Projeto Barras Maning Arretadas terá uma programação de lives e lançamento de duas cyphers. Angola, Brasil, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe, França, Cuba e Bolívia estão representados no evento

Dia da Mulher tem programação online com rappers mulheres de 8 países

Projeto Barras Maning Arretadas terá uma programação de lives e lançamento de duas cyphers. Angola,…

Projeto Barras Maning Arretadas terá uma programação de lives e lançamento de duas cyphers. Angola, Brasil, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe, França, Cuba e Bolívia estão representados no evento

O projeto de rimas Barras Maning Arretadas terá uma programação bastante especial no Dia Internacional da Mulher, no próximo dia 08 de março.

Rappers mulheres de oito países estarão na programação da plataforma. Angola, Bolívia, Brasil, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe, França e Cuba são os países que estarão reunidos nesse evento, que ocorre as 19h do Brasil, com transmissão no Facebook e YouTube da plataforma.

A programação contará com o lançamento de duas cyphers, bate-papo e shows online.

As cyphers são músicas em parcerias entre as artistas. Em uma delas estarão Sharilayne (Brasil), Nina Uma (Bolívia) e Zafa MC (São Tomé e Príncipe). Na outra, estarão L’ Originale K (França), Guiggaz M Power (Moçambique), Muleca XIII (Brasil/Portugal) e HEFZI-BA (Cuba).

Em ambas as cyphers, os beats são da moçambicana Carina Houston, a única beatmaker do seu país.

Cada uma das artistas que estarão na programação tem uma enorme representatividade no cenário do rap de seus países.

Sharylaine e Nina Uma são as primeiras rappers dos seus países, respectivamente, Brasil e Bolívia, bem como são mentoras de vários projetos buscando reunir o maior número de rappers mulheres possível. Zafa MC também é uma expoente no seu país, apesar de só ter 18 anos, por ser a primeira rapper mulher a gravar uma música de rap em São Tomé e Príncipe, país insular, com cerca de 200 mil habitantes.

Na outra cypher, Guiggaz M Power é criadora de um projeto que reúne o maior número de mulheres possível, o Revolução Feminina, além de conceder cursos de formação de temas em torno do feminismo. A francesa L’Originale K é reconhecida em seu país, sobretudo por trabalho em prol da inclusão social de crianças autistas, bem como possui várias parcerias com artistas africanos, com destaque para o projeto Françafrique, idealizado a partir do país africano Gabão, que foi por via desse projeto que ela chegou ao Barras Maning Arretadas.

Muleca XIII, brasileira que reside em Portugal, e Hefzi-BO, de Cuba, ganharam destaque em seus países vencendo batalhas de rima. Nessas batalhas, constantemente elas eram as únicas mulheres e eram obrigadas a enfrentar o machismo até mesmo nos improvisos.

Quem também conseguiu destaque nacional e internacional através das consecutivas vitórias em batalhas de rima foi a angolana Meduza MC. A artista iria participar dessa cypher era Meduza, mas adoeceu e não conseguiu concluir a gravação, após enviar uma primeira versão, já que teve problemas de saúde. Recuperada, ela foi merecidamente convidada a participar de uma das lives-show. Além disso, irá compor outra cypher do projeto, que irá lançar 30 clipes durante o ano de 2020, com artistas de mais de países, buscando equidade entre as nações e também de gênero.

A apresentação desse evento ficará por conta das brasileiras Larissa Galvão e Turmalina MC, ambas são artistas do interior do Nordeste brasileiro. Larissa é natural de Mossoró no Rio Grande do Norte e organizadora do Slam RN. Já Turmalina MC é natural de Campina Grande, na Paraíba. Entre outros projetos, organiza a Turmalive, promovendo os trabalhos de artistas de várias partes do Nordeste.

Programação – DIA INTERNACIONAL DA MULHER:

Lançamento de cyphers internacionais exclusivas de mulheres

Lives-show

Promoção: Barras Maning Arretadas

———————————-

CYPHER PIONEIRAGEM com as rappers pioneiras de três países:

Sharylaine – Brasil

Nina Uma – Bolívia

Zafa MC – São Tomé e Príncipe

———————————-

CYPHER MULHERES MC’S com destaques do rap de quatro continentes

Muleca XIII – Brasil/Portugal

L’ Originale K – França

HEFZI-BA – Cuba

Guiggaz M Power – Moçambique

———————————–

BEATS

Carina Houston – Moçambique

———————————–

LIVE-SHOW

Meduza – Angola

———————————–

APRESENTAÇÃO:

Larissa Galvão & Turmalina – Brasil

———————————-

HORÁRIO:

19h do Brasil

———————————-

TRANSMISSÃO:

Youtube.com/barrasmaningarretadas

Facebook.com/barrasmaningarretadas