Rapper mineiro Edy X faz live de lançamento do disco de estreia - Kalango, O Preto Livre – 02 de fevereiro

Rapper mineiro Edy X faz live de lançamento do disco de estreia

MC de Belo Horizonte, mais precisamente da comunidade do Maria Goretti, o rapper Edy X lança seu…

MC de Belo Horizonte, mais precisamente da comunidade do Maria Goretti, o rapper Edy X lança seu primeiro álbum. O trabalho intitulado Kalango, O Preto Livre traz doze faixas e a produção vem assinada por Sérgio PererêCelson RamosCesar Lima, Clebin Quirino e DJ Sense. Além do time eclético na produção, Edy agregou outros nomes da música mineira nas participações com destaque para Samora N’Zinga na música “AoGostoNegro”, Michelle Oliveira em “Diáspora” , Eduardo DW dividindo as rimas em “Alfaiate”,  May na faixa “Mais Amor na Quebrada” e o próprio Sérgio Pererê marca presença na faixa título Kalango Preto Livre”.  O nome do disco é uma homenagem à herança ancestral e às tradições.  “Trago neste disco um resgate da memória ancestral que o próprio nome Kalango nos remete. Kalango é um estilo musical usado há muito tempo no sertão de Minas Gerais e em outros Estados, Eu cresci ouvindo meu avô fazendo esse calango onde ele mais algumas pessoas faziam uma roda com sanfonas e pandeiros, improvisação versos, sobre diversos temas da época muito parecido com a roda de freestyle dos Mc’s de hoje”, conta Edy.

O lançamento do álbum será realizado com live na terça-feira (02/02) às 20h, no canal do youtube do artista (link aqui: https://www.youtube.com/user/edyxmg).

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte

Fortalecendo as origens

Edy X tem no rap a sua principal forma de expressão, utilizando a música para falar das lutas e conquistas do povo negro e também para denunciar as mazelas.  Em seu trabalho o artista dialoga com o samba e com as raízes da cultura afromineira, construindo uma assinatura própria e realizando diálogos com artistas de estilos e gerações distintas. As músicas passeiam pela diversidade da música preta brasileira, incorporando o moderno e o tradicional, sem se prender aos padrões do estilo. O álbum vem sendo trabalhado antes mesmo do lançamento oficial, o artista já lançou dois clipes: a música “País de Fé”, em parceria com o músico Romilson Augusto, do Berimbrown, em 2019, e no início de 2020 o clipe da música “AoGostoNegro”, ambos os vídeos estão no canal do YouTube do rapper.

“Este disco foi feito pensando na liberdade de se produzir, de se expressar. Trago alguns resgate da memória e falo de diversos temas, como a desconstrução do machismo relacionamentos, religiosidades”, conta Edy X. Sobre o processo de criação o artista enfatiza o quanto se preocupou em refletir  a cultura local: “trago um flow bem regional valorizando a nossa música nosso jeito mineiro de ser, enfim queria  fazer um álbum para que todas as pessoas pudessem ouvir  no trabalho, em casa, nas reuniões de família nas festas, no carro, pra dançar”, conclui.

Serviço:

O quê: Live de lançamento do álbum Kalango, O Preto Livre – do rapper Edy X

Quando: 02  de fevereiro, 20h

Onde: https://www.youtube.com/user/edyxmg

Atividade Gratuita