Divulgação Festival Sons da Rua - Créditos da Foto: @mynameisvitu

Hip Hop: Festival Sons da Rua terá o maior lineup desde a sua criação

Em edição histórica, o festival terá o maior lineup, desde a sua criação. Evento acontece…

Em edição histórica, o festival terá o maior lineup, desde a sua criação. Evento acontece no dia 14 de outubro no Memorial da América Latina

O Sons da Rua vem trazendo consigo uma trajetória de sucesso ao longo de seis edições, buscando apresentar ao público o melhor do hip hop e suas vertentes. No próximo dia 14 de outubro, sábado, o festival chega ao Memorial da América Latina para a maior edição de sua história. Este ano, o evento ocupa os dois lados do Memorial, terá 2 palcos e mais de 35 atrações, ao longo de mais de 10 horas de muita música.

Chegando a mais um ano, o festival anuncia a sua programação completa. Entre os destaques do palco principal estão as apresentações de Djonga, Don L, Tasha & Tracie (part. MC Luanna), MC Dricka, Orochi (part. Borges), Kyan, Duquesa, Vulgo FK (part. Ryu The Runner) e Favela Vive (ADL convida MC Marechal, Major RD, MV Bill, Kmila CDD).

Um dos rappers mais populares do país, Djonga mescla referências da cultura pop com críticas afiadas em suas composições. O músico apresenta as músicas do seu último disco “O dono do lugar” (2022), onde aborda a opressiva masculinidade imposta ao homem preto, a força das mulheres na construção de um mundo novo, racismo, família e o mercado da música.


Gabriel Don L é certamente um dos rappers mais originais do país. Forjado no rap de Fortaleza, o rapper dialoga com o trap funk hegemônico, revolucionando seus formatos e subvertendo criativamente sua temática gangster. Artista premiado, Don L acaba de lançar uma versão remix de “favela venceu”, ao lado de Djonga e Bakkari.

A dupla Tasha & Tracie é outra atração incrível do festival deste ano. As paulistanas possuem fortes referências negras e periféricas, que as inspiram para continuar levando seu trabalho. Em suas letras carregam falas sobre empoderamento, conquista e autoestima. “TANG”, “Salve”, “SUV” e “Diretoria” são algumas das músicas que estarão no setlist do show. A MC Luanna, conhecida por trazer para o rap e trap brasileiro composições que exaltam a sagacidade da mulher preta e de favela, é a convidada das gêmeas.

Mulher preta, periférica e declarada LGBTQIA+, MC Dricka é conhecida como Rainha dos Fluxos, pelas músicas com mensagens afiadas, letras diretas, que elevam a autoestima das mulheres. Dentre os seus maiores sucessos estão “Empurra Empurra”, “38 Carregado”, “Vai Fazer Carão”, “Bate Bate”, “Nós Tem Um Charme Que É Dahora”, que acumula cerca de 40 milhões de streams e mais de 100 milhões de views no YouTube.

Orochi fez seu nome nas batalhas de rima em São Gonçalo, no Rio. Arrastando milhares de fãs, lançando músicas que entraram no gosto do público, o artista da Mainstreet apresenta as faixas de seu último álbum, “Vida Cara”, lançado em janeiro. Entre os destaques estão as parcerias com o norte-americano Trippie Redd, que está presente em duas faixas: “O Iluminado” e “City of God”, Filipe Ret, Djonga, Baco Exu do Blues, Vulgo FK, Chefin, Tasha & Tracie, Sain e MD Chefe são outros feats do disco. O artista recebe Borges, rapper e integrante da família Mainstreet Records, no palco do Sons da Rua.

Já o rapper Kyan, apresenta seus sucessos pela primeira vez no festival. Em 2022, o músico lançou o disco “Dias Antes de Mandrake”, seu primeiro álbum de estúdio. O artista vem buscando cada vez mais a sua musicalidade, unindo elementos do funk e do trap. Recentemente, o artista apresentou o EP “UM Quebrada Inteligente”, em colaboração com o DJ e produtor Mu540.

