PARA SURPRESA DOS FÃS E DA IMPRENSA, GRUPO DE RAP SERÁ UMA DAS ATRAÇÕES NACIONAIS DO FESTIVAL, QUE ACONTECE EM ABRIL

Manuela Meneses _247 – Os fãs da banda Racionais MC’s foram surpreendidos nesta quarta-feira, 30. O grupo de rap, que sempre foi avesso aos holofotes da grande mídia, está entre as atrações brasileiras do festival Lollapalooza, que acontece no Brasil em abril de 2012. A informação foi anunciada pelo perfil da organização do evento no Twitter. “Mano Brown, Ice Blue, Edy Rock e KL Jay, bem-vindos ao Lollapalooza Brasil”, diz a mensagem, que cita os integrantes do grupo. Entre os brasileiros confirmados no festival estão O Rappa, Plebe Rude, Wander Wildner, Marcelo Nova, Cascadura, Velhas Virgens, Garage Fuzz.

Logo após a confirmação, tuiteiros estranharam a participação da banda no evento. “Os verdadeiros rappers não ficavam indo atrás de mídia, de programas de tv, nem nada! racionais é exemplo disso”, publicou a usuária do perfil @tiipa_LHP. Em 13 anos de carreira, as letras do grupo sempre protestaram contra a desigualdade social brasileira, abordando diversos temas como crime e injustiças. Mesmo depois de alcançar o sucesso com o álbum “Sobrevivendo ao Inferno”, que vendeu mais de um milhão de cópias, os rappers recusaram a imagem de pop stars e raramente aceitavam ser entrevistados pela imprensa. “Acho que a mídia é extremamente necessária, mas Racionais é um mito vivo que nunca precisou dela pra ser sucesso total”, tuitou o perfil @DjTypa.

Mesmo desagradando aos fãs conservadores, o show será um marco histórico na carreira do grupo. A venda de ingressos, que não são nada baratos para boa parte do público que gosta dos Racionais, começa dia 5 de dezembro. O passaporte para os dois dias custa R$ 500 (sem meia-entrada) e o ingresso para cada dia será vendido por R$ 300 (com desconto de 50% para estudantes).

Fundado em 1988 no Capão Redondo, periferia da cidade de São Paulo, por Mano Brown (Pedro Paulo Soares Pereira), os Racionais conquistaram o posto de maior banda de rap do País. Com letras baseadas na dura situação de regiões menos favorecidas da capital paulista, o grupo participa todos os anos de vários concertos filantrópicos em benefício de HIV positivos, campanhas de agasalho e contra a fome. O último trabalho foi lançado em 2006, quando o DVD “1000 Trutas, 1000 Tretas” chegou às lojas com preço abaixo da tabela do mercado.

FONTE: BRASIL247.com.br