Novo álbum de Tássia Reis já está entre nós; ouça ‘Próspera D+’ Tulipa Ruiz, Urias, Preta Ary, Monna Brutal e Melvin Santhana estão nas participações especiais

Festival reúne Tássia Reis, Thiago El Niño e outros artistas em São Paulo

5ª edição do projeto, guiada pelo tema “Entralhe Cultural”, reúne ainda gastronomia indígena, rodas de…

5ª edição do projeto, guiada pelo tema “Entralhe Cultural”, reúne ainda gastronomia indígena, rodas de conversa, performances de teatro, dança e artes visuais. Todas as ações terão entrada gratuita

Realizado pelos coletivos residentes do Espaço Cultural CITA, o Circuito de Integração de Todas as Artes acontece anualmente, desde 2015, e tem como objetivo promover o encontro entre diversas manifestações artísticas produzidas em equipamentos culturais independentes nas regiões paulistas.

Dessa vez, a edição nasce inspirada no verbo “entralhar”, utilizado por pescadores para se referir ao trabalho de tecer as redes de pesca, fazer remendos ou fortalecer a costura da mesma. Aqui, o termo é utilizado para se referir a rede de cultura que acontece na região sudoeste de São Paulo.

“Estou no Espaço Cultural Cita desde sua fundação e quando olho para o importante trabalho realizado, desde o início até hoje, eu o reconheço como um local onde os artistas seguem dialogando com o entorno, realizando troca e fortalecimento mútuo. Foi a partir deste olhar que idealizei o “Entralhe Cultural”, pedindo licença à cultura da pesca para usar este termo em nossa rede cultural urbana e periférica”, relata a artista, produtora e idealizadora Paloma Xavier.

Partindo desse tema, gastronomia indígena, rodas de conversa, performances de teatro, dança, artes visuais e música se encontram na Praça do Campo Limpo, Espaço Cultural CITA, Casa de Cultura Campo Limpo e SESC Campo Limpo de 15 a 24 de julho.

Para abrir caminhos, o Festival traz uma intervenção de grafite “Tecendo Afeto nos Muros”. A performance será conduzida por cinco importantes nomes da cena: Nenê Surreal, Carolina Itza, Italo Raphael, Karine Guerra e o artista plástico Uberê Guelé. No mesmo dia se inicia a exposição “Máscaras e Caretas para Espantar a Morte”, do ator, diretor e bonequeiro Cleydson Catarina.

Na sequência, shows de Salgadinho, Cayarí, Thiago El Niño, Cólera, Coral Amba Vera, Time Bomb Girls, Dêssa Souza e Tássia Reis.

Embalando as rodas de conversa, grandes pensadores da cultura negra e indígena como Salloma Salomão e Casé Angatu.

Representando a cultura tradicional, um belo cortejo do Maracatu Nação Kambinda (Teatro Popular Solano Trindade). Artistas PCD’s (Pessoas com Deficiência) também irão compor as atrações. Entre eles, o poeta Edinho Santos, Mona Rikumbi e o Coletivo Grão Arte e Cidadania com o espetáculo Rouxinol e a Rosa.

“O objetivo é fazer um festival de qualidade, com estrutura e organização para uma região vulnerável, mas que pulsa arte e cultura. Um festival que conta com grandes nomes da cultura nacional, valoriza seus artistas locais e que não cobra um centavo ou favor do público. Um festival feito na coletividade dos seus residentes e produtores envolvidos diariamente na construção de uma ocupação cultural na zona sul de São Paulo”, finaliza o produtor cultural, programador, autor e músico Junior Matos.

O 5º CIRCUITO CITA é uma realização do Espaço Cultural Cita através do Edital Proac Nº 34/2021 – Mostras / Festivais / Eventos Culturais e Criativos. A curadoria é assinada pelos próprios coletivos residentes do equipamento cultural em parceria com a curadora convidada Vanessa Rosa.

Serviço:

15/07, a partir das 19h

Local: Espaço Cultural CITA

Exposição: Máscaras e Caretas para Espantar a Morte, de Cleydson Catarina

Linguagem: Artes Visuais

LIVRE

16/07, a partir das 18h45

Local: Praça do Campo Limpo

Show: Cayarí e Thiago El Niño

Linguagem: Música

LIVRE

17/07, às 16h

Local: Praça do Campo Limpo

Cortejo: Maracatu Nação Kambinda

Linguagem: Cultura Tradicional

LIVRE

18/07, às 14h 

Local: Espaço Cultural CITA

Contação de histórias: Princesas Negras Existem – Grupo Teatral Negro Sim

LIVRE

19/07, às 17h

Local: Praça do Campo Limpo

Roda de Conversa:  A Formação de São Paulo: Periferias Afro-Indígenas com Salloma Salomão e Casé Angatu

LIVRE

20/07, às 20h

Local: Espaço Cultural CITA

Espetáculo: O Rouxinol e a Rosa (Coletivo Grão Arte e Cidadania)

Linguagem: Teatro 

LIVRE e com intérprete em libras

21/07, às 19h

Local: Espaço Cultural CITA

Sarau: Sarau ReCITA com a presença de Edinho Santos (poeta), Grupo Ganzarandá (Roda de Coco), Cia Novo Corpo (dança), Thata Alves (poeta), Pow Literarua (poeta), Nicoly Soares (poeta e mestra de cerimônia) 

Linguagem: Literatura

LIVRE e com intérprete em libras

22/07, às 19h

Local: SESC Campo Limpo

Espetáculo: Auto do Negrinho, do grupo Teatro Terreiro Encantado + bate-papo “O fazer teatral no extremo sul de São Paulo”  

Linguagem: Teatro

LIVRE

 

23/07, às 15h 

Local:  Praça do Campo Limpo

Show: Salgadinho

Linguagem: Música

LIVRE

 

24/07 a partir das 13h

Local: Praça de Cultural Campo Limpo

Show: Coral Amba Vera, Time Bomb Girls, Cólera, Dessa Souza e Tássia Reis

Linguagem: Música

LIVRE

Saiba mais: www.espacocita.com/circuitocita