Foto Eddie Silva

Festival Sarau-Vá promove shows gratuitos com artistas consagrados, na Praça da Bíblia, em Ceilândia

Ponto BR, Ministereo Público Sound System, Alessandra Leão, Jéssica Caitano e Rapadura Xique-Chico estão entre…

Ponto BR, Ministereo Público Sound System, Alessandra Leão, Jéssica Caitano e Rapadura Xique-Chico estão entre grupos e artistas que compõe a programação

No próximo final de semana, 6 e 7 de abril, a Praça da Bíblia, território icônico de Ceilândia, será palco da celebração dos 10 anos de Sarau-Vá, tradicional movimento cultural que reúne a poesia marginal com o hip hop e a cultura popular. Para celebrar uma década de encontros históricos, o Festival Sarau-Vá, promove, a partir das 16h, uma programação potente e plural, além de inteiramente gratuita. São dezenas de apresentações e artistas em mais de 15 horas de celebrações.

Organizado pela Arsenal do Gueto Produções, com realização da Associação Encanteria Cultural, o Festival é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF).

“Lá no início, há 10 anos, a gente só queria um motivo para encontrar os amigos e ouvir poesia, não tínhamos noção da proporção que esse movimento iria tomar. Nos juntávamos num bar, muitas vezes sem som nem microfone, mas a necessidade de ter um espaço para ver, ouvir e falar para os nossos, fez com que mais pessoas se identificassem e fizessem o Sarau Voz e Alma ganhar essa força que tem hoje. De lá para cá, foram mais de 500 edições que inspiraram e seguem incentivando outros movimentos. A expectativa é que este Festival se torne um marco para Ceilândia, justamente por isso, pensamos e criamos uma programação que trouxesse a pluralidade cultural que esta cidade representa”, relembra Guilherme Azevedo, idealizador do Sarau-Vá.

Do rap ao samba

No primeiro dia de Festival, (6/04), representantes da cultura e cena musical candanga como DJ Pops, cortejo brincante de encantarias Onça Yayá e grupo Coco de Quebrada abrem os caminhos para os shows da noite.  A partir das 20h, as pernambucanas Jéssica Caitano e Alessandra Leão – cantora indicada ao Grammy Latino em 2019 com o álbum Macumbas e Catimbós –, compartilham o palco. Às 23h, após apresentação da Roda de Poesia e da mixagem do DJ Umiranda, o coletivo que reúne alguns dos principais guardiões da nossa cultura tradicional e premiado como melhor grupo regional no Prêmio da Música Brasileira, o Ponto Br (PE/MA/SP), promete um show encantador.

No segundo dia (07/04), o ritmo continua com o repertório dançante da DJ Jake. Às 17h, Glória Bonfim (RJ) e Filhos de Dona Maria se juntam no palco. Domingo, logo depois da Roda de Poesia, às 20h30, o duo Surra de Rima (PE) divide a cena com o rapper Rapadura Xique-Chico (CE). A partir das 21h30, a DJ Odara prepara o público para receber os baianos do Ministereo Público Sound System que encerram o Festival ao lado das cantoras Laady B e Negra Eve.

“Para mim, é um grande prazer fazer parte desse movimento que acompanho e estou junto desde o início. Sempre estive lá, apoiando meus amigos, e é incrível ver esse movimento crescer e se tornar gigante como ele é, abraçar tanta gente e tanta gente o abraçar, como a poesia que é, de fato, a poesia da quebrada, essa diversidade linda que começou ali bem tímida e se tornou a voz de tanta gente, um espaço onde as pessoas podem ser o que elas são e podem libertar tudo aquilo que os aprisionam. Esse é o Sarauvá”, comenta Rapadura.

Esquenta Sarau-Vá

No dia 5 de abril, a partir das 19h, a Casa Akotirene será palco de uma edição de esquenta. Sob o comando da MC Ayoola, o Sarau da Quarta trará as poesias e rimas de Paz, Zahir, Luiza Mil Fitas, Sarah Benedita, Dora Revolusie e Bia Blackman. Nas pick-ups, a DJ Janna garante o ritmo, enquanto o coletivo Cypher, composto por Dark, Ayoola, Negra Eve e Cristyle, encerram a noite.

Confira programação completa:

Sábado – 6 de abril:

  • 16h: DJ Pops

  • 17h: Cortejo da Onça Yayá (Casa Moringa)

  • 18h: Coco de Quebrada

  • 19h: DJ Pops

  • 20h: Alessandra Leão + Jéssica Caitano

  • 21h: Roda de Poesia

  • 22h: DJ Umiranda

  • 23h: Ponto BR

  • 00h: DJ Umiranda

Domingo – 7 de abril:

  • 16h: DJ Jake

  • 17h: Glória Bonfim (RJ) + Filhos de Dona Maria

  • 18h30: DJ Ketlen

  • 19h30: Roda de Poesia + Cypher

  • 20h30: Surra de Rima (PE) + Rapadura

  • 21h30: DJ Odara Kadiegi

  • 22h30: Ministereo Público Sound System (SSA) + Laady B + Negra Eve

 

Festival Sarau-Vá na Praça da Bíblia:

Data: 6 e 7 de abril

Local: Praça da Bíblia, Ceilândia, Distrito Federal