Red Bull Batalla reuniu público de 14 mil pessoas em 2019 e teve ingressos esgotados em menos de 24 horas (Crédito: Gianfranco Tripodo/Red Bull Content Pool)

É hoje! Com transmissão ao vivo, final nacional de batalha de rimas

Um dos principais torneios da modalidade, Red Bull FrancaMente reúne finalistas para a grande decisão a partir das 17h deste domingo (18)

Assista Agora, Ao vivo e de Graça!

Alguns dos mais talentosos artistas do País se reunirão em uma espécie de “ringue lírico” para a grande decisão nacional do Red Bull FrancaMente neste final de semana. Uma das principais batalhas de rimas do Brasil, o evento contará com 16 finalistas, de diferentes Estados, em busca do título da competição. No comando da decisão e da transmissão, fortes referências do rap: Kamau, Mamuti e Carol Anchieta; e um júri de peso: Clara Lima, Max B.O. e Slim, que decidirão quem será o grande vencedor desta edição. Com transmissão ao vivo por meio do canal oficial do evento no YouTube, o público poderá acompanhar todos os duelos a partir das 17h deste domingo (18).

Um dos representantes de Brasília na busca pelo título nacional é o Gomes, nome presente na cena de batalha e, por conta da visibilidade que essas disputas o deram, hoje consegue até complementar a sua renda com as rimas. “Eu sou artista de rua, seja nas batalhas ou dentro dos transportes públicos fazendo rima de improviso. Consigo levar alegria para as pessoas em ambientes nem tão alegres, e nas músicas que faço eu deixo um pedaço do que penso sobre tudo e como me sinto. O freestyle salva vidas, tira pessoas do crime e está sempre somando, fazendo com que pessoas passem seu conhecimento adiante”. Já Kaemynem viveu um processo natural até encontrar a modalidade e, atualmente, as rimas da rapper são muito elogiadas na cena local. “Quando fui crescendo, o rap me encantou e eu comecei a tentar escrever e soltar uma rimas ‘do nada’ “.

Os dois brasilienses enfrentarão artistas de Norte a Sul do Brasil, que representam Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador. Os finalistas se destacaram, inicialmente, diante de mais de 300 MCs de todo o País que se inscreveram na disputa e, posteriormente, chamaram a atenção dos jurados durante a Seletiva Nacional do evento, que também contou com transmissão ao vivo e reuniu digitalmente um engajado público de mais de 6 mil pessoas simultâneas. Agora, os finalistas duelarão entre si e apenas um se consagrará como o grande campeão do torneio.

“Pelas seletivas, pudemos ver que o nível geral de competitividade foi bem bacana. Para a final, acredito que os MCs devem ter em mente quatro pilares: conteúdo (o que se fala), técnica (como se fala), musicalidade (flow), performance (entrega/presença de palco). Não adianta ser mestre em um dos fundamentos se não desenrolar nos outros também. É necessário equilíbrio para ser um artista completo”, conta Mamuti.

Adaptada com exclusividade à língua portuguesa, a competição chega à segunda edição no Brasil e foi inspirada no Red Bull Batalla, evento expoente do rap no mundo que promove batalhas entre países de língua espanhola, e que já reuniu um público de mais de 14 mil pessoas. Neste ano, a versão nacional do evento trouxe novidades ao público brasileiro, como um formato mais digital e a criação de um aplicativo exclusivo, que funciona como uma rede social dos rappers e possibilita que artistas de diferentes localidades se conectem, interajam e, claro, batalhem.

O Red Bull FrancaMente conta com a parceria da TuneCore, distribuidora de músicas oficial do evento.

Assista aqui a batalha final do Red Bull FrancaMente: