Boogie Naipe anuncia Podcast de Mano Brown pelo Spotify

Fábricas de Cultura celebram 10 anos com shows de Negredo e Mano Brown

Programação faz parte do ciclo de eventos que irá celebrar os 10 anos do programa…

Programação faz parte do ciclo de eventos que irá celebrar os 10 anos do programa a partir das inaugurações das unidades Jardim São Luís, Vila Nova Cachoeirinha e Capão Redondo; fora da festa, outras unidades estão com agendas diversas para agosto

Neste ano, o programa Fábricas de Cultura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, chega aos 10 anos com os aniversários das três primeiras unidades inauguradas sob a gestão da Poiesis: Jardim São Luís, Vila Nova Cachoeirinha e Capão Redondo. Expoentes das comunidades que estiveram presentes nas inaugurações irão participar da celebração, que segue até o fim do ano com eventos especiais. Confira os destaques:

As comemorações começam no dia 7 de agosto na Fábrica de Cultura Jardim São Luís que irá receber dois dos maiores nomes do Rap Nacional: Negredo e Mano Brown. Lançando o 4º álbum intitulado “Invadiu já era“, o grupo Negredo convida o rapper Mano Brown para um show histórico para os moradores do bairro Jardim São Luís e para as demais pessoas que frequentam a unidade.

No dia 20 de agosto, a festa continua na Fábrica de Cultura Capão Redondo com o Festival Nordeste Aqui. A música será o carro-chefe da festa com show da banda de forró Bicho de Pé, às 19h30, e apresentação da banda sertaneja Seresteiros do Amor, formada por aprendizes, ex-aprendizes e educadores da unidade, a partir das 16h; logo em seguida, às 16h30, será a vez do show de forró da banda Trio Lua Branca e às 18h a cantora Paulla Zeferino sobe ao palco para uma apresentação especial.

O evento ainda terá apresentações da Cia da Chinela, às 15h, que fará intervenções juninas por meio das brincadeiras típicas. Com muito humor, as palhaças Alderita e Severina sorteiam uma seleção de brincadeiras repaginadas para serem experimentadas por adultos, crianças e pessoas da terceira idade. Todas as brincadeiras são acompanhadas de músicas tocadas na sanfona e na percussão. O festival ainda terá feira de empreendedores da região do Capão Redondo e discotecagem com a DJ Evelyn Cristina, a partir das 14h30. Todas as atrações e atividades contarão com tradução simultânea em Libras.

As celebrações para o mês de agosto serão finalizadas na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha. No dia 28 de agosto, às 15h, a unidade recebe a banda Planta & Raiz para uma apresentação especial. A banda faz parte da trajetória de apresentações de sucesso da Fábrica e retorna com seu reggae alto astral. Todos os eventos são gratuitos. Basta comparecer à unidade de seu interesse no dia. É recomendado chegar com uma hora de antecedência.

E tem mais: Grafite, capoeira e arte drag queen nas Fábricas de Cultura

Em agosto, as Fábricas de Cultura também abrem espaço para as celebrações do Dia do Capoeirista (3/8). No dia 3, às 19h, será realizado o Festival Berimbau e suas Raízes, com o contramestre Jefferson que irá mostrar a importância e a história da arte ancestral da capoeira. Às 19h30 será a vez do contramestre Pingo falar sobre sua trajetória na capoeira, iniciada aos 5 anos de idade, no bate-papo online Uma Vida pela Capoeira. As atividades serão transmitidas pelo canal do Youtube das Fábricas de Cultura.

No dia 5 de agosto, a partir das 14h, a equipe de biblioteca da unidade Vila Nova Cachoeirinha recebe os Ciclistas Bonequeiros para realizar a atividade Histórias Gregas em Sinais e Imagens. Neste encontro, o grupo abordará clássicos da literatura universal sobre o viés da inclusão. A plateia de crianças é convidada a interagir durante as apresentações, principalmente em momentos de aprendizado em relação a Libras.

Buscando fomentar a visibilidade de artistas drag queens, a Fábrica de Cultura Capão Redondo irá realizar a 1ª edição do show performático Miss Drag Capão. As candidatas terão o desafio de criar uma performance em grupo e mostrar individualmente seu talento para o público. O evento acontece no dia 6 de agosto, às 18h30.

As unidades 4.0 estão com agendas voltadas para a literatura e arte urbana. Na Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco, a equipe de biblioteca realiza a Instalação Poetas Brasileiros Contemporâneos no dia 9 de agosto, às 14h. A atividade irá explorar o acervo da biblioteca para apresentar poetas como Conceição Evaristo, Elisa Lucinda, Sérgio Vaz e Michel Yakini.

Já na Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape, a equipe de biblioteca promove o bate-papo Grafitti e o Movimento Hip-hop que irá abordar as referências e os impactos do grafitti, que é um dos quatro elementos do hip-hop na sociedade. O público ainda aprenderá algumas técnicas básicas dessa arte. O encontro é no dia 10 de agosto e começa às 9h30.

Teatro circense em Osasco

No dia 13 de agosto, às 16h, a Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco recebe o espetáculo O Concerto da Lona Preta, da Trupe Lona Preta, inspirado na tradição circense e em músicas que fazem parte do imaginário popular. Cinco músicos, ou melhor, cinco palhaços tentam de forma divertida executar um concerto musical com um amplo e variado repertório, que abrange arranjos musicais ligados às manifestações populares, eruditas e popularescas.

Atualmente, as unidades recomendam o uso de máscaras nos espaços internos. No caso de Diadema, o uso é obrigatório devido ao decreto municipal nº 8.154..

SERVIÇO:

FÁBRICA DE CULTURA JARDIM SÃO LUÍS

Endereço: Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530

NEGREDO E MANO BROWN | COMEMORAÇÃO 10 ANOS DE FÁBRICAS

7/8 – Domingo – 14h

Atividade Livre.

Presencial na unidade.

FÁBRICA DE CULTURA CAPÃO REDONDO

Endereço: Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240

MISS DRAG CAPÃO REDONDO
6/8 – Sábado – das 18h30 às 19h30.
Atividade Livre.

Presencial na unidade.

FESTIVAL NORDESTE AQUI 2022 | COMEMORAÇÃO 10 ANOS DE FÁBRICAS

20/8 – Sábado – das 14h30 às 19h30

Atividade Livre.

Local: Rua Algard – Conj. Hab. Jd. São Bento – São Paulo/SP

CRONOGRAMA:

14h30 | Dj Evelyn Cristina

15h | Cia da Chinela: Brincadeiras Populares

16h | Seresteiros do amor

16h30 | Show Trio Lua branca

18h | Show Paulla Zeferino

19h30 | Banda Bicho de Pé 

FÁBRICA DE CULTURA DIADEMA

Endereço: Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema/SP | Telefone: (11) 4061-3180

UMA VIDA PELA CAPOEIRA

3/8 – Quarta-feira – 19h30

Atividade Livre

Online | Youtube

FÁBRICA DE CULTURA JAÇANÃ

Endereço: Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010

FESTIVAL BERIMBAU E SUAS RAÍZES | DIA DO CAPOEIRISTA

3/8 – Quarta-feira – 19h

Atividade Livre.

Online | Youtube

FÁBRICA DE CULTURA VILA NOVA CACHOEIRINHA

Endereço: Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270

SHOW PLANTA E RAIZ | COMEMORAÇÃO 10 ANOS DE FÁBRICAS

28/8 – Domingo – 15h

Atividade Livre

Presencial na unidade.

HISTÓRIAS GREGAS EM SINAIS E IMAGENS 

Com: Ciclistas Bonequeiros e Equipe de Biblioteca
Coordenação: G.G.Gonçalves Produções.
5/8 – Sexta-feira – das 14h às 16h
Atividade Livre.

Presencial na unidade | A atividade terá tradução em Libras.

FÁBRICA DE CULTURA 4.0 OSASCO

Rua Santa Rita, s/nº – Jardim Rochdale – Osasco | Tel: (11) 3689-7600

INSTALAÇÃO POETAS BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS
Com: Equipe de Biblioteca
9/8 – Terça-feira – das 14h às 16h
Atividade Livre.

Presencial na unidade.

O CONCERTO DA LONA PRETA

Com: Trupe Lona Preta

13/8 – Sábado – 16h

Atividade Livre.

Presencial na unidade.

FÁBRICA DE CULTURA 4.0 IGUAPE

Praça Engenheiro Greenhalgh, 01, Centro Histórico – Iguape | Tel: (13) 3848-9300

BATE-PAPO: GRAFITTI E O MOVIMENTO HIP-HOP

Com: Equipe de Biblioteca
10/8 – Quarta-feira – das 9h30 às 11h

Atividade Livre.

Presencial na unidade.

——

Funcionamento das unidades:

De terça a sexta, das 9h às 19h.

Unidades Jardim São Luís, Vila Nova Cachoeirinha e Jaçanã: Finais de semana e feriados, das 12h às 17h.*

Unidades Brasilândia, Capão Redondo e Diadema: Aos sábados das 9h às 17h.*

Unidade 4.0 de Osasco: de terça a sexta das 9h às 18h.

Unidade 4.0 de Iguape: de terça a sextas das 9h às 21h, e aos sábados das 9h às 17h.

Funcionamento das bibliotecas:

De terça a sexta, das 9h às 19h. Aos finais de semana e feriados, das 12h às 17h*

Exceto a unidade Capão Redondo, que aos sábados atende das 9h às 14h.

*Para conferir o horário exato de sua unidade, favor entrar em contato por telefone com a recepção.

Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema, oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 110 exemplares em braille (livros e audiobooks).