Foto de Nina Quintana

Brasília se prepara para figurar entre os grandes carnavais do Brasil com circuito inédito

Estimativa de público para 2024 nas ruas da capital é de 1,7 milhão de pessoas.…

Estimativa de público para 2024 nas ruas da capital é de 1,7 milhão de pessoas. Circuito Brasília em Folia é a grande novidade do ano na cidade

Brasília se prepara para figurar entre os maiores carnavais do Brasil em 2024. De acordo com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec), a estimativa de público nas ruas é de 1,7 milhão de pessoas. A capital do país ganha fôlego para entrar na lista dos grandes carnavais, junto a  cidades como Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Recife e Belo Horizonte.

Ao longo dos últimos 10 anos, Brasília foi ganhando fôlego (e público) com o seu carnaval de rua, após o surgimento de dezenas de blocos pela cidade. Em 2024, um projeto que reflete este crescimento é o Brasília em Folia, circuito que vai ocupar um trajeto de quase três quilômetro no centro da capital, com mais de 50 atrações musicais. O modelo é inédito na cidade, mas já é adotado nas festas de Belo Horizonte e Recife, por exemplo.

O circuito une três potências carnavalescas estabelecidas nos últimos anos: a Plataforma da Diversidade, o Setor Carnavalesco Sul e o Bloco das Montadas. Somente na estrutura montada pelo Brasília em Folia, a estimativa de público é de 400 mil pessoas nos quatro dias de festa.

Dayse Hansa, coordenadora do circuito, aponta que o carnaval de 2024 em Brasília é resultado de muitos anos de trabalho. “Este projeto protótipo é um pouco do nosso observar de décadas e do nosso acompanhamento de carnavais de ruas de outras cidades. Vamos tentar experienciar esse desafio que vai ser percorrer uma avenida com carnaval sem grades, com sustentabilidade, acessibilidade, folia e respeito”, explica.

Como funciona

O Brasília em Folia cria um grande corredor, onde ficam três grandes palcos, no Eixo Cultural Ibero-Americano, no Setor Comercial Sul e no gramado da Biblioteca Nacional. Neles, as mais de 50 atrações musicais do circuito animam o público, que pode também circular pelas vias que integram estes palcos. É por este corredor que circulam trios elétricos, fanfarras, blocos, e onde ficam os vendedores de comida e bebida. Toda a agenda está disponível no site bsbemfolia.com.br ou pelo Instagram do circuito

Impulso na economia

Segundo a Calculadora Cultural, ferramenta criada pela especialista em economia criativa Ana Carla Fonseca, o circuito Brasília em Folia trará como resultado econômico positivo mais de R$ 80 milhões. O investimento do Governo do Distrito Federal (GDF) para a realização do circuito é de  R$ 1.245.000. São mais de mil pessoas entre artistas, técnicos e prestadores de serviços diretamente contratados, incentivando o desenvolvimento econômico local. Para João Cândido, subsecretário de Difusão de Diversidade Cultural do DF, “esse circuito será muito importante para Brasília. Podemos ter um dos melhores carnavais na história do DF”.