Single fala sobre quem declara amor, mas nunca vestiu a camisa 

O grupo de rap paulistano Opção de Defesa lançou o clipe de “Um brinde a vida parte 2”. Gravado em cenário que conversa com a temática do rap, o curta foi dirigido por Willian Ferreira e produzido por 158 Films.

O single fala sobre as pessoas que dizem estar ‘lado a lado’, mas, na verdade, nunca vestiram a camisa, como diz um trecho da letra composta por Nego Jé e Thiago MC e Adonai MC, que participa no refrão. O som cita, ainda, aqueles que só ficam criticando os outros na internet, prática cada vez mais comum na era das redes sociais.

Opção de Defesa é formado por Nego Jé, Thiago MC e DJ Nem. O trio carrega a responsabilidade de dar sequência ao grupo que foi criado desde 2000 no Butantã, zona oeste de São Paulo. Como o próprio nome do grupo sugere, Opção de Defesa surgiu como uma alternativa para driblar os problemas sociais que atingem as periferias.

As principais influências do grupo são as músicas negras contemporâneas, os raps nacionais e internacionais dos anos 80 a 2000, R&B, além de original funk, Jazz e da linha Soul Music. Porém, o grupo é bem eclético: gostam de MPB e os rocks clássicos dos anos 80 e, também, dos sambas e pagodes de todas as gerações. Por meio dessas influencias, o grupo tem como características a estética, a essência e o emprego da expressão linguística coloquial. Nas apresentações, o grupo busca transmitir a interação, o entretenimento e informação para o público, com batidas ora dançantes, ora pesadas ou modernas. A cada, é possível identificar uma ou mais das suas principais influências musicais. Durante os shows, o grupo faz questão de homenagear os nomes consagrados do rap nacional, interpretando trechos de seus clássicos.

[youtube]