A data comemorada em mais 32 países do mundo é lembrada como uma espécie de feriado oficial do skatista, um momento de valorizar e difundir essa cultura. O praticante da modalidade poderá celebrar o esporte com atividades culturais e esportivas gratuitas no Museu da República, na Esplanada dos Ministérios.

Para as comemorações deste ano, o brasiliense vai contar com premier de filmes de skate, best trick, discotecagem com os Dj’s do coletivo Batidão Sonoro, Dj Mak, DJ LM e a já tradicional volta a Esplanada dos Ministérios.

A já tradicional Volta na Esplanada, em sua oitava edição, deve acontecer em clima de confraternização, para o presidente da Associação de Skate da Capital, Francisco Pessanha, “as atividades garantem a manutenção da cena skate na cidade. É uma iniciativa colaborativa, já que não há patrocínio para o evento. O importante é promover o esporte em um ambiente democrático”.

O skate é o segundo esporte mais praticado no Brasil, ficando atrás apenas do futebol. E Brasília é considerada a capital nacional do skate, pois a abundância de espaços abertos e os traços arquitetônicos convidam à prática. A cidade atrai praticantes profissionais do mundo todo, sendo comparada à Barcelona, a Meca do skate mundial.

Dia Mundial do Skate:

A data é comemorada desde 2004, promovida inicialmente pela International Association of Skateboard Companies (Iasc) e celebrada em mais de 32 países no mundo. Trata-se de um momento dedicado à pratica e à promoção dessa cultura urbana que tem adeptos em todos os continentes. Em Brasília será a oitava edição, durante 10 anos, promovida pela Associação de Skate da Capital (ASC).

Serviço:

Data: 21 de junho, sexta-feira
Horário: A partir das 18h
Local: Museu Nacional da República – Esplanada dos Ministérios
Atrações: premier de filmes de skate, best trick, discotecagem com os Dj’s do coletivo Batidão Sonoro, Dj Mak, DJ LM e a já tradicional volta a Esplanada dos Ministérios.
Acesso gratuito
Classificação indicativa: livre