Festival Favela Sounds inicia 6ª edição com atividades nas periferias do DF

Festival Favela Sounds inicia 6ª edição com atividades nas periferias do DF

O evento promove encontros entre artistas, produtores e negócios criativos de periferias do DF com…

O evento promove encontros entre artistas, produtores e negócios criativos de periferias do DF com grandes players do mercado da música e criatividade nacional.

Realizado em paralelo ao festival brasiliense Favela Sounds, o Favela Talks é o primeiro ambiente de mercado voltado para a criatividade periférica no Brasil. Apresentado por Natura Musical, este espaço de trocas, aprendizado e oportunidades acontece entre os dias 26 e 30 de julho, no Espaço Cultural Renato Russo, com oficinas de iniciação em temas profissionalizantes na criatividade e cultura, talks com agentes criativos de renome nacional, sessões de mentoria e bancas de ideias para negócios criativos nas linguagens do audiovisual, música, games e tecnologia, moda e negócios de impacto social, além de rodadas de negócios e showcases com artistas periféricos do DF – única atividade apresentada na Birosca do Conic.

O Favela Talks quer possibilitar amadurecimento profissional e oportunidades de negócios para empreendedoras e empreendedores criativos locais. Para tanto, provoca encontros entre a juventude criativa do Distrito Federal e grandes nomes das indústrias da música e dos negócios criativos brasileiros. As inscrições para as sessões de mentoria e bancas de ideias, bem como para as oficinas, rodadas de negócios e showcases estão abertas entre 4 e 15 de julho de 2022 em favelasounds.com.br. Os talks programados serão divulgados em breve.

O projeto foi selecionado pelo programa Natura Musical, através do Edital 2021, ao lado de nomes como Jup do Bairro, Kaê Guajajara, Elisa Maia e Mostra Pankararu de Música. Ao longo de 17 anos, o Natura Musical já ofereceu recursos para mais de 150 projetos no âmbito nacional, como Lia de Itamaracá, Mariana Aydar, Jards Macalé e Elza Soares.

“Este projeto, assim como os demais selecionados pelo edital Natura Musical, tem a potência de gerar impacto positivo no ecossistema onde está inserido. Isso se traduz em ações de inclusão, sustentabilidade, apoio à diversidade e educação. São pilares fundamentais para as mudanças que desejamos vivenciar no mundo”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.

O projeto também tem patrocínio do SEBRAE, copatrocínio da Budweiser e é uma realização da agência Um Nome.

Oficinas, sessões de mentoria e bancas de ideias:

A maratona de oficinas e sessões de mentoria se inicia dia 26 de julho (terça) e segue até o sábado, dia 30, pelas manhãs. O objetivo é iniciar jovens criativos do DF em temas fundamentais para a permanência no mercado. Todas são oferecidas gratuitamente das 9h30 às 13h30, e demandam inscrições prévias em favelasounds.com.br (de 4 a 15 de julho). São elas:

Oficina 1 – “Burocra faz parte: gestão financeira para negócios e artistas” – Valter Serafim (Mr.PinGO)

Músico e Produtor cultural, Valter Serafim (Mr.PinGO) atua na música há mais de 25 anos e iniciou sua carreira na cidade de Salvador/BA. Em sua trajetória tocou contra-baixo em orquestras, corais e casas noturnas da cidade. Em Brasília, gravou seu primeiro CD e DVD em 2014, quando também ficou entre os cinco finalistas do Brasília Independente da Rede Globo. Em 2015 ganhou o prêmio Profissionais da Música e em sua carreira já recebeu várias menções honrosas da Câmara legislativa de Brasília, exerceu a função de conselheiro cultural da cidade do Guará/DF nos anos de 2017 a 2018, atuou também com apresentador em programas de TV, Rádio e web. Participou do Projeto Estúdio Social em 2019, ministrando palestras em várias cidades satélites e também em outros estados.

Siga em: https://www.instagram.com/mrpingobrasil/

Oficina 2 – “Técnica: tudo o que você precisa saber para criar em casa” – Gabriel ‘kLap’

DJ e Produtor desde os 15 anos, Gabriel ‘kLap’ tem uma bagagem de peso dentro do cenário da Bass Music brasileira. Com diversos lançamentos em gravadoras nacionais e internacionais, ele se destaca por sempre fazer misturas de música eletrônica do mundo inteiro com a música brasileira, como misturar Trap com Pagode baiano e etc. kLap já participou de diversos Rádio Shows pelo mundo, tendo sua música tocada em países da Europa como a Inglaterra (Rinse FM), França (Rinse France, Ness Radio) e até em Los Angeles no EUA (KPFK). Com apenas 22 anos, o garoto já recebeu suporte de artistas grandes como Tropkillaz, Major Lazer, Skrillex, GTA, DJ Craze, e já teve suas músicas tocadas em festivais como Rock in Rio e Tomorrowland.

