
Boom Bap Day celebra a era de ouro do Hip-Hop com edição especial na Galeria Praça Sete no dia 13 de setembro
Os DJs, bailes e casas noturnas são personagens importantes na construção do rap em Belo…
Os DJs, bailes e casas noturnas são personagens importantes na construção do rap em Belo Horizonte e foi nestes espaços que boa parte do público do gênero se formou, bem como artistas e produtores que seguem na construção desta história até hoje. Celebrando este capítulo importante do rap na capital mineira foi criado o Boom Bap Day, evento que chega à sua quarta edição no dia 13 de setembro, dedicado à celebração da cultura Hip-Hop, com foco nos DJs e na chamada Golden Era dos anos 90, período no qual o boombap, subgênero mais popular do rap, marcou toda uma geração. A programação acontece a partir das 14h, na Galeria Praça Sete (2º piso / 90 Gold Skate Shop – Rua Rio de Janeiro 622, Centro, BH) com os DJs residentes Pooh e Reinaldo Café (Face 3 DJ’s), Tobias e Giffoni (Ressonantes) e o convidado DJ Roger Dee, um dos pioneiros da cena hip hop em BH. A entrada é gratuita.
Era de ouro e os bailes
O hip hop tem sua origem oficial no Bronx, Nova York, em 11 de agosto de 1973, mas este movimento cultural só chegaria ao Brasil em 1983, graças à força das imagens de filmes como Flashdance, Beat Street e Breaking. O rap brasileiro por sua vez nasce no fim da década de 80 e se fortalece ao longo dos anos 90, década reconhecida como a “era de ouro” do rap, por ter sido o período em que surgiram muitos dos trabalhos que hoje são considerados clássicos deste estilo musical. As músicas eram apresentadas ao público através das festas realizadas em casas noturnas como a Broadway, Estrela Night Club e Trash. Lembrar a importância destes espaços e o papel essencial dos DJs é a premissa que deu origem ao conceito do Boom Bap Day, festa que traz de volta o espírito daqueles dias. Os idealizadores são os DJ’s Pooh e Reinaldo Café (Face 3 DJ’s), Tobias e Giffoni (Ressonantes) e Gleidinho, proprietário da loja 90 Gold Skate Shop.
Espaço histórico
A realização do evento na Galeria Praça Sete não é por acaso. Ao longo da década de 90 o local foi o ponto de encontro dos adeptos da cultura hip hop, com lojas de discos que forneciam material aos DJs e eram espaços de trocas de informação entre para MCs e demais interessados naquela cultura.
“Ali, onde hoje acontece o Boom Bap Day, fervilhavam lojas de discos, rodas de conversa, trocas de fitas, fanzines e informações sobre os shows que agitavam a cena local. Era onde se formava a identidade de toda uma geração, conectada pela música, pela rua e pelo desejo de expressar sua verdade”, explica o DJ Tobias, um dos organizadores do evento.
Já em sua quarta edição, o Boom Bap Day traz uma programação marcada pelos sets de DJs veteranos que tiveram participação ativa nas festas clássicas.
O evento conta ainda com pista de skate no quarteirão da Rua Rio de Janeiro, ao lado da Praça Sete.
“É mais que uma festa, é uma reverência à memória afetiva e cultural da Galeria Praça Sete, local histórico que foi, durante anos, ponto de encontro de DJ’s, MC’s, B-Boys, grafiteiros e amantes da cultura Hip-Hop em tempos pré-internet”, conclui Tobias.
Boom Bap Day – com os DJs Pooh e Reinaldo Café (Face 3 DJ’s), Tobias e Giffoni (Ressonantes) e o convidado DJ Roger Dee
Quando: 13 de setembro de 2025, a partir das 14h
Local: Galeria Praça Sete – 2º piso / 90 Gold Skate Shop – Rua Rio de Janeiro 622, Centro, BH.