NEURAL, música inédita do RZO, escrita em coautoria com Sabotage, com participação da Família Sabotage e Negra Li.

Uma nova música acaba de ser lançada pelo Spotify. Mas, desta vez, é diferente de qualquer outra disponível na plataforma: é o primeiro rap do mundo criado a partir da colaboração da inteligência artifical com a inteligência natural humana dos MC’s. Mostrando que realmente não há limites para novas descobertas na música. Conectado ao seu ideal “music by heart, technology by design”, o Spotify tornou possível a realização de um projeto audacioso: fazer com que Sabotage e RZO fizessem uma música novamente. Uma nova parceria entre antigos parceiros e amigos, que pôde acontecer com a ajuda de uma máquina.

Sabotage é daqueles artistas únicos. Um poeta que expressou seu tempo com o primor de um gênio, de um maestro. Morreu em 2003, deixando um álbum pronto e outro, “Sabotage”, que foi finalizado recentemente com ajuda de sua família e amigos e lançado pelo Spotify em uma audição histórica com os maiores rappers do Brasil. Deixou também centenas de manuscritos, com ideias e letras de músicas. Seu legado vai muito além das rimas: o pensamento, o processo criativo, os filhos, a inspiração para uma geração de rappers e músicos brasileiros e, principalmente, a constante inovação de quem sempre fez música à frente do seu tempo.

“Ele chegava em casa, ligava tudo: rádio, televisão, cada uma em um canal diferente. Era desenho, jornal, música, tudo ao mesmo tempo. Era o jeito dele de ficar pensando em tudo ao mesmo tempo para fazer as músicas dele”, conta Tamires, filha de Sabotage.

Para o projeto ter sucesso, uma máquina aprendeu tudo sobre o Sabotage a partir do legado musical que ele deixou. As primeiras semanas de trabalho foram de set up e treinamento da rede neural, com estímulos sobre a produção intelectual do artista quando ainda era vivo. Após as primeiras hipóteses, um grupo formado pela família e amigos próximos do artista validava e invalidava sentenças expressadas pela máquina, durante horas de trabalho ininterrupto.

Grupo RZO

Grupo RZO

Ao mesmo tempo em que o grupo trabalhava, as sentenças validadas como possíveis de serem expressadas pelo Sabotage estimulavam e inspiravam Helião a criar a nova letra e a nova música em parceira com o velho amigo. A letra foi tomando forma, as rimas.

Aos poucos, começaram a surgir batidas, sons, estilos, RZO e Sabotage juntos novamente. Em tempo: Sabotage foi revelado pelo RZO. A história é que o rapper apareceu com várias letras num ensaio do grupo na icônica laje do Helião. Aí, o SANDRÃO RZO ouviu uma fita com o rap dele e resolveu na hora que aquele cara faria parte da família RZO.

Só que, dessa vez, essa colaboração antiga veio de um jeito nunca visto antes. Uma colaboração que só a tecnologia, o conhecimento e confiança que esses dois artistas tinham um com o outro permitiriam.

“NEURAL” também conta com as participações muito especiais da Tamires e do Sabotinha, filhos do Sabota, que estão logo na introdução. Como todo o projeto é uma grande homenagem ao rapper, nada mais justo que seus filhos também pudessem participar desse marco.

Ouça no player abaixo ou no link do spotify!

[Spotify]

Via: Spotify