Foto Divulgação

BK: Viva Zumbi, festival de cultura Negra do Estado do Rio tem show gratuito do Rapper e muito mais

O Evento teve que ser remarcado para o dia 17 de dezembro em Niterói, no…

O Evento teve que ser remarcado para o dia 17 de dezembro em Niterói, no Caminho Niemeyer, com feiras, apresentações de capoeira, debates e feijoada.

O Viva Zumbi teve que ser remarcado, devido a questões meteorológicas, para o dia 17 de dezembro, próximo domingo, em Niterói, no Caminho Niemeyer, a partir das 10h.

Uma das atrações principais é o rapper, escritor e compositor brasileiro BK, considerado um dos nomes mais influentes do cenário do rap brasileiro.

“Fico muito feliz pelo convite. Não participo de um festival em Niterói desde 2019 e voltar numa data tão importante, tem ainda mais valor. A gente vem reforçando a importância da consciência negra o ano todo. E está aqui, como atração principal, mostra que a gente está no caminho certo”, comenta o rapper.

Idealizado pela Deputada Estadual Verônica Lima, que enquanto vereadora da de Niterói foi autora da Lei 3110/2014, da Semana Municipal da Cultura Negra, comemorada, anualmente, do dia 14 a 20 de Novembro, onde o Viva Zumbi está inserido.

“O Viva Zumbi já é um evento consolidado nos calendários da cidade de Niterói e do estado do Rio de Janeiro, sempre se posicionando de maneira contundente nas pautas sociais e na luta em defesa da cidadania plena para todos. Por isso, não poderíamos fechar nossos olhos para o que está acontecendo. O “racismo ambiental”, é o tema desta edição. Será um dia de festa, celebração e resistência!” – afirmou a idealizadora, a deputada estadual Verônica Lima.

O Festival celebra a ancestralidade e a cultura do povo negro por meio de expressões artísticas como capoeira, literatura, música, debates, tendas temáticas com oficinas, além da feijoada.

“O Viva Zumbi é o maior encontro preto do estado. Me sinto em um verdadeiro quilombo. Repleto de diversidade negra, vários estilos, gostos, sabores e saberes. Um dia de celebrar nossa beleza mas também a nossa luta! Nossa emancipação não veio das mãos da branquitude mas sim das nossas mãos, negras, de Dandara, de Zumbi! Nós somos o legado de Zumbi! E no Viva a gente deixa isso muito nítido!”, comenta a organizadora Rebecca Vieira.

O Cantor em sua letra, apresenta como seus principais temas a violência policial, desigualdade, racismo, suas conquistas e reviravoltas em sua vida pessoal. Para o show do Viva Zumbi os fãs podem esperar pelos seus maiores sucessos.

“Vou levar os maiores sucessos que a galera curte ouvir e também as músicas do ICARUS, meu álbum que completa nesta sexta, (16), um ano e tem quebrado recordes na minha carreira, seja em shows, nas plataformas, e também conquistando novos fãs”, afirma BK.

Além do rapper BK como atração principal, o evento também terá Xande de Pilares, apresentação da Escola de Samba Grande Rio, DJ Tamy, Awure e outros artistas locais.

Com entrada franca, o festival vai arrecadar doações de alimentos não-perecíveis, sem contar açúcar e sal.

O evento está sujeito à lotação.

Data: 17/12/2023

Horário: A partir das 10h

Local: R. Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói – RJ (Caminho Niemeyer)

Programação/atrações:

Ato pela Igualdade Racial (Local: Caminho Niemeyer)

OCA VIRADOURO

Encontro de Jongos

DJ Residente

HOMENAGEM DIPLOMA ZUMBI DOS PALMARES

AWURÊ

DJ Mayara e DJ Buiu

16h – BK

DJ THAMY

Banda Um Amô

Baile Funk das Antigas

DJ Mayara e DJ Buiu

21h – XANDE DE PILARES

DJ Mayara e DJ Buiu

Grande Rio

00h – ENCERRAMENTO