NOIZE Record Club anuncia o lançamento do LP  BaianaSystem, o disco de estreia do grupo que se tornou um dos nomes importantes da música brasileira. Lançado em CD em 2010, o álbum agora se transforma em um vinil azul fosco.

Frevo, dub, chula, dancehall, raggamuffin e repente se tornam uma coisa só nessa obra que apresenta o DNA do BaianaSystem.

“Menos é mais e nesse disco a gente conseguiu entender isso”, comenta o vocalista Russo Passapusso.

“Tinha uma coisa mais crua nesse álbum”, explica Roberto Barreto, que idealizou o BaianaSystem a partir da pesquisa que fez ao buscar levar a guitarra baiana para novos espaços.

Tradicionalmente, esse instrumento estava muito associado à história do carnaval na Bahia, mas Barreto uniu sua sonoridade à cultura dos mosaicos sonoros dos soundsystems jamaicanos dando origem ao coquetel explosivo da banda.

Tudo isso, e muito mais, é explicado em detalhes na revista NOIZE que acompanha esse vinil – e esse fluxo entre som e texto é algo muito importante para o BaianaSystem. “Entender o contexto é acessar a cultura e quebrar a corrente do tempo e espaço”, diz Russo Passapusso.

As máscaras se tornaram uma marca registrada da banda e os assinantes do NOIZE Record Club receberão, além do LP e da revista, uma máscara exclusiva feita pelo grupo em um processo artesanal.  O vinil chegará na casa dos assinantes a partir da primeira quinzena de junho.