8ª edição de Toda Terça Festival reúne artistas dentro de ônibus itinerante para apresentações gratuitas

8ª edição de Toda Terça Festival reúne artistas dentro de ônibus itinerante para apresentações gratuitas

Yzalú, Filipe Toca, Clara Valverde, Potyguara Bardo, Kacá Novais, Bruna Black, Quixote na Surdina e…

Yzalú, Filipe Toca, Clara Valverde, Potyguara Bardo, Kacá Novais, Bruna Black, Quixote na Surdina e Davi Sabbag são destaques da programação que acontece durante as terças-feiras de abril e maio, sempre às 19h. O ponto de encontro fica na plataforma 0 (zero) do Terminal Urbano Parque Dom Pedro II, no centro da cidade de São Paulo

O Toda Terça Festival, projeto de shows itinerantes do grupo teatral Zózima Trupe, chega em sua oitava edição, todas as terças-feiras de maio e abril, como já antecipa o nome, sempre às 19h, no interior do chamado “omnibus para todes”. Sim! O veículo é o palco que passeia, com seu público e artistas diversos, pelos arredores da região central de São Paulo. O ponto de encontro – e também encerramento de percurso – fica na plataforma 0 (zero) do Terminal Urbano Parque Dom Pedro II. As sessões são gratuitas e os ingressos serão sorteados semanalmente no perfil do grupo no Instagram.

“O ônibus, símbolo do popular, do cotidiano, casa itinerante do trabalhador, principalmente do trabalhador periférico, é uma potente plataforma de inovação do que pode vir a ser os nossos deslocamentos pela cidade. É uma provocação de que tudo é possível ser mais criativo, mais cultural e acessível. Quando o ônibus circula pelas ruas e avenidas, o show não é mais só para quem está dentro, é para todos que encontramos no caminho”.

A proposta da iniciativa é, trajeto a trajeto, a de descentralização e democratização das artes. A cada nova temporada, a icônica ação busca atrações para os mais diferentes gostos. Na edição anterior, por exemplo, recebeu nomes como Marcelo Jeneci, Jota.Pê e Anná. Nesta, quem abriu o festival foi a cantora Yzalú e já se apresentaram Filipe Toca, Clara Valverde, Potyguara Bardo e Kacá Novais. Ainda em maio, Bruna Black chega junto em 16/05. Na sequência, Quixote na Surdina (23/05) e Davi Sabbag (30/05) para o encerramento.

“A ideia é oferecer uma programação cultural contínua para que o público tenha acesso à cidadania artística e ao encontro, para que haja a humanização do transporte e o diálogo com os trabalhadores e usuários em geral”, explica Anderson Maurício, gestor e cofundador da Zózima Trupe, um grupo de teatro que pesquisa desde sua fundação, em 2007, o ônibus urbano como espaço cênico. “Seguimos desbravando o arcabouço do ônibus como palco e falando diretamente ao trabalhador, aquele que tem o próprio corpo abatido dia a dia pelas insuficiências do transporte coletivo”, completa. Com a aquisição de um ônibus próprio, grafitado e adaptado, o grupo criou o projeto “Omnibus para Todes”, que tem como proposta a transformação do veículo em um centro cultural sobre rodas, para atingir novos públicos e servir como plataforma de atividades para toda a cidade. É aqui que o festival se dá. Ao todo, o Toda Terça Festival já promoveu, nesse espaço, mais de 150 apresentações com aproximadamente 350 grupos e artistas do Brasil inteiro.

“Vale dizer que essa edição é composta de figuras da nova geração que trazem a identidade, as lutas de gênero, raça e acessibilidade, e seus espaços de atuação como inspiração para tecerem suas propostas musicais. Também incluímos no edital artistas que atuam nas ruas, nos trens, ônibus e metrôs da cidade, e que, geralmente, atuam de forma informal, pois ainda não há uma lei que regulamente essas intervenções artísticas tão bem vindas no dia a dia do trabalhador/passageiro. É importante unirmos para que a arte seja de fato um exercício de cidadania e, assim, um direito de todos”, ressaltam.

Considerando a limitação de assentos do Omnibus para todes (26 lugares ao todo), os ingressos para assistir às apresentações – como já sinalizado – serão sorteados, semanalmente, no Instagram da Zózima Trupe. Para participar dos sorteios, os interessados devem seguir o perfil @zozimatrupe no Instagram; curtir a imagem oficial do sorteio (publicada com uma semana de antecedência); comentar a hashtag ‘#todaterca’ e marcar duas pessoas. Àqueles que não conseguirem ingressos no sorteio, uma lista de espera será aberta no dia de cada show, às 18h, no ponto de encontro com o público.

O projeto é realizado através da Secretaria Municipal de Cultura e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, SPTrans, com a cessão de espaço e SOCICAM.

Serviço:

Data: 11/04 a 30/05, sempre às terças-feiras

Horário: 19h

Ingressos gratuitos através do sorteio no Instagram.

Local: Terminal Urbano Parque Dom Pedro II – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, dentro do ônibus da Zózima Trupe, na plataforma zero, próximo às catracas.

*Menores de idade precisarão embarcar junto a um responsável. Caso o menor seja sorteado, um responsável também precisará ter sido sorteado ou conseguir ingresso para embarcar através da lista de espera.

PROGRAMAÇÃO DETALHADA

16 de maio – Bruna Black

23 de maio – Quixote na Surdina

30 de maio – Davi Sabbag

SOBRE A ZÓZIMA TRUPE

A Zózima Trupe é um grupo brasileiro de teatro fundado em 2007 na cidade de São Paulo pelos artistas-pesquisadores Anderson Maurício, Priscila Reis e Tatiane Lustoza. Há dezesseis anos reúne artistas em pesquisa continuada. Ao assumir-se enquanto Trupe, os artistas propuseram como ponto fundante dos seus movimentos de pesquisa teatral desbravar as possibilidades do ônibus como dispositivo e espaço cênico; assim provendo acesso às artes cênicas aos cidadãos que utilizam o transporte coletivo – os passageiros-trabalhadores.

O nome da Trupe é uma homenagem à Lídia Zózima (1957 – 2016), preparadora corporal e professora do curso de Teatro da Fundação das Artes de São Caetano do Sul, na região metropolitana de São Paulo. Foi lá onde os artistas-pesquisadores da Trupe se encontraram. Artistas que vieram de diferentes cantos da cidade, percorreram longas distâncias e viram, viveram e investigaram esses tantos cantos pelas rodas e trilhos até chegarem à escola de teatro.

A Zózima Trupe tem realizado uma pesquisa contínua das possibilidades de encenações nesta composição tão próxima do público – seja no ônibus próprio do grupo ou em linhas regulares do transporte coletivo de São Paulo.