Siga em: https://www.instagram.com/klapthis

Oficina 3 – “Você é sua marca: comunicação simples e acessível” – Raissa Lauane

Publicitária com especialização em mídias digitais, Raissa Lauane já atuou no gerenciamento de marketing de grandes marcas como Cervejaria Devassa, Riachuelo, BRB e Me Poupe Show. Além disso, coordenou áreas de assessoria de imprensa e comunicação em órgãos governamentais. Entre eles, Ministério da Educação, Presidência da República e Secretaria de Políticas e Promoção da Igualdade Racial. Em 2020 vislumbrou uma grande oportunidade de negócio a partir da inserção quase obrigatória das pessoas (e também das marcas) no âmbito digital, dado o isolamento social de então, criou a Odara Comunicação. Com um viés que busca se destacar das demais agências de marketing digital, a Odara Comunicação prioriza um conteúdo leve e inclusivo.

Siga em: https://www.instagram.com/raissa_lauane

Oficina 4 – “Nem tudo é ‘tudo nosso’: direitos autorais e monetização” – Joaquim Barbosa dos Santos Júnior

Joaquim (DJ Coajim) é membro organizador e um dos DJs da Batalha da Escada, que realiza diversos projetos na UnB, buscando irromper o Hip-Hop no ambiente acadêmico. Também atua como colaborador junto à Nação Hip-Hop Brasil. Graduou-se em Direito (UnB) com monografia intitulada de “Os direitos autorais entre os impérios da comunicação – sociedade em rede, propriedade intelectual e Hip-Hop.”. Em 2021, com o apoio do DEAC/UnB, ministrou oficinas virtuais sobre Direitos Autorais e Hip-Hop. Atualmente é aluno de Filosofia (UnB) e investiga sobre questões sobre linguagem. Esta oficina ainda conta coma participação da consultora em direitos autorais carioca Guta Braga e da distribuidora digital de música InGrooves, representada por Renata Gomes.

Siga em: https://www.instagram.com/joca_kun/

Em paralelo às oficinas, as sessões de mentoria e bancas de ideias selecionam, até 15 de julho, 30 negócios, formalizados ou não, nas seguintes áreas criativas: audiovisual, moda, música, games, tecnologia, negócios de impacto social, design e turismo. De 26 a 28 de julho, das 11h30 às 13h30, os negócios envolvidos são preparados para se apresentar por cinco minutos em Bancas de Ideias realizadas no sábado, 30 de julho.

Serão realizadas três Bancas de Ideias e a proposta é que as pessoas convidadas – todas referências no mercado criativo brasileiro – possam dar sugestões de aprimoramento dos negócios, por cerca de cinco minutos. Ao final, o negócio que mais se destacar em cada banca recebe prêmio de R$ 1.000,00. As inscrições para as sessões de mentoria e bancas de ideias também estão abertas em favelasounds.com.br

Showcases e Rodadas de Negócios

Bandas e artistas da música de periferias do DF que tenham interesse em participar das rodadas de negócios e showcases de Favela Talks devem se inscrever em favelasounds.com.br até o dia 15 de julho. Oito pessoas inscritas serão selecionadas para apresentar showcase no Favela Talks e estarão automaticamente nas rodadas de negócios. As rodadas selecionam mais 22 artistas e bandas para participar destes encontros de negócios.

Showcases são apresentações de 30 minutos voltadas a plateia com amplo potencial de contratação do mercado de festivais, publicidade, gravadoras e distribuidoras convidadas. E as rodadas são encontros previamente marcados com estes agentes, para aproximação, aconselhamento e efetivação de negócios.

Entre os convidados para tais atividades estão representantes dos festivais Novíssimos, Porto Musical, WME, iMuNe, Latinidades, BR 135, Yalodê, FIMS, Contato, além das distribuidoras InGrooves e Altafonte, a plataforma Kwai, e plataformas como Feira Preta e Batekoo. As rodadas de negócios acontecem na sexta-feira (29 de julho), das 11h30 às 13h30, no Espaço Cultural Renato Russo, enquanto os showcases são a única atividade do evento apresentada na Birosca do Conic, das 20h às 02h de quinta-feira (28 de julho).

