Grupo apresenta canção ‘Uma Só Voz’ e anuncia show e projeto na Argentina

Durante sete dias, o grupo de rap brasileiro esteve em Havana, Cuba e para além do regime socialista, do cenário que lembra a década de 1960, com seus carros antigos e cores pálidas, aproveitou a viagem para conhecer as ‘calles’ (ruas) de dentro pra fora, com a convivência com os amigos do grupo de rap cubano, La Invaxión. O resultado da convivência rendeu a gravação da música “Uma Só Voz” e de um videoclipe filmado no país.

Com direção de Mandedro Pagán Rosa, Renan Inquérito e os integrantes do grupo Cubano,Cepero e Black Soul tiveram as imagens captadas em pontos que referenciam Cuba, como o Malécon, o forte e o capitólio, mas também teve imagens feitas nas ruas de Havana Velha, onde é possível conhecer e sentir pulsar, de fato, a verdadeira Cuba.

“Não nos prendemos apenas ao que os turistas conhecem de Cuba. Conhecemos a realidade de dentro para fora. Convivemos com os rappers, fomos às casas deles, conhecem os os familiares, estreitamos os laços e as trocas musicais”, define Renan Inquérito.

A música teve a produção de Dj Duh, da Groove Art´s, que é quem também assina a produção do disco mais recente do grupo, o Corpo e Alma, mas foi gravada em um estúdio em Havana. A mixagem ficou por conta de Maurício Cersósimo, no entanto, toda a composição foi feita em conjunto, entre os três rappers.

“Foi uma experiência muito enriquecedora. Os músicos do La Invaxión são muito talentosos e pudemos ver e sentir isso a partir das gravações. Tudo é mais precário, mais difícil. A começar pelo bloqueio da comunicação no país, que é quase impossível via internet e bastante difícil por telefone, mas, a música e o clipe mostram que o hip-hop pode ser, justamente, o passaporte e a força pra quebrar as barreiras visíveis e invisíveis”, completou.

Pela América Latina

A experiência de gravar em Cuba despertou no Inquérito o desejo de conhecer e gravar com outros artistas da América Latina. No próximo mês, além de um show em um festival em Buenos Aires, na Argentina. De passagem pelo país, a ideia é também gravar com músicos argentinos.