Um dos nomes mais importantes da história, não apenas do Rap DF mas do Rap Nacional, X Câmbio Negro, divulgou o teaser de “Ninguém Toma“, seu mais novo single/clipe que será lançado oficialmente no dia 05/11 nas plataformas digitais.

Sim, perdi as estribeiras jornalísticas e estou empolgado. A volta de X é um resgate de um dos capítulos mais importantes da história do Rap DF e, por que  não, do Rap Nacional. Quem conhece a história sabe muito bem disso. Portanto, não esconderei a ansiedade.

Câmbio Negro é um grupo nascido em 1990 nas ruas de Ceilândia-DF, seu disco “Sub-Raça” foi um marco no Rap DF e na autoafirmação contra o preconceito que oprimia os ceilandenses. “Sou negão careca da Ceilândia mesmo e dai / Tu vive falando merda e ainda pisa aqui”, cantava X com sua voz poderosa trazendo um orgulho para aquela juventude. O álbum “Diário de um Feto” vendeu duas mil cópias nos primeiros 15 dias, isso em 1995 (!!!). Eram a frente do tempo, por no início dos anos 90 fazer Rap com banda. O grupo encerrou suas atividades em 2010.

Portanto, é uma história que deve-se respeitar e vamos torcer para que seja o primeiro de muitos novos trabalhos.

Em 2015 o grupo lançou um lindo trabalho em um DVD que marcou 15 anos do fim do Câmbio Negro. Vale a pena conferir.

Anota aí: 05 de novembro de 2017 tem lançamento. Enquanto isso dá um play no teaser e depois assisti o DVD: