Dexter 8º Anjo

Dexter faz show online para comemorar os 40 anos do Teatro Sérgio Cardoso

Transmissão será pela plataforma #CulturaEmCasa nesta sexta-feira 6 de novembro, às 21h

Referência no hip hop nacional, Dexter 8º Anjo, é o convidado desta sexta-feira, 6 de novembro, na série Teatro Sérgio Cardoso 40 anos.

O show será transmitido a partir das 21h pela plataforma #CulturaEmCasa, criada em abril pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerida pela Organização Social Amigos da Arte.

São 30 anos de estrada e muitos shows. Em 1990, ainda como Marcos Fernandes Omena, criou o Snake Boys, seu primeiro grupo de rap, ficando conhecido na região do ABC paulista. Em 1991, Marcos adotou o apelido de Dexter. Ao ler a biografia de Martin Luther King, viu que Dexter era o nome de um dos filhos do líder do movimento negro nos EUA e que significava destro, ligeiro, esperto e sagaz.

“Esta experiência de gravar no Teatro Sérgio Cardoso foi muito significativa porque este é um espaço de grande expressão no cenário cultural de São Paulo. Ter sido convidado para fazer parte deste projeto de comemoração dos 40 anos do teatro demonstra que o rap é reconhecido, além de valorizar a nossa intenção de levar música para o maior número de pessoas”, afirma Dexter.

Sobre a série Teatro Sérgio Cardoso 40 anos:

A série, lançada no dia 10 de julho deste ano, faz parte da comemoração de aniversário do Teatro Sérgio Cardoso, um dos principais teatros de São Paulo, que completou quatro décadas no mês de outubro. Pensando em disponibilizar cultura e entretenimento, de qualidade, gratuitamente, ao maior número de pessoas, toda sexta-feira, às 21h, é veiculada apresentação de artistas que gravaram especiais no Teatro Sérgio Cardoso sem plateia. Compositores, músicos, cantores e atores foram convidados a se apresentar no teatro vazio. Uma experiência única para cada um deles e também para quem acompanhar a série na plataforma #CulturaEmCasa. Já se apresentaram na série a cantora Ana Cañas, o pianista Vitor Araújo, o ator e palhaço, Raul Barreto, do grupo Parlapatões, Simoninha, a atriz Lara Córdulla, a banda Ira!, o bailarino e coreógrafo Jorge Garcia, a artista Lívia Mattos, o músico Maurício Fleury, Rappin’ Hood, Sérgio Britto, Josyara, Chico César e a dupla de músicos Prettos.

“A plataforma #CulturaEmCasa tem em seu DNA a missão de agregar conteúdos culturais amplos e diversos e que alcance gratuitamente o maior número de pessoas. E que também possibilite experiências inéditas para os protagonistas da cultura e arte. Por isso, a criação da série Teatro Sérgio Cardoso 40 anos, que traz um formato diferenciado para os artistas”, afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.

Sobre a plataforma #CulturaEmCasa:

A plataforma #CulturaEmCasa foi lançada no dia 20 de abril. Seu objetivo é ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuito. Nos seis primeiros meses, registrou cerca de 2 milhões de visualizações e 1,5 mil conteúdos disponibilizados.

O conteúdo é gerado pelas instituições culturais vinculadas à Secretaria, por instituições parceiras e por artistas e produtores culturais independentes, que são remunerados pelo licenciamento. Trata-se, portanto, de um instrumento de geração de renda e oportunidades para o setor cultural e criativo de São Paulo.

Realizado pela plataforma, o Festival #CulturaEmCasa apresenta lives de artistas representativos da diversidade cultural de São Paulo, como Renato Teixeira, José Celso Martinez Corrêa, Supla, Sérgio Mamberti, Tom Zé, André Abujamra, Cássio Scapin, Erasmo Carlos, o pianista Marcelo Bratke, Paula Lima e Alaíde Costa, Digão (Raimundos), João Suplicy, Lucy Alves e Rodrigo Penna. É transmitido de sexta a domingo, às 21h30.

A plataforma segue apresentando as lives do Intensivão #CulturaEmCasa (que atualmente ocorre de segunda a quinta-feira às 17h). O Intensivão é uma série de aulas e palestras com temas diversos relacionados à arte e à criatividade. Já participaram nomes como Marcelo Tas, Débora Tabacof, Estéfi Machado, Ivam Cabral, Rita Von Hunty e Dona Jacira, Paulo Jackson (do Museu Catavento), Renata Lipia, William Coelho e Rogério Zaghi (Osesp), Moreira de Acopiara, Donny Correia, entre outros.

Ainda no formato live, a plataforma #CulturaEmCasa também lançou no dia 29 de junho, o programa #DiálogosNecessários, que reúne pensadores e profissionais de diversas áreas para reflexões plurais com abordagens diversificadas e antagônicas. Os encontros são moderados pelo ensaísta e professor de Literatura João Cezar de Castro Rocha e pelo jornalista Martim Vasques da Cunha. O #Diálogos Necessários é veiculado às segundas e quartas-feiras, às 17h.

Na plataforma, também é possível acompanhar o #SPGastonomia, lançado no dia 6 de julho. De segunda a quinta-feira, às 19h30, chefs, nutricionistas e especialistas brindarão o público com aulas, receitas, histórias, curiosidades e debates sobre diversos temas relacionados à gastronomia de São Paulo. É uma grande vitrine da diversidade e da qualidade do setor. As lives têm nomes como Lucas Corazza, Mohamad Hindi, André Boccato, Morena Leite e Lucas Bernardini, Fabrízio Fasano Jr, Roberta Sudbrack, o Chef teen Eduardo Prado, Dri Knapp e Angelita Gonzaga.

A plataforma reúne também conteúdos inéditos das instituições da Secretaria, entre as quais a OSESP, a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, o Museu da Imagem e do Som, o Museu do Futebol, o Museu da Diversidade Sexual, a São Paulo Companhia de Dança e o Projeto Guri.

Serviço:

Série: Teatro Sérgio Cardoso 40 Anos – Dexter 8º Anjo
6 de novembro de 2020 às 21h
Plataforma:
www.culturaemcasa.com.br