Música feminina, preta e independente. É daí que parte o Festival Frequências Preciosas, que acontece entre os dias 21 e 23 de maio, às 19h, pelo YouTube.

Artistas negras e afro-ameríndias estrelam Mostra Frequências Preciosas

Festival é realizado por plataforma focada em cantoras independentes e traz seis artistas negras baianas como atrações

Música feminina, preta e independente. É daí que parte a Mostra Festival Frequências Preciosas, que acontece entre os dias 21 e 23 de maio, às 19h, pelo YouTube. Uma realização da plataforma Frequências Preciosas (@frequenciaspreciosas), a Mostra reúne seis cantoras baianas em uma celebração à arte de mulheres negras e afro-ameríndias da música brasileira independente. Na programação, pocket shows das artistas Aiace, Amanda Rosa, Iane Gonzaga, Ivana Gaya, Viviane Pitaya e Emillie Lapa.

Inteiramente gratuito, O Festival integra a programação do 1º Congresso Frequências Preciosas, evento realizado em março que movimentou a cadeia produtiva da música independente, durante três dias intensos de programação, com palestras e mesas-redondas que envolveram 15 especialistas, e reunindo mais de 250 participantes, entre artistas e profissionais de música de todo o país.

Uma plataforma de ações culturais, com difusão, formação e pesquisa, o projeto Frequências Preciosas vem – desde maio de 2020, quando foi criado pela artista baiana Viviane Pitaya – desenvolvendo um importante trabalho de mapeamento e divulgação de trabalhos musicais em todo o Brasil. A iniciativa já mapeou mais de 500 cantoras-compositoras negras e afro-ameríndias da cena independente ao redor do Brasil e divulgou trabalhos de 50 delas, de 37 cidades e 14 estados diferentes.

Projeto contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Programação – Com apresentação da rapper baiana Udi Santos, a Mostra Festival Frequências Preciosas contará com três dias de programação on-line e gratuita, entre dos dias 21 e 23 de maio, transmitida pelo canal oficial do Frequências Preciosas no YouTube (bit.ly/3hn64Sv), sempre a partir das 19h. As artistas Aiace e Amanda Rosa abrem a programação na sexta-feira (21). Ambas acabam de lançar trabalhos bastante recentes. Aiace acaba de lançar “Amarelocura”, primeiro single de seu novo trabalho solo, o segundo da carreira. Já “Dança do Viver” marca o novo lançamento de Amanda Rosa, música que conta com clipe especial lançado no Dia das Mães.

No sábado (22), é a vez de Iane Gonzaga e Ivana Gaya comandarem os shows do Frequências. Cantora, compositora e musicista, Iane Gonzaga está prestes a lançar seu primeiro EP “Territóriamente”, mas já antecipou a faixa “Colé de Mermo”, disponível em todas as plataformas. Também em todos os streamings de música, “Magia Negra” é o EP mais recente de Ivana Gaya, que apresenta um pouco dele no pocket.

Fechando a programação, no domingo (23), também a partir das 19h, a Mostra traz as apresentações de Viviane Pitaya, idealizadora do projeto, e Emillie Lapa. A cantoautora, Viviane Pitaya tem “Chá de Camomila” como um dos seus lançamentos mais recentes. “Morro” é o trabalho mais recente de Emillie Lapa que traz um para o palco também um pouco do seu trabalho como percussionista.

Serviço:

Mostra Festival Frequências Preciosas
Data: 21 a 23 de maio de 2021 (sexta-feira a domingo)
Horário: 19h
Plataforma: YouTube Frequências Preciosas – bit.ly/3hn64Sv
Mais informações: www.frequenciaspreciosas.com.br/congresso
Evento Gratuito