Festival Imune

Natura Musical apresenta o Festival IMuNe: Instante da Música Negra

Elaborado por um coletivo que milita pelo protagonismo das negrxs na música

Vidas Negras Importam. Quem não leu ou ouviu essa frase em 2020? Num ano em que o protagonismo dx negrx na sociedade é amplamente discutido, o coletivo IMuNe anuncia a segunda edição do festival de mesmo nome, durante os meses de agosto e setembro. O festival IMuNe lançou o edital “imunidade sonora” – que dará um empurrãozinho nas carreiras de jovens artistas negrxs – e o videoclipe “Movimento é Poder” da Banda Imune, composta pelos seis membros do coletivo. Eles se uniram para um show especial no festival, mas mantêm suas carreiras solo independentemente.

Assista ao clipe “Movimento É Poder”:

“Movimento é Poder vem para plantar liberdade, amor e esperança nas pessoas. É um bálsamo para atravessar, com saúde física e mental, esses tempos difíceis que o planeta vive”, afirma a cantora e compositora Maíra Baldaia.

Concebido como um festival itinerante de música negra, o IMuNe é o único no Brasil com essas características. Em 2020 vem em novo formato: um híbrido de virtual e físico. O grande show, com Elza Soares e Flávio Renegado, Banda Imune, Meninos de Minas feat. MC Dellacroix e Favelinha Dance, acontecerá em 26 de setembro.

O festival IMuNe quer ocupar todos os canais online e offline com a música produzida por pessoas negras, assim como fomentar suas respectivas carreiras. Também convida para a reflexão a respeito do racismo, que invisibiliza muitos talentos. Debates ligados a esses assuntos estarão presentes durante os três momentos do festival: imunidade sonora, rolezinho IMuNe e o espetáculo, batizado de IMuNe Experience, que será transmitido ao vivo através do Youtube e projetado em empenas de Belo Horizonte, de forma que as pessoas da região poderão assistir de suas janelas. As projeções acontecerão em dois pontos: na periferia e no centro da cidade de Belo Horizonte. A 2ª edição do festival IMuNe entra em cena num momento de isolamento social, que abarca a tendência de virtualização das experiências aliada à ações offline.

“O IMuNe é uma plataforma agregadora de artistas negros. Nosso desejo é potencializar a carreira de músicos e musicistas pretxs por meio de uma atuação em 360°, promovendo ações que vão da produção à divulgação, passando pela distribuição, agenciamento e apoio financeiro para a criação”. afirma Bia Nogueira, idealizadora do Coletivo Imune.

O festival será transmitido em três etapas:

CAMPANHA IMUNIDADE SONORA: até 04 de outubro. Uma campanha solidária com três objetivos: (1) geração de renda mínima para artistas negrxs, chamado “bolsa-artística”, que se dará através do edital. Nele, 17 artistas serão contempladxs com um auxílio-carreira de R$ 300,00 e cinco serão selecionadxs para realizar um showcase virtual dentro da programação “Rolezinho IMuNe”. (2) doação para instituições sociais que atendem pessoas negras e em vulnerabilidade social; (3) contribuição para os artistas negrxs envolvidos na construção do Festival IMuNe.

Para estas ações, o festival convida a todxs para contribuir com a campanha, doando qualquer quantia através do link: https://www.gofree.co/imunidadesonora

ROLEZINHO IMUNE: de 15 de agosto a 12 de setembro. São 9 painéis de debates, gratuitos e ao vivo: o primeiro via Youtube e os outros no Instagram. O encontro de abertura acontece no sábado, 15/08, e contará com um mediador do coletivo e três convidados. O encerramento deste primeiro encontro ficará por conta dos cinco showcases dos selecionados na campanha “Imunidade Sonora”. Os encontros posteriores acontecem às quartas e sábados, no Instagram, com uma integrante do Coletivo IMuNe e umx convidadx. Os encontros virtuais reunirão profissionais do mercado da música, intelectuais e ativistas pela causa negra acerca de um debate sobre a cultura, o antirracismo e o que tudo isso tem a ver com arte. O IMuNe quer gerar um diálogo sobre o futuro dos artistas negrxs no Brasil.

PROJEÇÕES IMUNE EXPERIENCE: 26 de setembro de 2020. Encerramento do festival na Vila Santana do Cafezal, um grande bairro-favela da região centro-sul de Belo Horizonte. A experiência consiste num show sem plateia realizado no Centro Cultural Lá da Favelinha, onde os artistas estarão reunidos com todos os cuidados e seguindo as normas e recomendações dos órgãos de saúde. O show será transmitido ao vivo através do YouTube do IMuNe e será projetado na empena do icônico Edifício JK, no centro de Belo Horizonte, (que permitirá que os vizinhos das redondezas assistam de suas janelas) e também em um local (a ser revelado) dentro do Aglomerado da Serra. A escolha do local foi estratégica para que os moradores da Vila Santana do Cafezal consigam assistir de suas janelas.

O lineup terá: Elza Soares com Flávio Renegado, banda IMuNe, Favelinha Dance, Meninos de Minas com a participação especial da MC Dellacroix. Uma atração reconhecida será o mestre de cerimônias do espetáculo. Surpresa!

Esta experiência será o encerramento do festival, mas não da plataforma de ações IMuNe, que segue lançando videoclipes até novembro. Cada clipe ilustrará um novo single da carreira solo de cada integrante do coletivo/banda Imune.

O IMuNe reforça que – mais do que uma tendência dos tempos atuais – o antirracismo é uma necessidade urgente. A visibilidade do movimento antirracista está apenas começando.

O festival IMuNe foi selecionado por Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura de Minas Gerais (LEIC), ao lado de Bemti, Azul Flamingo, Sara não Tem Nome e Malta (Mulheres da América Latina reunidas pelo Tambor), por exemplo. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para 122 projetos de música até 2019, como Fernanda Takai, Lô Borges e Meninos de Araçuaí.

“Este projeto, assim como os demais selecionados pelo edital Natura Musical, tem a potência de gerar impacto positivo no ecossistema onde está inserido. Isso se traduz em ações de inclusão, apoio à diversidade e educação. São pilares que impulsionam as mudanças que desejamos vivenciar no mundo”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.

Serviço:

Campanha Imunidade Sonora – contribuição livre:
https://www.gofree.co/imunidadesonora
(de 30 de julho a 04 de outubro)

Rolezinho Imune:
De 15 de agosto a 12 de setembro
Via Youtube e Instagram

IMuNe Experience:
Data: 26/09/2020
Horário: 20h

Locais:
Youtube do IMuNe
https://www.youtube.com/channel/UCEc3cqtnMRYi6N5xD6c5PMg

Evento Gratuito