Evento multicultural ocupa a Praça da DZ9 na Cidade Dutra dia 18 de junho, das 8h30 às 20h30

Evento multicultural ocupa a Praça da DZ9 na Cidade Dutra

Te Encontro na DZ9 garante lazer, diversão, cultura e arte à comunidade com campeonato de…

Te Encontro na DZ9 garante lazer, diversão, cultura e arte à comunidade com campeonato de skate do Ca$a Doi$, DJ Thiago Japa, grafiteiros, Sarau do Binho, projeto Sol.te para crianças, gastronomia, moda urbana e som do 3em1 Gueto.

Te Encontro na Dz9 é o novo projeto do Coletivo CA$A DOI$ que dá continuidade e amplia as ações de um grupo de amigos da favela e para a Favela da DZ9, localizada na Cidade Dutra, zona sul de São Paulo.

O evento multicultural, em sua segunda edição, ocupa a Praça da DZ9 no dia 18 de junho, domingo, com atividades e ambientes para crianças, adolescentes, jovens e adultos, entre 8h30 e 20h30. Um encontro para a família inteira da Sul.

Esta iniciativa marca uma nova etapa do Coletivo CA$A DOI$ que visa a expansão de suas atividades. Te Encontro na DZ9 mistura o skate (carro chefe de atuação do coletivo), muita música, grafite, literatura, gastronomia, moda e atividades para infância e juventude. O festival visa promover e garantir, cada vez mais, a cidadania e o direito de acesso à arte e à cultura para a ‘quebrada’ que deu vida não só ao coletivo e suas ações, mas também aos seus integrantes. Assim como o Coletivo CA$A DOI$, esse projeto busca a valorização, a transformação e o empoderamento por meio daquilo que se é e se faz como sujeito desse lugar.

“A frase ‘Te Encontro na DZ9’ é muito comum aos moradores do seu entorno. A partir dela, queremos consolidar uma grande confraternização cultural que possibilite levar acesso, interação, fazeres, consumo, experiência, vivência, consolidação e ampliação da ocupação cidadã, artística e cultural de um espaço público e periférico. Esse espaço demanda atenção, atividades contínuas, plurais e diversas ao amplo conjunto social e identitário que frequenta ou transita por esse espaço”, diz Thiago Juremeira, integrante do Coletivo CA$A DOI$.

O projeto Te Encontro na DZ9 – contemplado pelo Edital de Apoio a Projetos Culturais de Múltiplas Linguagens, 2ª Edição para a Cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura – possibilita a continuidade e potencialização dos Eventos Ca$a Doi$. O objetivo da iniciativa é a valorização, compreensão e projeção de novos caminhos e olhares na realidade de crianças, adolescentes e jovens, a partir da conexão com artistas e pessoas que atuam na rua como fazedores de cultura e transformadores sociais: mc’s, músicos, grafiteiros, artistas urbanos, skatistas, arte educadores, poetisas, poetas, sonhadores, e dançarinos, entre outros exemplos de trajetória. A DZ9 é Potente Ponto e Ponte dos Encontros da Zona Sul.

O CAMPEONATO DE SKATE

Concomitantemente ao festival Te Encontro na Dz9, acontece a 28ª Edição do Ca$a Doi$, campeonato de skate em cinco categorias: Kids, Mirim, Iniciante, Feminino e Amador. Em cada categoria concorrem 24 atletas, que se inscreveram previamente pelas redes sociais do Coletivo.

Para as duas primeiras categorias (Kids e Mirim) tem medalha de participação e premiação para os três primeiros colocados, incentivando a molecada que está começando na pegada do skate. Já nas categorias Iniciantes e Feminino, o primeiro lugar leva R$ 500,00, além de outras premiações. Na categoria Amador, o campeão recebe R$ 1.000,00 como prêmio.

AS DEMAIS ATIVIDADES

A segunda edição do evento, conta com um time de peso para cada linguagem cultural. Diferentes parcerias fortalecem não só a ação, mas todos os envolvidos, assim como a própria comunidade. São elas:

Na gastronomia, os sabores estão no churrasgueto, no hamburguer, nas massas, no poke vegano e nas gostosuras típicas juninas.

Para trazer estilo, a moda urbana com influência do skateboard reúne empreendedores periféricos do setor: JAZZ, Shinny, Vos Estilo de Rua, Eleva Skateboard, Minas Periféricas e Moda Afrontosa.

O Sarau do Binho dá a letra com participação especial de Fernanda Maisumi, DJ Bruno Jah e Monique dos Santos Modesto, garantindo poesia, forró e outras vertentes da cultura popular brasileira.

E ainda tem atividade para as crianças, sob coordenação do Projeto Sol.te: brincadeiras e jogos populares em ritmo junino, como pescaria, argolas e tomba lata. A ação artístico-pedagógica conta com artistas educadores em jogos e brincadeiras para atrair crianças dos 4 aos 14 anos.

Para agitar e dar o ritmo a tudo isso, o DJ Thiago Japa comanda os discos.

No grafite tem Caique GN, Diogo Disil Family, Jah Preto, Juuh Juuhaninha e Riska: cada um criando uma tela. Essas telas farão parte de uma exposição que ocupará cinco equipamentos culturais da Prefeitura de São Paulo, registrando a caminhada do coletivo na Praça da DZ9, nesse ano de 2023.

No encerramento do evento, o 3em1 Gueto, ativa seu sistema de som de ‘respeito’, proporcionando muita música e vibração na Praça DZ9.

Serviço:

2º Te Encontro na Dz9

Data: 18 de junho de 2023. Domingo – das 8h30 às 20h30

Local: Praça da DZ9

Av. Senador Teotônio Vilela (Passa rápido do Rio Bonito) – Cidade Dutra. SP/SP

Grátis. Livre (ações ao ar livre).

8h30 – 20h30: 28ª Edição Ca$a Doi$ – Campeonato de skate.

9h – 17h: DJ Thiago Japa.

10h30 – 19h: Tenda Moda + Bazar.

10h30 – 19h: Barracas gastronômicas.

14h – 17h: Projeto Sol.te – Ação artístico-pedagógica.

14h – 17h: Grafite em Tela – Caique GN, Diogo Disil Family, Jah Preto, Juuh Juuhaninha e Riska.

15h30: Sarau do Binho.

18h – 20h30: 3em1 Gueto.