Red Bull BC One reúne os melhores breakers do Brasil no dia 30 de maio em Salvador

Os melhores b-boys do país se encontram em Salvador no dia 30 de maio para a final nacional da competição mais importante de breakdance do mundo, o Red Bull BC One. Os ingressos para o evento começaram a ser vendidos nesta segunda-feira (11) nos balcões da Ticket Mix, na capital baiana.

Neste ano, os competidores foram selecionados em eventos do estilo que ocorreram por todo o Brasil entre 21 de março e de 2 maio. Também compõem o elenco os chamados wild cards, os b-boys que são selecionados diretamente pelo júri para disputar a final nacional da competição.

Os 16 finalistas se enfrentarão em batalhas homem-a-homem, onde serão analisados em critérios como musicalidade, originalidade, performance e presença de palco. A avaliação será feita por dois experientes b-boys brasileiros, Pelezinho e Andrezinho, e pelo colombiano Arex, do grupo Crew Peligrosos.

Pelezinho é um dos mais conhecidos b-boys do circuito nacional e internacional, completando duas décadas de carreira em 2015. Sua trajetória inclui participações em diversas competições, entre elas o Red Bull BC One e, desde 2010, ele ainda integra o elenco Red Bull BC One All Stars. Já o veterano Andrezinho, há 27 anos na cena b-boy, faz parte dos grupos Discípulos do Ritmo e da companhia de dança Back Spin Crew, além de ter participado de diversos campeonatos nacionais a internacionais de b-boys e de ter sido jurado do mundial da Final Mundial do Red Bull One em 2006 no Brasil.

Segundo Pelezinho, o segredo da conquista do título nacional está na preparação de uma performance completa e com personalidade. “Sempre voto no b-boy que apresenta mais musicalidade, faz uma dança mais limpa, completa e, principalmente, naquele que mostra mais criatividade e imprime seu estilo próprio. O vencedor do Red Bull BC One é aquele que deixa sua marca, assina seu nome na competição”.

Os 16 participantes concorrem a duas das três vagas para a final latino-americana da competição, que acontece em 30 de outubro na cidade de Lima, no Peru. De lá, o melhor colocado segue para a final mundial do Red Bull BC One, que será realizada no dia 14 de novembro em Roma, na Itália, reunindo os melhores b-boys do mundo.

O Brasil já tem um representante garantido na final latino-americana da competição, o b-boy Luan, que venceu a etapa latino-americana de 2014 e que representou o país na final mundial do campeonato em Paris, no mesmo ano. “Venci porque realmente me dediquei. Treinei todos os dias, estava psicologicamente e fisicamente preparado. O nível no Mundial é bem mais alto, com os melhores b-boys do mundo e uma turma de veteranos que sabe o que tem de fazer para vencer. Para esse ano, espero levar a melhor”.

Red Bull BC One Final Nacional
Data: 30 de maio
Local: Cine Teatro Solar Boa Vista – Parque Solar Boa Vista s/n, Engenho Velho de Brotas, Salvador, Bahia.
Horário: Abertura dos portões: 19h / Início evento: 20h
Ingressos: R$ 10, disponíveis nos Balcões Ticket Mix (Shopping Paralela, Shopping Salvador e Shopping Barra). Vendas no dia do evento (sujeitas à disponibilidade): bilheteria Cine Teatro Solar Boa Vista.