Como a música é importante para os humanos

Segundo o filosofo alemão Friedrich Nietzsche, a vida sem música seria um erro. E a…

Segundo o filosofo alemão Friedrich Nietzsche, a vida sem música seria um erro. E a imensa maioria das pessoas concorda com ele. Belas canções e melodias enchem a vida de todo mundo, dá significados especiais, trazem mensagens importantes, dão consciência social, além de despertarem motivos para se viver melhor.

A consciência social que o rap despertou na comunidade afro americana, nos EUA, foi motivo de muitos estudos sociológicos, teses universitárias, além de terem mudado comercialmente o mercado musical do país que criou o rock and roll. Hoje em dia, o rock não é mais a música mais consumida pela juventude. Este lugar é do Hip Hop!

Uma universidade da Finlândia realizou um grande estudo para analisar o impacto que a música causa na vida das pessoas. Ela utilizou, para isso, uma grande quantidade de dados referentes às frequências que as melodias alcançavam e como isso se refletia nas ações do grupo de voluntários que se interessaram em participar da pesquisa.

A música influenciaria o estado de espírito dos participantes, que variavam de acordo com os estímulos que recebiam. Segundo o estudo, as pessoas podem ser influenciadas até a comprar mais, a depender do tipo de musica que ouça, devido a sensação de bem estar que determinados estilos  musicais podem causar.

Cuidado quando for ao Shopping Center! A trilha sonora utilizada pode manipular seus ouvidos, sem que você nem perceba! Apesar de parecer brincadeira, o fato é que cada tipo de música é indicada a uma função especifica. Basta ver como as academias utilizam determinadas trilhas sonoras durante os exercícios físicos.

Existem estilos – o rap pode estar incluído neste gênero – que estimulam um aumento na autoconfiança e na sensação de poder das pessoas. Não é algo empírico. Basta ver a utilização da trilha sonora em campanhas publicitárias ou em cenas de filmes e séries. É real!

Outros estudos de universidades diversas, tanto europeias quanto norte americanas, atestam estes resultados. Com base científica, os resultados afirmam que tanto estudantes quanto profissionais das mais diversas áreas de atuação sentem o poder de influência da música em seus cotidianos.

Elas aumentam o poder de concentração, a sensibilidade dos indivíduos, moldam comportamentos e acentuam traços da personalidade, além de revelarem a habilidade de interpretar as emoções. Pessoas mais fechadas podem ter crises de choro imensas ao ouvir determinadas melodias que marcaram momentos importantes em suas vidas.

Não pense em música apenas nos exemplos que temos atualmente. Desde o tempo das cavernas, alguns instrumentos rústicos já eram criados e aperfeiçoados ao longo do tempo, demonstrando a necessidade humana de produzir e consumir harmonias e notas musicais.

Cantavam e tocavam quando estavam tristes, quando queriam celebrar, quando queriam ameaçar adversários, a música sempre foi utilizada pelos homens com aspectos culturais, políticos ou econômicos. Ela eterniza momentos e emoções ontem, hoje e sempre!

A música pop atualmente utiliza os mais específicos estudos sobre frequência para lançar canções que precisam “grudar” na mente das pessoas. Até deitado na cama, de olhos fechados, a melodia não sai da cabeça do ouvinte. Não pense que é algo aleatório: é matemático!

Shows de Punk Rock ou Heavy Metal podem assustar aqueles que não conhecem muito bem a sonoridade ou a comunidade que curte este tipo de música, mas estes eventos possuem elementos catárticos que expurgam negatividade e agressividade, fatores inerentes da alma humana.

Portanto, lembre-se: cada musica possui uma função social, indicada para determinados grupos de pessoas e para momentos específicos na vida de todos. Você pode “precisar” ouvir tipos de música bem diferentes ao longo do dia. E tudo bem!