Rincon Sapiência promete surpreender mais uma vez a cena do rap brasileiro com o lançamento do videoclipe e do single “Afro Rep”.

Exatamente um ano após soltar o hit “Ponta de Lança (Verso Livre)”, o Mc fecha 2017 fazendo aquilo que sabe melhor: cantar a diversidade e botar todo mundo pra dançar. Ao som de uma batucada africana frenética, misturada a elementos do trap, a faixa tem uma pegada moderna, que coroa o clima de celebração e de luta dos versos. A combinação foi justamente inspirada no subgênero Afro Trap, que despertou a atenção do Mc em suas recentes andanças por Paris.

Na letra, Rincon dá uma rasteira na crise através da sua já consagrada leitura apurada da conjuntura política, racial e social do país, abalada pela crescente perda de direitos, o aumento da intolerância e escândalos políticos que marcaram um ano conturbado. O clipe foi gravado no Matraca, um popular centro esportivo da Cohab 1, lugar de origem do Mc. Dirigido pela dupla Rafael Jacinto e João Khel, contou com fotografia de Tomás Viola, trio que optou pela câmera Alexa Mini com lentes anamórficas para trazer uma linguagem cinematográfica às cenas.

A filmagem, feita em plano sequência, ajuda a criar um diálogo com a própria música, um verso livre e com cadência mais solta. Nessa pegada, Manicongo e o belo casting de amigos e convidados revelam sua ginga tirando onda num passeio dançante pelo lugar. No caminho, a simplicidade das cenas e o passinho divertido convidam todo mundo a cruzar os braços nos ombros e quadris, coroadas pela diversidade de cores, padrões e formas dos corpos, cabelos e roupas, que exaltam a essência africana do trabalho do Mc. A música, que se revela capaz de embalar as pistas, chega nas plataformas de streaming no dia 26 de dezembro e promete ser um dos hits do verão brasileiro.

O lançamento encerra o ano mais importante da carreira de Rincon Sapiência, conhecido também como Manicongo. Eleito o Artista do Ano pela APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, o rapper foi o maior destaque do gênero no cenário musical brasileiro. Seu álbum de estreia “Galanga Livre” rendeu ao Mc e beatmaker três troféus do Prêmio Multishow 2017 nas categorias “Artista Revelação”, “Melhor Produção” e “Melhor Capa”, liderando as indicações do Superjúri ao lado de Chico Buarque, além de figurar na lista da APCA entre os 25 melhores álbuns nacionais.

Assim, com o lançamento de “Afro Rep”, Rincon confirma sua trajetória como um dos artistas mais talentosos do país, apto a congregar os mais diversos públicos em torno da sua originalidade artística e estética, que mistura raízes africana e influências contemporâneas. A essência dessa originalidade, criadora de uma vertente inovadora na cena, é expressa em seu trabalho através da poesia ácida, da musicalidade envolvente e da liberdade dos corpos em movimento, resumidos em mais um verso livre poderoso.

O videoclipe será lançado hoje (26/12), às 20h, no canal do rapper no YouTube:

[youtube]