Com cobrança de ingressos para não-credenciados no Favela Talks (valores a partir de R$ 20), as oito apresentações são sucedidas de show especial do rapper mineiro FBC. Cria das batalhas de rima de Belo Horizonte, o rapper apresenta o show do álbum Baile, com estética dos anos 1990 – em que o rap e os melôs eram trilha sonora dos subúrbios brasileiros – produzido ao lado do beatmaker Vhoor.

Programação Completa – Favela Talks

15 de julho (sexta)
Encerramento das Inscrições

18 a 20 de julho (segunda a quarta)
Divulgação dos selecionados para as oficinas, sessões de mentorias, bancas de ideias, rodadas de negócios e showcases.

26 de julho (terça)
9h30 – 13h30: Oficinas (Oficina 1 – Burocra faz parte: gestão financeira para negócios e artistas; Oficina 2 – Técnica: tudo o que você precisa saber para criar em casa; Oficina 3 – Você é sua marca: comunicação simples e acessível; Oficina 4 – Nem tudo é “tudo nosso”: direitos autorais e monetização.)

11h30 – 13h30: Sessões de mentoria para os 30 negócios criativos selecionados.
11h30 – 13h30: Oficina de preparação para os selecionados nas Rodadas de Negócios da Música.

27 de julho (quarta)
9h30 – 13h30: Oficinas (Oficina 1 – Burocra faz parte: gestão financeira para negócios e artistas; Oficina 2 – Técnica: tudo o que você precisa saber para criar em casa; Oficina 3 – Você é sua marca: comunicação simples e acessível; Oficina 4 – Nem tudo é “tudo nosso”: direitos autorais e monetização.)

11h30 – 13h30: Sessões de mentoria para os 30 negócios criativos selecionados.

28 de julho (quinta)
9h30 – 13h30: Oficinas
(Oficina 1 – Burocra faz parte: gestão financeira para negócios e artistas; Oficina 2 – Técnica: tudo o que você precisa saber para criar em casa; Oficina 3 – Você é sua marca: comunicação simples e acessível; Oficina 4 – Nem tudo é “tudo nosso”: direitos autorais e monetização.)

11h30 – 13h30: Sessões de mentoria para os 30 negócios criativos selecionados.

15h30: Talk 1 – em breve.

16h30: Talk 2 – em breve.

20h – 02h30: Apresentação de oito showcases selecionados + show especial do cantor mineiro FBC.

29 de julho (sexta)
9h30 – 13h30: Oficinas
(Oficina 1 – Burocra faz parte: gestão financeira para negócios e artistas; Oficina 2 – Técnica: tudo o que você precisa saber para criar em casa; Oficina 3 – Você é sua marca: comunicação simples e acessível; Oficina 4 – Nem tudo é “tudo nosso”: direitos autorais e monetização.)

11h30 – 13h30: Rodadas de Negócios: 30 artistas e bandas selecionados por edital terão direito a selecionar previamente cinco (5) convidadas(os) para fazer rodadas de negócio, com oito minutos de duração. Cada convidada (o) atenderá seis artistas/bandas, conforme interesse orientacional e escolhas prévias direcionadas na oficina de preparação ministrada na segunda-feira.

15h30: Talk 3: em breve
16h30: Talk 4: em breve

30 de julho (sábado)
11h30 – 13h30: Banca de Ideias: 30 negócios criativos mentorados ao longo da semana, apresentam-se para referências de mercado, divididos em três bancas de ideias, com direito a prêmios de R$ 1000 para os negócios que mais se destacarem em cada uma.

14h30: Talk 5 – em breve
15h30: Talk 6 – em breve
16h30: Talk 7 – em breve

Serviço – Favela Talks
Datas: 26 a 30 de julho, das 9h30 às 18h
Local: Espaço Cultural Renato Russo
Entrada franca com credenciamento prévio em favelasounds.com.br (sujeito a limitação do espaço)
Inscrições para sessões de mentoria, oficinas, showcases e rodadas de negócios abertas entre 4 e 15 de julho em favelasounds.com.br
Showcases acontecem na quinta, 28 de julho, das 20h às 02h, na Birosca do Conic.
Ingressos Showcases para não-credenciados: R$ 20 (1º lote), disponíveis em www.shotgun.live/pt-br/events/29-07-showcases-favela-sounds-fbc-na-birosca
Classificação indicativa: Livre