O grupo brasiliense Tribo, lançou o videoclipe da música “Pirata de Esquina”, todo feito em computação gráfica.

A música é autoria de Duckjay que também assina a direção musical. Todo feito em computação gráfica, em uma parceria entre a Kamika-Z Produtora, Square e D Studio, o clipe dirigido por Samuel Manfrin, que também assina efeitos visuais e roteiro, é totalmente inovador e tem uma ambientação totalmente inesperada, pois acontece em uma viagem no tempo.

No “filme”, o roteiro é baseado na historia de um viajante no tempo vivenciando cada era da humanidade, demonstrando fases tristes sendo apagadas pelas fases de alegria que a vida tem para oferecer, frisando que os altos e baixos, os momentos de turbulência e de bonança, existiram no passado, existem nos tempos atuais e sempre existirão, logo não há porquê temer o medo; como um Pirata deve enfrentá-lo em busca de um mundo melhor, uma vida melhor e o desfecho pode ser surpreendente.

“Gravar este clipe foi definitivamente uma experiência nova e desafiadora. Nós sempre nos preocupamos muito com a qualidade musical e visual de todos os trabalhos que nos propomos a fazer, e nesse não foi diferente. Não tínhamos ideia de quanto tempo iríamos levar até chegar ao resultado que queríamos. Cada pedaço do clipe tem um porque de estar ali e cada frame tem uma história, esperamos que o público aceite bem essa nova proposta” – Declara Duckjay.

O diretor Samuel Mafrin diz que a maior dificuldade do projeto foi trabalhar com um fornecimento de assets (texturas, imagens, ferramentas de modelagem 3D, materiais etc…) onde muitas vezes foi preciso ir mais a fundo na criação de um material do zero, a consequência disso foi uma animação completamente autoral, resolver os problemas recorrentes da tentativa de aplicar os efeitos que desejava fazer, foi sem duvidas o motivo de muitos dias de reflexão e estresse.

As inspirações foram várias, uma grande quantidade de filmes, a série VIKINGS e jogos como DOTA2 são algumas delas, as próprias musicas do grupo Tribo e da kamika-z, além de uma infinidade de coisas aleatórias que participaram do meu dia a dia. Tudo foi criado utilizando técnicas 3D e 2D, trazendo um traço surreal para animação, composta por materiais que chegaram a passar por 5 softwares antes de serem aplicados ao videoclipe.

A principal ferramenta para o resultado final foi ter o critério de somente passar para edição da próxima cena após acreditar que a cena atual estava impecável, o conteúdo foi criado sem a preocupação com o orçamento disponível, porém uma grande preocupação pela carga horária que foi imposta a mim responsável por 100% da edição, direção, roteiro e efeitos visuais. No final tudo deu certo, permitindo que todo o trabalho fosse concretizado e com um resultado final incrível.

“Este clipe é um dos pontos relevantes na comemoração dos nossos 20 anos de carreira e só temos que agradecer a Square, ao D Studio, a Kamika-z, a nossa equipe e todos os envolvidos neste trabalho. Para mim, gratidão, é a palavra que define tudo o que estamos sentindo neste momento. Gratidão a Deus por sempre estar conosco, à nossas famílias que sempre acreditaram e compartilharam do nosso sonho e aos nossos fãs por tornarem tudo isso possível.” – Comenta Look.

[youtube]