A última PÍLULA DE CULTURA FEIRA PRETA acontece no próximo domingo, dia 24 de novembro de 2013, no Centro Cultural São Paulo (R. Vergueiro, 1000) , a partir das 16h, e fecha a Semana da Consciência Negra em São Paulo. O evento mensal, com ENTRADA FRANCA, traz neste mês de novembro a Festa PÉ NA ÁFRICA, idealizada pelo cantor e ator Bukassa Kabengele. O evento tem caráter itinerante e foca no olhar positivo em direção da Africa, além de ressaltar suas influências e desdobramentos na cultura brasileira.

O objetivo é unir o público em torno de suas raízes africanas e refletir uma importante questão que permeia as discussões em torno da identidade do brasileiro: Porque o Brasil ainda desconhece a africa, embora possua a maior população declarada negra do mundo após a Nigéria.

Programação

Roda de conversa: “Qual a importância do reconhecimento da africanidade na cultura brasileira”, com o Coordenador do Acervo Afrobrasileiro Prof. Julio César Freitas, o apresentador e produtor Anderson Jonh, a pesquisadora Anair Novaes e o Presidente do Centro Cultural Africano Otumba Okenkule.

Exposição “Olhar Negro”, de Vera Rocha Vidal – As Primeiras noções de desenho de Vera Rocha vieram cedo aprendidas com seu pai Agostinho Vidal da Rocha, grande arquiteto e artista plástico, um dos responsáveis pelo conceito de modernização estética de um grande grupo de supermercados, pelo projeto do monumento a Pedro Álvares Cabral, no parque do Ibirapuera (SP), entre outros. Vera Rocha é formada em artes plásticas pela faculdade FAAP em São Paulo e diplomada pela escola de joalheria “Oficina” (SP), profissionalizando-se em desenho, pintura, design e confecção de jóias, entre outras técnicas voltadas a esse universo.

Performance de Dança com Vanessa Soares – Sempre utiliza bases instrumentais e performances livres, com dança afro e contemporânea. Faz intervenção com o público e homenagens como em 2009 na Pílula da Feira Preta para Miriam Makeba, contando sua história e dançando suas músicas com movimentos dos orixás e em 2010 no lançamento da Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop na Quadra dos Bancários para o Fela Kuti. É produtora de eventos, apresentadora, faz parte da Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop e da CUFA SP.

Show com Bukassa Kabengele – acompanhado da Banda Booka Mutoto, o show une música africana e tempero brasileiro com sons, cores, símbolos e ritmos de matrizes africanas, além de músicas cantadas em línguas africanas, como o Swahili e o Chiluba.

Pílula de Cultura Feira Preta – Festa Pé na Africa

Dia 24 de novembro de 2013, a partir das 16h

Centro Cultural São Paulo – R. Vergueiro 1000 – Sala Adoniran Barbosa

Entrada Franca