Amanhã (1), Brasília recebe seletiva de maior campeonato mundial de Breaking 1x1

Brasília recebe seletiva regional de maior campeonato mundial de Breaking 1×1 neste sábado (1)

Etapa do Red Bull BC One conta com a presença da brasiliense Maia, atual campeã…

Etapa do Red Bull BC One conta com a presença da brasiliense Maia, atual campeã nacional. Vencedores garantem vaga para Final Nacional do evento

Já no clima de Paris, o Red Bull BC One, maior campeonato de Breaking individual do mundo, chega para mais uma edição no Brasil, e a competição desembarca em Brasília para a seletiva regional neste sábado (1). A partir das 10h, o Espaço Cultural Renato Russo recebe B-Boys e B-Girls para competirem na etapa qualificatória – também chamada de Cypher, que contará com a presença da brasiliense B-Girl Maia, atual campeã nacional da competição. Os interessados em participar da seletiva devem se inscrever por meio do site oficial: https://participate.redbull.com/en/events/red-bull-bc-one-cypher-brazil/2023.

“Brasília tem muita história com o breaking, temos muitos B-Boys, B-Girls e crews que são referências nacionais e internacionais. Muitos breakers locais estão fazendo história, ganhando visibilidade, realizando projetos culturais e sociais, conseguindo patrocínios e representando o Brasil em eventos muito importantes em outros países – e posso inclusive me colocar como uma dessas pessoas. Estou com expectativas muito boas para o torneio, já que grande parte da cena do centro oeste e até de outros estados mais próximos daqui, se reúnem durante esse dia, elevando o nível da competição e trazendo ainda mais diversidade corporal e cultural para o evento”, avalia a brasiliense B-Girl Maia, atual campeã.

De cada Cypher saem seis vencedores, três da categoria feminina e três da categoria masculina, que garantem vagas para a final nacional que acontece em São Paulo (SP), no dia 22 de julho. Além de Brasília, o evento já passou por Belém (PA) e, ao longo do mês de julho, passará pelo Rio de Janeiro e pela capital paulista. As batalhas acontecem em formato mata-mata, no qual os participantes dançam em frente a um painel de jurados e têm habilidades como técnica, criatividade e simpatia avaliadas.

Entre os jurados para a seletiva de Brasília estão o B-Boy Mixa, que é diretor artístico, coreógrafo e intérprete no cenário Hip-Hop há quase duas décadas, a B-Girl brasileira Thaisinha, comentarista de breaking e atuante na área educacional e social por meio da dança há mais de dez anos e o B-Boy William, pesquisador, atuante na dança breaking há 20 anos, produtor cultural e empreendedor da cultura Hip Hop.

Os dois brasileiros que vencerem a final nacional no dia 22 de julho – um B-Boy e uma B-Girl – carimbam o passaporte a Paris, onde representarão o Brasil na Last Chance Cypher, etapa que reúne os ganhadores de todas as Cyphers Nacionais que acontecem pelo mundo. Lá, serão classificados B-Boys e B-Girls que lutarão pelo lugar mais alto do pódio na Final Mundial, no dia 21 de outubro, na icônica quadra de Roland-Garros.

Red Bull BC One Final Nacional

A Final Nacional, que reunirá os 32 melhores dançarinos do país (16 B-Boys e 16 B-Girls), faz parte da programação do Red Bull BC One Camp, um mini festival da cultura hip hop, que promove nos dias 20 e 21 de julho, em São Paulo, uma imersão cultural e gratuita ao lado de grandes talentos do Breaking.

Além da seletiva de São Paulo (20 de julho) e da Final Nacional (22 de julho) – que está com venda dos ingressos abertas por meio do link www.redbull.com/bconebr – a programação do Red Bull BC One Camp contará com workshops ministrados por relevantes nomes do Breaking internacional, como o marroquino Lil Zoo.

Além disso, haverá batalhas ‘diferentonas’: a Batalha do Chinelo, criada pelo B-Boy Pelezinho, na qual os competidores dançam de chinelo, e não podem deixá-los sair do pé; a Batalha Footwork, que desafia os dançarinos a fazerem os passos com as mãos, sustentando o peso do corpo; e a Batalha de Crashfest, disputa entre todos da roda de dança, com movimentos ‘loucos’ e explosivos, na qual o público decide o vencedor.

Serviço:

Red Bull BC One – Cypher Brasília

Data: 01/07

Horário: A partir das 10h (horário de Brasília)

Local: Espaço Cultural Renato Russo – Asa Sul Comércio Residencial Sul 508 Bloco A – Asa Sul, Brasília – DF, 70351-515

Entrada: Gratuita e aberta ao público

Link para inscrição na Cypher: https://participate.redbull.com/en/events/red-bull-bc-one-cypher-brazil/2023

Red Bull BC One – Final Nacional 2023

Data: 22 de julho

Horário: A partir das 19h (horário de Brasília)

Local: Auditório Simon Bolívar – Memorial da América Latina – Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP, 01156-001

Entrada: de R$15 a R$50

Link para a compra do Ingresso: www.redbull.com/bconebr

Conheça o Red Bull BC One:

O Red Bull BC One é a maior competição individual do mundo entre B-Boys e B-Girls. Criado em 2004, o evento de breaking é realizado em diversos países, onde a cada ano milhares de dançarinos competem em batalhas regionais, as chamadas Cyphers. Após essa primeira fase, os melhores B-Boys e B-Girls se enfrentam na final nacional do evento que, neste ano, ocorre em julho na cidade de São Paulo. Os vencedores dessa etapa (um de cada categoria) disputam a Last Chance Cypher, antes de garantirem uma vaga na final mundial, que acontece no dia 21 de outubro. A grande decisão funciona no formato mata-mata, no qual os participantes dançam em frente a um painel formado por cinco jurados e têm suas habilidades avaliadas. Vale tudo para impressionar: técnica, criatividade e simpatia. Quem for melhor em todos os requisitos e conquistar os juízes, vence.