MC e professor leva novo álbum e projeto literário para viagem por Portugal e Inglaterra entre junho e julho

Pelo segundo ano consecutivo, Renan embarca para a Europa onde vai mostrar essa afinidade literária e musical em Portugal e Inglaterra, durante junho e julho. Já nesta semana, no sábado (16),  na cidade portuguesa de Coimbra, Renan apresenta-se com show de lançamento do novo álbum do Inquérito, Tungstênio, lançado em março.

O dia será uma oportunidade única de ver alguns dos convidados internacionais do álbum tocando ao vivo ao lado de Renan na casa de show Salão Brazil.

A rapper Lawn, da Nova Zelândia, e a portuguesa Mynda Guevara, que emprestam versos e vozes em Tungstênio, participam da apresentação, que também tem os convidados locais A Velha Capital e Ruze, mais o brasileiro radicado em Portugal Mossoró.

Ainda em Portugal, Renan participa de atividades da Escola de Verão Alice, projeto intercultural e multiétnico que reúne professores, ativistas e pensadores de diversas áreas do pensamento humano sobre o futuro de questões como democracia, economia, direitos humanos e artes. Reconhecido por seu trabalho como arte-educador e por utilizar meios artísticos para a transformação social, durante a Escola de Verão, Renan ministrará uma oficina a convite do sociólogo português Boaventura de Souza Santos.

Depois de Portugal, é na Inglaterra que Renan aporta para fazer pocket show com o repertório do disco novo e também apresentar a Parada Poética, sarau realizado desde 2003 no Brasil, em que o público apresenta-se declamando poesias em estilo livre, “para maltratar a gramática e colocar a culpa na licença poética”, como Renan gosta de colocar. Em 2015, a Parada Poética foi premiada pelo Ministério da Cultura na categoria “Circulação e Difusão Literária”.