Enquanto Marcão Baixada não apresenta seu próximo trabalho sólo, o MC tem se dedicado à produção de instrumentais, pesquisa musical e gravação de projetos paralelos à sua carreira sólo, como o disco “Dia da Rima 2012”, do Movimento Enraizados, que já tem algumas faixas disponíveis na internet.

“BXD Freestyle são algumas rimas que surgiram em uma zoação durante uma sessão de gravação”, conclui Marcão.

Com isso, Marcão dá o pontapé inicial das atividades no ano de 2013 e se prepara para os próximos lançamentos.

Marcão Baixada tem 19 anos, é músico, MC e produtor.

Nascido e criado na Baixada Fluminense, aos 9 anos de idade começou a estudar guitarra e escrever poesias; participou de inúmeros festivais de artes durante o Ensino Fundamental.

Aos 13 anos teve contato direto com o Hip-Hop e aos 14 escreveu suas primeiras letras de rap; foi convidado para cantar no evento “Folclorando”, realizado pela Cia. Folclórica do Rio de Janeiro, em 2009.

Em 2010, participou da oficina de produção de áudio com o MC e produtor Léo da XIII no Movimento Enraizados e se tornou comunicador da organização.

Marcão desenvolveu parcerias com inúmeros artistas e seu single, “Final Feliz”, estreou na rádio Multishow FM. Fazendo shows pelo Rio de Janeiro, abriu grandes apresentações de artistas como ConeCrewDiretoria e Projota e participou da coletânea literária “Pelas Periferias do Brasil vol. 05”, organizada por Alessandro Buzo, que foi publicada em 2011.

Em 2012 lançou seu primeiro registro sólo, o EP “Itinerante” e, ao lado de DMA, Léo Da XIII e DJ Léo Ribeiro, formou o #ComboIO, coletivo musical que desenvolveu parcerias com o músico francês Alias Poet, o cineasta etiópio Elias Japi; o grupo de samba Styllo X e a banda Cabeça de Nego; além de se apresentar em grandes eventos como a Rio+20, Favela Toma Conta (SP), Copa Graffiti Celebra e a Festa Literária Internacional das UPPs (FLUPP), além de participar de um programa da Rádio MEC AM 800 kHz.

Marcão tem se dedicado à produção e pesquisa musical, além de fazer shows e preparar seu novo trabalho sólo. O MC é referência da cultura urbana da Baixada Fluminense.

Lançamentos

Enraizados vol. 01 (2011, coletânea)

Final Feliz Remixes (2011, compilação promocional)

Dia da Rima 2011 (2012, álbum colaborativo)

Itinerante (2012, EP)

Em Alto Volume (2012, remixes & mashups)

Dia da Rima 2012 (2013, álbum colaborativo)