BATEKOO estreia no carnaval de Salvador com shows de Luedji Luna, Karol Conká, Àttooxxá, Dj Cleiton Rasta, Mu540 e Irmãs de Pau entre os destaques

BATEKOO comanda os afters oficiais do carnaval de Salvador; acesse a programação

Coletivo, cria da capital baiana, lidera os afters oficiais da cidade, na Praça Castro Alves,…

Coletivo, cria da capital baiana, lidera os afters oficiais da cidade, na Praça Castro Alves, entre os dias 17 e 21 de fevereiro, sempre das 0h às 3h. Toda a programação será gratuita

BATEKOO, cria de Salvador, estreia no carnaval soteropolitano comandando os afters oficiais da cidade, na Praça Castro Alves.

“Essa iniciativa marca o novo momento da folia no centro histórico, onde tudo começou. A praça Castro Alves vai se tornar o palco da juventude, sobretudo negra e LGBTQIA+. Um espaço de valorização de estéticas e culturas pretas que, passeando pelos mais diversos ritmos afrodiaspóricos do Brasil e do mundo, celebra a diversidade racial, sexual e de gênero a partir da música, performances e artes visuais”, comenta Mauricio Sacramento, CEO, fundador e diretor criativo da BATEKOO.

Para abrir os caminhos, na sexta-feira, dia 17/02, a concentração começa, às 22h, na Praça Municipal, em frente ao Elevador Lacerda, e anda lentamente até a Castro Alves. Lá, onde o trio se estabelece, apresentações de O Maestro, Freshprincedabahia + Fall Clássico, Mirands e Neftara. No sábado, 18, Swing do T10, Deize Tigrona e DMT. Na noitada seguinte, que cai no domingo, 19, Dj Cleiton Rasta, Tia Carol e Tícia são as atrações. Já na segunda-feira, 20, Luedji Luna, Mu540 e Karol Conká comandam a folia. Fechando a programação, na terça-feira, 21, Àttooxxá, Evylin convida Vírus e Irmãs de Pau. Afrobapho e Cristiane Mascarenhas também realizam suas performances durante a agenda que acontecerá, sempre, das 0h às 3h.

“A curadoria do palco foi feita pensando em como podemos falar de negritude a partir de uma visão afrobrasileira. Ele foi pensado para ser diverso, plural e único. Muitos dos artistas nunca se apresentaram em Salvador e ao mesmo tempo damos destaque pra cena underground e periférica local que movimenta os centros durante o ano inteiro. A BATEKOO se compromete em ser uma fomentadora cultural, principalmente para artistas independentes, e no nosso palco vocês podem conferir um pouco dessa junção. Nosso propósito é reforçar a tradição dos blocos afros e tradicionais que já ocupam o centro histórico desde a sua criação. Estamos chegando para somar e contribuir com esse movimento que marca a nova música baiana e brasileira de maneira plural e inclusiva. Do pagodão ao samba e do hip hop ao funk, o centro é palco dos maiores encontros da música brasileira. Uma programação 100% gratuita levando cultura de forma democrática e acessível para os foliões baianos e visitantes que, com certeza, vão querer voltar no dia seguinte”, ressalta Mauricio Sacramento.

Fundada em 2014, na capital baiana, a BATEKOO ganhou notoriedade como um manifesto do movimento negro e LGBTQIA+, tendo como foco jovens da periferia e de baixa renda. Hoje, atua como uma plataforma de entretenimento, empreendedorismo e culturas negras, periféricas e LGBTI+, sendo um polo de conexões entre juventudes urbanas que protagonizou, também, o lançamento do primeiro festival contra-hegemônico. Em 2022, sob o lema ‘A gente não quer ser assistido, a gente quer se assistir’, apresentaram o BATEKOO Festival, em São Paulo. Com ingressos completamente esgotados e 12 mil pessoas reunidas em sua estreia, iniciaram um movimento de transformação na forma de se fazer grandes eventos no país e criar uma verdadeira imersão na música negra, desenhando essa que é uma experiência feita para colocar o público no centro, sem hierarquia, em troca mútua.

Atualmente, o coletivo está presente, além de Salvador, em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife e Santos.

“É importante lembrar que a gente já fazia carnaval em outras cidades – inclusive acabamos de entregar mais uma edição do CARNAKOO na capital paulista – mas nunca tinha feito em Salvador. A Praça Castro Alves é onde o carnaval começou; Castro Alves é um poeta abolicionista. Fazer festa lá é um momento de consolidação da Batekoo, nesse diálogo com o poder público, de realmente levar essa juventude negra que já nos acompanha desde 2014. Foi uma coisa que se conectou muito com a nossa história e o nosso propósito”, finaliza  Artur Santoro, CEO e head de projetos da BATEKOO.

Vale destacar que a BATEKOO, além de continuar com os bailes noturnos e ter furado a bolha dos grandes festivais, fomenta a cena educacional com aulas gratuitas sobre music business por meio da Escola B; a cena de produção executiva e artística com o selo musical Batekoo Records; e o projeto ‘Sessions’, que tem trazido luz à artistas emergentes com produto audiovisual no Youtube e principais plataformas de streaming.

Neste mês, a BATEKOO ainda realiza uma longa agenda e traz entre os destaques a Casa de Verão Salvador, sediada no Doca1, com uma série de atividades e eventos cotidianos.


BATEKOO COMANDA O AFTER OFICIAL DO CARNAVAL DE SALVADOR

Performances: Afrobapho, Cristiane (todos os dias)

Mestre de cerimônias: Juju Zl, Cleidson, Lucas Leto

SEXTA-FEIRA, DIA 17
Trio BATEKOO | 22h – Concentração na frente da Praça Municipal.
Percurso até Praça Castro Alves de aproximadamente 2h
BATEKOO DJ Set (Freshprincedabahia x Mirands);  (Paulilo x Tia Carol)
Performances: Afrobapho, Cristiane Mascarenhas

SEXTA-FEIRA, DIA 17, DAS 0H ÀS 3H
O Maestro
Freshprincedabahia + Fall Clássico
Mirands
Neftara
+performance

SÁBADO, DIA 18, DAS 0H ÀS 3H
Swing do T10
Deize Tigrona
DMT
+performance

DOMINGO, DIA 19, DAS 0H ÀS 3H
Cleiton Rasta
Tia Carol
Tícia
+performance

SEGUNDA, DIA. 20, DAS 0H ÀS 3H
Luedji Luna
Mu540
Karol Conká
+performance

TERÇA, DIA 21, DAS 0H ÀS 3H
ÀTTØØXXÁ
Evylin convida Vírus
Irmãs de Pau
+performance