais de Música 2020.

Serviço Favela Sounds 2021:
Quando: 7 a 11 de julho de 2021, a partir das 17h
Onde: Na sua casa, pela plataforma www.favelasounds.com.br
Programação: em breve
A programação é gratuita.