Longa-metragem documental mergulha em reflexões e trajetórias de diversos artistas da cena hip hop nacional e internacional

Histórias e Rimas, de Rodrigo Gianetto estreia no Festival In-Edit 2021

Longa-metragem documental mergulha em reflexões e trajetórias de diversos artistas da cena hip hop nacional…

Longa-metragem documental mergulha em reflexões e trajetórias de diversos artistas da cena hip hop nacional e internacional

Gravado entre 2009 e 2019, o documentário “Histórias e Rimas”, de Rodrigo Gianetto, tem sua première dia 25 de junho na Mostra Brasil do Festival In-Edit 2021. Com depoimentos de renomados nomes da cena, como Racionais MC’s, Emicida, Negra Li, Projota, Thaíde, Karol Conká, Projota The Pharcyde, Dexter, Tássia Reis, Black Alien, GOG, entre outros, o filme faz um mergulho na intimidade desses artistas que transformam rimas autobiográficas em música. Em busca da reflexão sobre os cenários onde cresceram e se tornaram poetas urbanos, o filme mergulha nas realidades que levaram os rappers a ocupar os espaços hoje ocupados por eles.

Criado na zona Sul da capital paulistana, Rodrigo Gianetto cresceu próximo ao movimento hip hop: “Onde eu vivia os jovens escutavam samba ou rap. Eu fazia parte do movimento a partir do momento que decidi me integrar e conhecer mais das periferias próximas. Fiz amigos que me ajudaram nesse mergulho nesse universo”, comenta. “Eu cantava em grupo de rap, organizava eventos aos 15 anos no Ipiranga, na favela de Heliópolis. Ao longo dos anos, quando me tornei diretor, decidi filmar a intimidade que nenhuma reportagem de televisão teve acesso”, explica o diretor, que apresenta em seu filme a vida real desses artistas e a essência das rimas de maneira aprofundada.

Com cenas de São Paulo ao Rio de Janeiro, Los Angeles à Nova York, o diretor mergulha no universo desses artistas que refletem desde o início de suas trajetórias em como essa busca incessante por espaço, em cenários tão desiguais e estigmatizado, os fizeram ter ainda mais resiliência e vontade de aparecer para o mundo. No geral com rimas autobiográficas, esses jovens retratados colecionam fãs e quebraram barreiras sociais ao conquistar desde as periferias onde cresceram aos palcos de grandes festivais.

O filme, que estava previsto para estrear em 2020, teve o lançamento adiado por causa da crise global causada pela COVID-19. “Seria a primeira vez que os maiores artistas do rap nacional ocupariam salas comerciais de cinema. Como sempre mereceram e ainda merecem. Mas temos a honra de estrear no grande festival que contempla produções dedicadas à música, é uma honra”, comenta Rodrigo.

Rappers participantes:

André Ramiro, Black Alien (Gustavo), BIG, B Negão, DBS Gordão Chefe, Cappadonna, Dexter, DJ Hum, Dj KL Jay, Don Pachino, Edgard, Edi Rock, Eli Efi, Elly DMN, Emicida, Fernandinho Beat Box, Flora Matos, Gaspar Zafrica, GOG, Helião RZO, Ice Blue, Jr RDG, Kamau, Karol Conka, Kauan MC, Lino Krizz, Lounge LO, Mano Brown, Marcelo D2, Marechal MC, Markão DMN, Max B.O, NDEE Naldinho, Negra Li, Pac Div, The Pharcyde, Power Tongue, Pregador LUO, Preta Rara, Projota, Rafael LDC, Rappin Hood & Posse, Rincon Sapiência, Rubia RPW, Sabota Jr , Sandrão RZO, Shame, Sick Jacken, Sophia MC, Sombra MC, SP Funk, Speed, Tassia Reis, Thaíde, W.O RPW, Ylsão Negredo.

Serviço:

Estreia de “Histórias e Rimas”, de Rodrigo Gianetto”, no Festival In-Edit 2021
Data: 25 de junho
Horário: 22h, acesso gratuito com limite de visualizações in-edit-brasil.com

Rodrigo Gianetto é diretor de conteúdo audiovisual, criativo e diretor de formatos televisivos e cinematográficos. Contribuiu com networks como TV Globo, HBO, MTV, Sony Music, UFC Network, Discovery Channel, National Geographic, Google, Warner, Globosat, SescTV, Universal Music e produtoras como Real Filmes, Endemol Shine Br, Floresta Produções, Conspiração Filmes, Academia de Filmes, Elo Company entre tantas outras realizando dezenas de séries, programas de tv, branded content, musicais e filmes.

Formatou, dirigiu e co-produziu reality shows, docu realities de sucesso como 200 Graus com o Chef Henrique Fogaça para Discovery Channel H&H. Em 2019 e 2020, dirigiu o primeiro reality show musical do Google/Youtube “O PRÓXIMO NRO 01 VILLA MIX”, um formato Endemol, branded content de Brahma e Villa Mix. O programa bateu vários recordes e venceu em Cannes o “Branded Content of the Year”, pela CIAwards 2019. Também criou e dirigiu uma série 06 de filmes documentários longa metragem para Globosat/UFC, chamado “Espírito da Luta” exibidos para mais de 180 países Inaugurou em 2019 o canal francês de conteúdo afro urbano TRACE no Brasil. Atualmente é o diretor geral de uma série com produção Endemol Shine Br para HBO, com lanç amento para 2021.

Foram mais de 120 shows/produções musicais em DVD, VOD ou programação de TV e mais 60 videoclipes de artistas renomados como Luan Santana, Snoop Dogg, Paula Fernandes, Jorge e Mateus, CPM22, Zezé di Camargo e Luciano, Natiruts, Projota, Racionais MCs, entre outros.

Premiações: Venceu em Cannes o “Branded Content of the Year”, pela CIAwards 2019, VMB Video Music Brasil 2006, 2007, Prêmio Multishow 2005, 2007, Grammy Latino Melhor DVD, 04 Prêmios Qualidade Brasil, Branded Content of the year pela CIAwards 2019.

Sobre o Festival

O In-Edit Brasil é um evento cinematográfico que tem como objetivo fomentar a produção e a difusão de filmes documentários que tenham a música como elemento integrador. O Festival nasceu em Barcelona em 2003 e hoje é realizado em diversos países como Espanha, Chile, Grécia e Holanda. No Brasil, o IN-EDIT acontece desde 2009. A 13ª edição do Festival será realizada de forma online, de 16 a 27 de junho, com mais de 50 filmes nacionais e internacionais inéditos no circuito comercial, anuncia a programação de 2021.Pelo segundo ano consecutivo, devido à covid-19, o festival acontece de forma online, alcançando todo território nacional. Toda a programação estará disponível na plataforma do festival, in-edit-brasil.com