
Ceilândia recebe nova edição do “Samba da Tia Ciata” com Owzadia do Brasil, Leo Ribeiro, DJs e homenagem do dia das mães
No dia 10 de maio, a partir das 18h, Ceilândia será novamente palco de uma…
No dia 10 de maio, a partir das 18h, Ceilândia será novamente palco de uma grande celebração da cultura afro-brasileira com mais uma edição do Samba da Tia Ciata. O evento acontece no Campo Sintético da QNO 16, na Expansão do Setor O, e promete uma noite vibrante de música, dança, ancestralidade e resistência.
Entre as atrações confirmadas estão a banda Owzadia do Brasil, o cantor Leo Ribeiro e os DJs Katy, Dione Black e MC Dudu Mano, que vão comandar a discotecagem com muito samba, pagode e batidas carregadas de identidade e ancestralidade. Um dos grandes destaques da noite será a apresentação do grupo Freedom Beat, grupo criado pela arte-educadora e dançarina Luh Lemos. A performance une dança, música e atitude em uma expressão potente da juventude periférica, levando para o Samba da Tia Ciata uma explosão de movimento, ritmo e suingue. E ainda, a discotecagem da DJ Katy, em um set especial, garantindo ainda mais pulsação e vibração para o evento.
A proposta do evento, realizado pela Associação Vila dos sonhos, através do projeto Elemento 5 – Novo Quilombo, é resgatar o espírito das tradicionais rodas de samba e prestar homenagem à icônica Tia Ciata, figura central na difusão do samba no Brasil no início do século XX.
Quem foi Tia Ciata?
Hilária Batista de Almeida, conhecida como Tia Ciata, foi uma importante mãe de santo, sambista e símbolo da resistência cultural negra no Brasil. Atuante entre o final do século XIX e início do século XX, abrigava em sua casa sambistas perseguidos pela polícia da época, como Pixinguinha, e foi anfitriã da primeira gravação de samba do país, com a música “Pelo Telefone”, em 1916. Sua trajetória inspira a luta por reconhecimento e valorização das matrizes africanas na cultura nacional.
Nesta edição especial, o Samba da Tia Ciata também presta tributo às matriarcas das periferias, mulheres que sustentam lares, constroem comunidades e mantêm vivas as tradições. Em meio à celebração da cultura, o evento se torna também um espaço de valorização dessas mães guerreiras, que, como Tia Ciata, fazem da resistência uma forma de amor. A data próxima ao Dia das Mães convida a comunidade a reconhecer a centralidade dessas figuras na formação dos territórios periféricos e na preservação dos saberes ancestrais.
Mais do que um simples evento cultural, o Samba da Tia Ciata se consolida como um verdadeiro ato de afirmação identitária, resgate histórico e celebração das raízes negras que sustentam e moldam a cultura popular brasileira. A proposta vai além do entretenimento: é um espaço de resistência, valorização da ancestralidade e fortalecimento dos vínculos comunitários através da música, da dança e da memória.
Realizado pelo projeto Vila dos Sonhos, com o apoio da Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, o evento tem entrada gratuita e se propõe a garantir o acesso universal às manifestações culturais populares, promovendo a inclusão e o reconhecimento da cultura afro-brasileira como um pilar fundamental da identidade nacional.
A segunda edição do Samba da Tia Ciata reforça esse compromisso com a democratização da cultura, ao levar arte, conhecimento e celebração para os territórios periféricos. Em um cenário de resistência e potência criativa como Ceilândia, o evento se transforma em um símbolo vivo de que a cultura é instrumento de transformação social e de orgulho coletivo.
Serviço:
- Evento: Samba da Tia Ciata
- Data: 10/05/2025
- Horário: A partir das 19h30
- Local: Campo Sintético – QNO 16, Expansão do Setor O, Ceilândia-DF
- Atrações: Owzadia do Brasil, Leo Ribeiro, Grupo Freedom Beat, Dj Kathy, Dione Black e Mc Dudu Mano.
- Entrada: Gratuita