Ainda entre as novidades, a edição 2023 do Sons da Rua recebe a voz em ascensão no rap nacional, Duquesa. Dona de faixas que vão do R&B ao trap, a artista encontra inspiração em músicas antigas de cantores como Dolores Duran, Péricles, Alcione e Maria Bethânia. A artista lançou recentemente o álbum “Taurus”, em um novo momento na carreira.

Vulgo FK promete surpreender o público do festival. Conhecido por hits como “Oi, Como Cê Tá?”, “Desce Aí”, “Dior”, e “Prada”, sucessos que somam mais de 30 milhões de views só no YouTube. Recentemente, o artista lançou o aguardado álbum “Perdas & Ganhos”. O disco traz a esperada track “Ballena”, hit que viralizou nas redes sociais antes do lançamento oficial. No palco do festival, o rapper convida Ryu, The Runner, rapper baiano que lançou recentemente a faixa “Me Sinto Oruam”.

O Sons da Rua também será palco do Favela Vive, um projeto capitaneado pelo grupo de rap ADL (Além da Loucura). Reconhecidos entre a nova geração carioca por expressar nas suas letras o bom rap de mensagem com originalidade no flow e métrica. Em um show costurado com manifesto e musicalidade, o repertório canta os sonhos e as realidades das comunidades do Rio de Janeiro. Na ocasião, os integrantes do ADL recebem os convidados: MC Marechal, Major RD, MV Bill e Kmila CDD.

Com improviso e muita criatividade em rimas que variam desde situações rotineiras até posicionamentos sociais, o evento se transforma numa arena de batalha. No palco de Batalhas de Rima, patrocinado pela Head & Shoulders, os MC’s se reúnem para duelar e desafiar os seus oponentes. A escolha do MC vencedor será durante o festival.

Uma das características marcantes do Sons da Rua é a revelação de novos talentos do rap, através do subprojeto chamado “Seletivas de Novos Talentos”. O concurso que ocupa um espaço de atuação e articulação no campo social, apresenta novos nomes e sons das periferias urbanas do país. Os finalistas, escolhidos pelo público, sobem ao palco principal e apresentam suas composições em formato “ao vivo”. E ainda, o rapper Ramalho, ganhador da edição 2022, faz show exclusivo durante o festival.

Durante o evento, além de conferir a programação extensa, o público conta com um cardápio de comes e bebes todo especial. As marcas White Horse, TNT e Itaipava são os patrocinadores presentes nessa área da festa.

Para os fãs do Sons da Rua, a edição deste ano contará com uma linha de produtos exclusivos. Camisetas, copos, bonés, stickers, entre outros produtos estarão disponíveis na lojinha do Sons.

Além das mais de 10 horas de música, entretenimento e diversão, o Sons da Rua também contará este ano com uma ação social. O festival está realizando a revitalização de uma quadra de esportes no bairro do Limão. O projeto faz parte de uma iniciativa encabeçada pela InHaus, em parceria com a ZAP Imóveis, patrocinadora do festival.

O Sons da Rua chama atenção por colocar São Paulo na rota dos grandes eventos pelo país, e teve a sua primeira edição em 2016. O festival também permite a difusão e o intercâmbio artístico cultural, que coloca em pauta a produção musical da cena do hip hop nacional. Mano Brown, Emicida, Criolo, Karol Conká, Tássia Reis, Drik Barbosa, Black Alien, Filipe Ret, Rincon Sapiência e BK são alguns dos artistas que já subiram ao palco do Sons.

O festival, criado pela Agência InHaus, passa a fazer parte da plataforma Sons da Rua. Com uma programação que envolve shows, websérie e outros produtos, a iniciativa é uma forma de incentivar e contribuir para a expansão da cultura.

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apresenta a 6ª edição do Sons da Rua.

Dia: 14 de outubro

Local: Memorial da América Latina

Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo – SP

Ingressos: Ticket 360

Classificação: 16 anos

Abertura dos portões: 11h