Foto Crédito: Marcelo Maragni / Red Bull Content Pool

Brasileiro vence etapa nacional de Mundial de danças urbanas e irá representar o País na Índia

Decisão do Red Bull Dance Your Style reuniu público caloroso, em São Paulo (SP), que…

Decisão do Red Bull Dance Your Style reuniu público caloroso, em São Paulo (SP), que escolheu Ryan Fúria Jr como campeão; dançarino avança para enfrentar grandes nomes internacionais e buscar título global

Dançarinos de alto nível, músicas icônicas, público vibrante e uma energia contagiante: estes foram os elementos essenciais para a épica final brasileira de um dos principais eventos de danças urbanas do mundo, o Red Bull Dance Your Style. Pela primeira vez em São Paulo, a competição lotou a Praça das Artes, no último sábado (11), e consagrou Ryan Fúria Jr como novo campeão nacional. O dançarino de Hip-Hop e Popping agora irá representar o Brasil na etapa mundial, no dia 9 de novembro, em Mumbai, na Índia. Trilhando uma trajetória impressionante e vencendo batalhas emocionantes, Ryan Fúria Jr conquistou o voto majoritário do público e, embalado pelo hit ‘Tá OK’ de Dennis DJ e MC Kevin o Chris, levou o troféu para casa.

“Foi uma experiência incrível e inexplicável viver e vencer o Red Bull Dance Your Style 2024! Na última batalha, eu estava me sentindo muito leve e pude me expressar e me dedicar naquele momento para focar totalmente na entrega no palco. Foi uma das únicas vezes na minha vida que me senti dessa forma. Subi no palco focado em demonstrar todo o meu talento, meu potencial e tudo que eu venho estudando e trabalhando sobre o Hip-Hop e o Popping – que é o meu estilo de dança favorito. Agora, a meta é levar toda essa energia do povo brasileiro para fora do País e fazer com que eles conheçam a nossa potência”, comemora Ryan Fúria Jr, que irá buscar o título mundial inédito para o Brasil.

Vice-campeão da seletiva paulista, o paulistano de 21 anos chegou à Final Nacional e teve que encarar batalhas contra dançarinos talentosos de estilos distintos como o house de Mayí, o krump de Valkyrie aka Gurl Pitbull, o dancehall de Israel Alves. Conquistando o público cada vez mais a cada fase, Ryan chegou à última batalha e mostrou suas capacidades de improviso ao som de hits aleatórios – de Pabllo Vittar a Nelly Furtado – e superou a dançarina de waacking Jess Nascimentto, vice-campeã em 2023 e 2024.

O movimento cultural Hip-Hop engloba vários estilos de danças e, entre elas, está o Popping. Os dançarinos desta modalidade se baseiam no ritmo da música para coordenar a contração e o relaxamento rápido dos músculos, muitas vezes para criar passos que remetem ao ilusionismo – como o caso do moonwalk imortalizado por Michael Jackson. Representante desses dois estilos, Ryan Fúria Jr hipnotizou a plateia e improvisou com as músicas que eram tocadas pelo DJ Totonete. No comando do evento, estavam os talentosos apresentadores Zulu e Darlene Valentim (Vovó da ZN).

Para definir os finalistas, o evento passou por Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e também na própria capital paulista para as seletivas regionais. Também foram convidados 10 wildcards – convites feitos a grandes nomes da cena para aquecer ainda mais as batalhas e trazer mais diversidade e pluralidade de origens e estilos. Entre os participantes, estiveram dançarinos que já dividiram palco com cantores como Anitta, Ludmilla, Djonga, Gloria Groove, Gaby Amarantos e muitos outros. Na etapa mundial, em novembro, dançarinos de 50 países se enfrentarão em busca do título.

Além das batalhas, a Final Nacional também teve duas atrações especiais que realizaram “side acts” de tirar o fôlego. Antes da semifinal, o dançarino profissional da França Boubou Belbak fez um show à parte mostrando a potência do estilo Waacking. Após definir os finalistas, foi a hora do Coletivo AMEM, formado por artistas LGBTQIAPN+, fazer uma apresentação em grupo com diversos nomes do Voguing e da cena Ballroom. Quem também esteve presente prestigiando o evento foi Nelson Triunfo, considerado o precursor do movimento Hip-Hop no Brasil. Esta edição do evento também contou com a Philips como parceira oficial.